Amplificador Operacional

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Amplificador Operacional

Mensagempor Pask » 23 Dez 2006 21:38

Alguém saberia me indicar um bom AOP para utilização como amplificador de sinal para uma sonda termopar. O 741 não serve mesmo porque tem um offset de até 6mV e isto é péssimo, já que o sinal desse tipo de sensor está na faixa dos microvolts (uV)! Caso o sinal da sonda tivesse uma aplitude maior, o 741 serviria mas, este, não é o caso...Para esse tipo de aplicação, eu precisaria de um AOP com um offset baixíssimo, da ordem de microvolts também. Aguardo uma ajuda.
Eu também já pensei na seguinte possibilidade: eu poderia utilizar 2 AOP's 741 da seguinte forma: o primeiro estaria na configuração de buffer para casar a impedância do sensor com o estágio seguinte, o segundo estaria na configuração de amplificador subtrator e eu aplicaria um sinal de até 6mV numa de suas entradas para subtrair da sua própria tensão de offset de saída, obtendo na saída unicamente a tensão DC do sensor já amplificada e pronta para uso com o circuito seguinte. Isto funcionaria? Aquele negócio de ligar um trimpot nos pinos 1 e 5 do 741 para zerar a tensão de offset não funciona muito bem e é preciso ficar dando retoques no ajuste toda vez que se energiza o circuito.
Aguardo uma ajuda e bom Natal a todos!
Pask
Word

Mensagempor phophollety » 24 Dez 2006 19:59

Se é para instrumentação iria logo de Analog Devices ou Maxim, mas se quiser tentar tente o TL072 é barato pelo menos.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Analog Devices

Mensagempor Pask » 24 Dez 2006 22:50

Caro amigo, obrigado pela dica dos sites da Maxim e Analog Devices. Parece que vou encontrar o componente adequado para a minha aplicação. Sempre que vc precisar de alguma ajuda, estarei à disposição.
Pask
Word

Mensagempor phophollety » 25 Dez 2006 13:07

O mesmo, sempre que precisar... :wink:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos