RURG5060

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

RURG5060

Mensagempor rcakto » 31 Mar 2012 18:45

galera, eu estava querendo um diodo ou ponte retificadora parruda para uma corrente de 600V\40A para nao ter problema com aquecimento e picos de corrente e acabei comprando o diodo RURG5060, mas li errado e a Vf dele é da ordem de 1V.
Alguem saberia me explicar para que serve essa bosta e se possivel exemplos de circuitos para nao acabar sendo um péssimo investimento?

Obrigado a todos.

Fabim, estou tentando acaba com os "..." e com o numeros de paragrafos como pediu... so espero que tenha paciencia comigo... :P
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor Milhoci » 31 Mar 2012 19:19

Na verdade o Vf dele é 1.6V. Quanto maior a potência do diodo maior o Vf, isso pela construção interna dele.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor ELFS » 31 Mar 2012 21:03

Qual o problema?
Somente se a fonte não puder suprir estes 1,6V a mais devido a queda direta "VF".
ELFS
Byte

Mensagempor rcakto » 31 Mar 2012 21:14

ta mas pra que uma disgraca de Vf tao baixa?? pra que diabos eu vou querer um diodo que aguenta 50A mas que a tensao maxima é de 1,6V??

comprei ele pq tinha lido errado... achava que era 600V Vf, mas é Vr...

alguem pode me da um exemplo de aplicação para usar ele??
rcakto
Word

Mensagempor andre_luis » 31 Mar 2012 21:29

Voce não está sabendo interpretar a informação do datasheet.

VF = Foward Voltage

VF = 1,6V
Essa é a queda de tensão ocasionada pela polarização da corrente máxima de 50A no sentido de condução direta do diodo.

IR= Reverse Current

IR = 250uA
Essa á e corrente de fuga que ocorre quando a tensão máxima reversa de 600v é apliacada.

Imagem

rcakto escreveu:...alguem pode me da um exemplo de aplicação para usar ele??

A tal ponte retificadora parruda que voce falou...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 31 Mar 2012 21:48

andre,

pelo que eu entendi, se eu passar de 1,6V ele torra... pois todo datasheet que eu ja li de diodo, transistor, igbt e afins, a Vf informada e a maximo que o componente suporta, e a minima seria a tensao minima para ele conduzir....

e nesse datasheet ta falando que max 1.6V...

ta parecendo mais um zener da vida...
rcakto
Word

Mensagempor andre_luis » 31 Mar 2012 21:56

rcakto,

Na figura acima, te apresentei um trecho do datasheet do diodo que voce especificou.
Não sei em que informação voce se baseou para tirar essa conclusão, mas está errada

The voltage across a semiconductor diode that is carrying current in the forward direction; it is usually approximately constant over the range of currents commonly used. Also known as diode drop; diode voltage; forward voltage drop.

Read more: http://www.answers.com/topic/diode-forw ... z1qkJi3uNZ

Resumo : O diodo acima funciona para a aplicação que voce deseja.
Sugiro voce dar uma olhada com calma no que está escrito no post acima.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 31 Mar 2012 22:17

Andre... bom como eu tenho 5 dele, simplesmente vou montar algum circuito com alimentação direta da rede e testar para ver se ele torra... qualquer coisa eu volto aqui....

so achei estranho pois nao fala nada sobre drop voltage ou tensao minima para condução.... so fala que Vf "MAX" 1.6V a 50A.... pra mim ta parecendo mais que a tensao maxima e essa mesmo... depois eu volto aqui para informar o resultado... antes preciso de um disjuntor novo para o meu laboratorio....
rcakto
Word

Mensagempor andre_luis » 31 Mar 2012 22:59

Ok rcakto,

Mas pela sua resposta, parece que voce ainda não entendeu ou não se convenceu :

rcakto escreveu:...nao fala nada sobre drop voltage...

Drop voltage --> queda de tensão ( termo usualmente utilizado para polarização direta )

rcakto escreveu:...ou tensao minima para condução...

Não é isso que IR significa, mas sim corrente máxima de fuga.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 01 Abr 2012 00:40

andre, obrigado pela ajuda, mas entendi sim, eu so nao to acreditando mesmo pois to parado a uns 3 meses com meu projeto achando que comprei o componente errado e nao to podendo compra novos agora... se realmente ele funcionar eu vou ficar MUITO puto comigo.. pois simplesmente se eu tivese colocado esse diodo em serie entre um transformador e a rede ja teria testado e resolvido minha duvida.... >)

mas muito obrigado pela ajuda mesmo...
rcakto
Word

Mensagempor MOR_AL » 01 Abr 2012 06:46

VF máximo.
Significa que quando o diodo estiver conduzindo com uma determinada corrente, o fabricante garante que a tensão não ultrapassará VF máximo. Isso informa qual seria o valor da máxima potência dissipada no diodo.
Imagine que o fabricante informasse que a tensão MÍNIMA de condução fosse, digamos, 0,6V. Bom. Então o diodo poderia conduzir, também, com 1V, 2V, 10V, ... Por isso que a informação é VF Tensão de Condução MÁXIMA.
A tensão máxima reversa é a que o diodo aguenta sem conduzir VR (Voltage Reverse) , ou com uma corrente mínima. A de fuga.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Abr 2012 11:14

quer um bom Diodo de Potência?

Use o Mosfet

(Gate ligado ao Surce)

Esse Diodo intrínseco ao Mosfet, possui as mesmas Caracteristicas do próprio, inclusive velocidade

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andre_luis » 01 Abr 2012 15:35

Para aplicação em potencia, o uso de transistor BJT possui vantagem se comparado ao transistor MOSFET.

Isso porque a potencia dissipada do 1o caso cresce linearmente com a corrente (P = Ice x Vce).
No 2o caso, cresce exponencialmente ( P = Ids^2 x Rds )

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 01 Abr 2012 18:06

bom... podem me chamar de cabeca dura mesmo...

liguei o diodo em serie com um resistor de 1.2K5% e um led a saida de um transformador 9V e ele nao queimou, mas achei estranho que ele esquento bastante para uma tensao e corrente tao baixa e sem dissipador...

pessoal obrigado pela ajuda, mas realmente eu tinha achado estranho esse datasheet.... sempre vi dizendo que Vf max seria a tensao maxima do diodo e nao a queda de tensao que ele gera...
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 01 Abr 2012 18:51

rcakto escreveu:bom... podem me chamar de cabeca dura mesmo...

liguei o diodo em serie com um resistor de 1.2K5% e um led a saida de um transformador 9V e ele nao queimou, mas achei estranho que ele esquento bastante para uma tensao e corrente tao baixa e sem dissipador...

pessoal obrigado pela ajuda, mas realmente eu tinha achado estranho esse datasheet.... sempre vi dizendo que Vf max seria a tensao maxima do diodo e nao a queda de tensao que ele gera...

Eim esquentou nestas condições !?

Ai tu mentiu mano !!! hehehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos