Chip GPS

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Chip GPS

Mensagempor Nibble » 18 Ago 2011 11:45

Bom dia,

Gostaria de saber se alguém conhece algum chip de GPS que possa comprar para desenvolvimento.
Nibble
Bit

Mensagempor marcelo_asm » 18 Ago 2011 16:28

o usuário "corales" oferece frequentemente módulos de GPS. Faça uma busca na lista que creio que vai achar as ofertas e o contato com ele.

Marcelo
marcelo_asm
Byte

Mensagempor Nibble » 19 Ago 2011 11:27

Marcelo agradeço o seu post, eu dei uma olhada nos posts do usuário "corales", mas o que eu preciso mesmo é de uma empresa que venda esses dispositivos, pois esse chip será utilizado industrialmente. Primeiramente tenho encontrar um chip que atenda a minha necessidade, desenvolver o aplicativo e para que depois ele possa começar a ser produzido.
Nibble
Bit

Mensagempor EvandrPic » 19 Ago 2011 13:58

O que você quer é um chip e não módulos conforme o colega indicou né...
Seria um Single-chip como o MAX2742 ( Single-Chip Global Positioning System Receiver Front-End ).

Descripition:
The MAX2742 complete single-chip global positioning system (GPS) RF front-end utilizes many innovative and leading-edge RF CMOS design techniques. This high-performance, state-of-the-art device consumes extremely low power and eliminates the need for costly SAW and bulky discrete IF filters. The MAX2742 incorporates a fully integrated low-noise amplifier (LNA) and mixer, IF section, digital sampler, and local oscillator synthesizer.

The intended input signal for the MAX2742 is the L1 GPS signal 1.57542GHz. This device supports high-accuracy output quantization, which delivers the best performance obtainable for the GPS receiver. The power consumption of the MAX2742 is as low as 32mW at a +2.4V supply.

The MAX2742 is available in a space-saving 48-pin TQFP package and is specified for the extended (-40°C to +85°C) temperature range.

Imagem
http://www.maxim-ic.com/datasheet/index.mvp/id/4324

Só pra constar, os chips de GPS estão ficando tão "micro" que já são menores do que a cabeça de um palito de fósforo... :shock:
Chip de GPS Epson Infineon é pequeno o suficiente para acabar com qualquer privacidade
Imagem

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/chip ... ivacidade/
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 19 Ago 2011 14:18

ANTARIS4 - Single-chip GPS Receiver
http://www.atmel.com/dyn/resources/prod ... oc4920.pdf

Alguns módulos GPS bem pequenos:
http://www.u-blox.com/en/gps-modules.html
EvandrPic
Dword

Mensagempor Nibble » 19 Ago 2011 15:54

EvandrPic obrigado pelo posts dos GPS eu irei olhar o datasheet deles.
Mas sinceramente não sei se o que estou procurando é um modulo ou um chip, pois estou entrando nessa de GPS agora. O que eu preciso é que com o meu equipamento eu possa medir a distancia percorrida por um carro.
Então se puder me esclarecer eu agradeceria:
Qual seria a vantagem de usar um modulo ao invés de um GPS?
Esperava que o GPS calculasse a distancia percorrida para mim, mas conversando com um fornecedor ele disse que ele não faz, que eu terei que ficar pegando a posição a todo tempo e calculando essa distancia, sendo assim você conhece algum algoritmo para fazer esse calculo?
Esse mesmo fornecedor me disse que para a comunicação com o GPS terei que usar o protocolo NMEA, você sabe se nele tem algo que facilite esse calculo.
Nibble
Bit

Mensagempor Ander_sil » 19 Ago 2011 18:03

Aqui na empresa usamos o AMY-6 da uBlox.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor Nibble » 21 Ago 2011 22:45

Então Ander_sil, onde você compra esse chip GPS que vocês utilizam?
E na sua empresa utiliza-se o calculo de distancia, se sim como é feito isso?
Nibble
Bit

Mensagempor EvandrPic » 21 Ago 2011 23:21

Nibble escreveu:Então Ander_sil, onde você compra esse chip GPS que vocês utilizam?
E na sua empresa utiliza-se o calculo de distancia, se sim como é feito isso?

Veja algumas formas bem simples de se fazer esse cálculo:
http://www.movable-type.co.uk/scripts/latlong.html

* Não se esqueça que ao usar as fórmulas, você precisa converter as coordenadas de graus para Radiano.

Qual a tua aplicação?
Quem sabe exista outra forma de se fazer isso.
EvandrPic
Dword

Mensagempor Nibble » 22 Ago 2011 14:59

EvandrPic agradeço pelas formulas para o calculo de distancia, acredito que irei precisar muito.
Bom a minha aplicação é que preciso medir com precisão a distância percorrida por um carro. Por isso preciso de gps preciso e com uma alta taxa de medição.
E por falar nisso alguém sabe como faço para saber qual o tempo entre uma medição e outra no gps, pois olhei alguns datasheet mas não sei qual dado representa isso.
Nibble
Bit

Mensagempor Nibble » 25 Ago 2011 12:45

Senhores, agradeço suas ajudas. Optei pelo modulo NEO-6Q da u-blox, por fazer mais atualizações de posição por minuto. Agora vem a parte mais difícil, desenvolver o firmware.
Nibble
Bit

Mensagempor EvandrPic » 25 Ago 2011 17:31

Nibble escreveu:E por falar nisso alguém sabe como faço para saber qual o tempo entre uma medição e outra no gps, pois olhei alguns datasheet mas não sei qual dado representa isso.

Acho que você está se referindo à informação de posição informada pelo GPS né?
No seu caso, o manual diz:
Maximum Navigation update rate -> 5Hz
Ou seja, 200 ms entre uma informação de posição e outra.
Essa informação está na página 6 do Datasheet do GPS (NEO-6) que você escolheu.
http://www.u-blox.com/images/downloads/ ... 005%29.pdf

O mais comum é 1 Hz mas existem outros com taxas maiores.
Só que não adianta ter taxas maiores se você perde mais tempo no cálculo do que os dados chegam até você.
Então ideal é que você faça seus experimentos e verifique se precisa de um GPS com taxa de atualização maior.
Eu acredito que não precisará.

Lembre-se ainda que existe uma precisão da informação de posição informada pelo GPS.
Horizontal position accuracy:
- Autonomous -> 2.5 m
- SBAS -> 2.0 m

Isso significa que mesmo com um excelente sinal dos satélites você pode ter um erro de até 2,5 metros ou até 2 metros no modo SBAS (satellite-based augmentation system) - que tem a ver com Sistema GPS Diferencial WASS (Wide Area Augmentation System ) e que serve para aumento de precisão da informação de posição.
O Sistema GPS funciona em 2 frequências, L1 e L2. Uma delas é bem mais precisa mas é de uso exclusivo dos militares americanos. a outra é para uso civil. Propositadamente eles não tem interesse em oferecer uma precisão maior pois para fins civis entende-se que a oferecida já está de bom tamanho.
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 25 Ago 2011 17:51

Nibble escreveu:Bom a minha aplicação é que preciso medir com precisão a distância percorrida por um carro. Por isso preciso de gps preciso e com uma alta taxa de medição.

Nible, ainda não ficou claro sobre o que seria a sua aplicação.
Por exemplo:
Medir com precisão não diz muito sobre sua aplicação pois a precisão, no caso de distância, pode ser necessária que seja dada em milimetros ou metros. Dependendo das variáveis envolvidas pode ser que quilômetros sejam suficientes para serem considerados como uma informação precisa.
Em determinadas situações, se uma estrela está a 1000 km pra direita ou pra esquerda não fará nenhuma diferença no Universo, podendo ser considerada como uma informação de posição precisa... :lol:

Sobre a sua aplicação é importante saber o tipo de trajetória envolvida pois a distância percorrida pode até ser calculada como zero e na prática não ser zero.
Exemplo:
Um carro sai de A vai a B e retorna a A. se fizer o cálculo unicamente do ponto de partida e chegada, sem se preocupar com medições intermediárias, nesse caso vai ser zero.
O cálculo deve ser feito em intervalos pequenos de tempo. A cada 0,5 s acredito que já resolva e aí você vai somando ao anterior, guardando o resultado da última soma.

Lembre-se também que o teu gps fornece o valor da velocidade e que com isso você pode calcular o deslocamento medindo o tempo.
Na string GPRMC do NMEA 1083, o spd (speed) é o valor da velocidade naquele momento.
$GPRMC,hhmmss,status,latitude,N,longitude,E,spd,cog,ddmmyy,mv,mvE,mode*cs<CR><LF>

Pag. 63 do Receiver Description (Including Protocol Specification):
http://www.u-blox.com/images/downloads/ ... 018%29.pdf

Se você puder explicar o que seria a sua aplicação, acredito que as idéias fluirão melhor aquí no tópico.
EvandrPic
Dword

Mensagempor Nibble » 26 Ago 2011 17:40

A aplicação é a seguinte: preciso medir a distancia percorrida por um carro com a maior precisão possível, seria como um odômetro.
O fato de optar por um GPS com maior taxa de atualização é justamente pelo problema que você indicou, eu não posso pegar apenas a posição inicial e final, porque ela me dará erro, então terei que ir pegando diversos pontos pelo caminho e calculando. Mesmo porque se eu utiliza-se apenas posição inicial eu terei uma distancia em linha reta, e não o real, no qual tenho curva e desvios.
A minha ideia para o programa é ir fazendo as medições a cada 200ms e calculando a distancia entre elas, obviamente pelo problema que você do erro que o GPS tem terei que implementar um rotina de modo a testar se realmente esta havendo movimentação ou não ( que eu ainda não sei qual o melhor jeito de fazer).
Para medir a distancia tentei utilizar a rotina do site que você me indicou mais não estou conseguindo, e também tem a questão que o calculo no site considera apenas latitude e longitude, e eu precisarei utilizar a altitude também, porque se um carro estiver subindo um morro tenho que identificar isso e considerar a distancia.

Estou com uma duvida no aspecto que na documentação do protocolo NMEA ele fornece que tipos de pacote o modulo pode enviar, mas não sei como para selecionar qual desejo que ele me envie, como enviar uma mensagem para ele.

Então se você tiver alguma ideia para resolução dos problemas, agradecerei muito.
Nibble
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 29 Ago 2011 08:15

Muitos gps inclusive Ubox se não me engano permitem você solicitar a informação ao invés de esperar pelo NMEA que no seu caso deve demorar muito.

Edson
EDSONCAN
Word

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos