Moderadores: 51, guest2003, Renie
rcakto escreveu:pessoal, essas memorias prestam ou não??
2x FM22L16
1x FM25H20
pedi amostra gratuita e espero receber... so não sei se vai dar para usar com o lpc2478 para aprender a usar memoria externa...
alguem sabe algum outro fabricante de SRAM que oferece "free sample"??
Pense na FRAM como uma memória FLASH que num tem limite de escritas e que a velocidade de escrita é mais rápida do que as das flashs comuns.
rcakto escreveu:olha, na mouser.com ta saindo a FM22L16-55-TG por $31.55 cada... mas não faco ideia se e coisa nova ou não...
rcakto escreveu:olha, na mouser.com ta saindo a FM22L16-55-TG por $31.55 cada... mas não faco ideia se e coisa nova ou não...
rcakto escreveu:tanto a FRAM paralela quanto a Fram serial (SPI) que eu pedi são muito boas olhando so o datasheet, mas no caso o LPC2478 da para trabalhar?? pq la so fala sobre SRAM...
entao seria melhor usar FRAM para guardar dados que constantemente são alterados( nesse caso não seria melhor usar uma eeprom?? ), e a SRAM para dados fixos como o codigo para o MCU ??
COMO TODO MUNDO DIZ, PARA MAIORES INFORMAÇÕES USE O GOOGLE!!
http://www.ti.com/rfid/govid/fram.shtml
depois que eu li o seu post fui atraz de "fram ic" no google e achei isso...
Rodrigo_P_A escreveu:rcakto escreveu:tanto a FRAM paralela quanto a Fram serial (SPI) que eu pedi são muito boas olhando so o datasheet, mas no caso o LPC2478 da para trabalhar?? pq la so fala sobre SRAM...
entao seria melhor usar FRAM para guardar dados que constantemente são alterados( nesse caso não seria melhor usar uma eeprom?? ), e a SRAM para dados fixos como o codigo para o MCU ??
Sim dá pra trabalhar.
SRAM e FRAM com barramento de SRAM ligada no barramento de memória externa e usada para aumentar o espaço de programa e para uso de variáveis.
FRAM SPI vc pode usar para gravar dados, até dá para usar para gravar programa e puxar dela, jogar para a RAM e executar, mas isso é outra história.
Marcelo Samsoniuk escreveu:nao dah para rodar o programa direto na FRAM?Rodrigo_P_A escreveu:rcakto escreveu:tanto a FRAM paralela quanto a Fram serial (SPI) que eu pedi são muito boas olhando so o datasheet, mas no caso o LPC2478 da para trabalhar?? pq la so fala sobre SRAM...
Sim dá pra trabalhar.
SRAM e FRAM com barramento de SRAM ligada no barramento de memória externa e usada para aumentar o espaço de programa e para uso de variáveis.
FRAM SPI vc pode usar para gravar dados, até dá para usar para gravar programa e puxar dela, jogar para a RAM e executar, mas isso é outra história.
rcakto escreveu:no meu caso seria a FM22L16, essa funciona como a sram, ta ate no datasheet...
the FM22L16 is a 256Kx16 nonvolatile memory that
reads and writes like a standard SRAM. A
ferroelectric random access memory or F-RAM is
nonvolatile, which means that data is retained after
power is removed. It provides data retention for over
10 years while eliminating the reliability concerns,
functional disadvantages, and system design
complexities of battery-backed SRAM (BBSRAM).
Fast write timing and high write endurance make the
F-RAM superior to other types of memory.
rcakto escreveu:o rodrigo, so me mata uma uma curiosidade, na wikipedia achei sobre fram mas tava falando que ela atuam como o ferrite de transformadores, como eu sei que a wikipedia nem sempre ta certa, no caso eu tenho que tomar cuidado com outros componentes proximo a essa memoria ou não tem problema algum??
so gostei de uma coisa das fram da TI, eles alegam que precisam de um campo magnetico MUITO forte para afetar a memoria a menos de 30cm
Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante