TVS, ou Tranzorb SOT23

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Como Proteger.

Mensagempor sampaiom2 » 31 Mai 2012 12:01

Alguém poderia me dizer, como faço a proteção do SP3072 (485).
Vi que vocês estão usando o TVS. Não faço idéia de como ou por onde queima esse CI, por tanto não sei como protege-lo. Ele tem proteção interna de 15KVa, e proteção contra curto.

Estou usando o barramento em estrela. (sei que tem suas limitações) mas queimar por isso seria possível?

Alguém pode ajudar.
sampaiom2
Bit

Mensagempor RobL » 31 Mai 2012 21:57

Esse chip tem proteção por corrente e térmica.
Quanto aos 15KV se refere à tensão estática (IHM).
Ocorre que devido ao comprimento de sua linha e diversas máquinas ligadas a pontos de potencial distintos (sem comum), a tensão de modo comum (mais comum ocorrer) ou até mesmo a diferencial (depende da bagunça), está acima do que o chip suporta e esse valor é bem baixo ( em torno de 12 - 18V ).

1- Muito importante, uma terceira linha, ligada a um terra, para formar um comum entre todos os servos. Há um resistor na faixa de 100 a 150ohm que deve ser posto entre o comum do servo e o terra, como limitador de corrente (nada a ver com o resistor terminador para casamento da linha) .

2- Usar TVS (transzorb (Texas se não me engano) é nome registrado para TVS) de 6,8V no modo comum e diferencial. Portanto serão 3 TVSs.

Por isso tenho bronca de fabricante de conversores que não nos fornecem um comum 0V para ligarmos o terceiro cabo.

Se não visualizou, na net tem uns esquemas desse tipo.
RobL
Dword

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos