FRAM

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor B-EAGLE » 16 Nov 2010 10:47

Rodrigo_P_A escreveu:
rcakto escreveu:olha, na mouser.com ta saindo a FM22L16-55-TG por $31.55 cada... mas não faco ideia se e coisa nova ou não...

FRAM é mais cara do memória FLASH comum, pois usam outra tecnologia e como eu disse no post anterior, as vantagens das FRAM são:

Vantagens:
Não tem limite de gravação.
Velocidade de leitura mais rápida
Velocidade de gravação mais rápida

Contras:
Preço. São muito mais caras do que as FLASH, e eu não vi FRAM com muita densidade.

Minha opnião:
Como acontece com quase tudo em eletrônica, eu acredito que daqui a algum tempo estas memórias vão começar a ficar mais comuns, vão melhorar o processo de fabricação, aumentar a densidade, e vamos ver HDs solidos FRAM, pois os HDs SSD existentes hoje pelo pouco que li, ainda usam FLASH e tem problema com muita escrita, muitos fabricantes usam algoritimos para não ficar escrevendo sempre no mesmo setor, etc... mas é inevitável o desgaste.

Bom, isso é offtopic, e acho melhor não começar a estender este assunto.

B-EAGLE:
Não são tão novas, mas a texas comprou a empresa que fabricava estas memórias, então talvez daqui um tempo o preço começe a melhorar.

São caras!

rcakto:
vc ainda está confundindo SRAM com a FRAM.
A FRAM é usada para armazenar dados não voláteis, e como eu disse quando precisa de velocidade de escrita e qdo vc não pode ter preocupação com a vida útil ( não tem desgaste na escrita, diferente da flash )

SRAM seria usada na maioria das vezes para rodar a aplicação ou mais comum seria o uso como memória RAM do microcontroaldor, uma extensão da memória RAM interna no caso do LPC2478, e vc poderia usar a SRAM para aumentar o tamanho da RAM para rodar aplicações e para alocar variáveis do seu programa

hummmmmmmmmm legal....

mais legal ainda se não fossem tão caras mesmo, e só achei no máximo 4mbit! :(

mas dependendo do caso justifica utilizar, mesmo sendo cara...
B-EAGLE
Word

Mensagempor msamsoniuk » 16 Nov 2010 15:54

a everspin tem MRAM de 16 Mbit e opera com tempo de acesso de 35ns.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 16 Nov 2010 18:45

As MRAMs parecem mais interessantes. Não sei quanto ao preço.
Algumas comparações entre as tecnologias de memórias:
Imagem

http://thefutureofthings.com/articles/3 ... emory.html
EvandrPic
Dword

Mensagempor rcakto » 16 Nov 2010 21:18

bom, ai vc ve exatamente o que o sam disse, use FRAM no lugar da flash, mas com os beneficios da SRAM da para fazer o oposte,bem dizer, com as MRAM.. MRAM no lugar da SRAM ou talvez DRAM, mas com os beneficios da flash...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor EvandrPic » 16 Nov 2010 22:39

rcakto escreveu:bom, ai vc ve exatamente o que o sam disse, use FRAM no lugar da flash, mas com os beneficios da SRAM da para fazer o oposte,bem dizer, com as MRAM.. MRAM no lugar da SRAM ou talvez DRAM, mas com os beneficios da flash...

não deu pra entender nada... ou você não quis dizer nada... :lol:
EvandrPic
Dword

Mensagempor rcakto » 16 Nov 2010 23:07

a tabela confirma o que o rodrigo disse...

no lugar da FLASH, podemos usar a FRAM pois elá não é voltail e tem uma alta taxa de transferencia de dados como a SRAM, e a MRAM, podemos usar no lugar da SRAM pois tem qualidades superior a SRAM e DRAM, e possui o beneficio de tambem ser não-volatil...

agora eu so não entendo o pq a maioria me recomenda o uso de DRAM no lugar de SRAM sendo que a tabela mostra claramente que a SRAM é melhor...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 17 Nov 2010 07:11

rcakto escreveu:a tabela confirma o que o rodrigo disse...

no lugar da FLASH, podemos usar a FRAM pois elá não é voltail e tem uma alta taxa de transferencia de dados como a SRAM, e a MRAM, podemos usar no lugar da SRAM pois tem qualidades superior a SRAM e DRAM, e possui o beneficio de tambem ser não-volatil...

agora eu so não entendo o pq a maioria me recomenda o uso de DRAM no lugar de SRAM sendo que a tabela mostra claramente que a SRAM é melhor...

:roll: :roll: :roll:
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Sergio38br » 17 Nov 2010 08:03

$$$$$$$$$$$$$

Simplesmente isto

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos