Valor de capacitor para FAULT SAFE.

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Valor de capacitor para FAULT SAFE.

Mensagempor fabim » 04 Abr 2012 14:45

Pessoal.
Eu estou terminando um circuito, e a muito muito muito tempo que não faço os cálculos que venho pedir auxilio, quem puder me ajudar.
Eu projetei um circuito, cuja o tempo máximo de FAULT de tensão é de 1mS no switch das linhas.
Se eu me recordo, e como procurei não encontrei..
1 Joule ~= 280uWH, 280 micro Watt hora.

A minha linha por máximo de 1mS, tenho uma tensão de 15.5V, e preciso fornecer até 22A.

22A em 15.5V = 341WH.

Isto dentro daqueles 1mS, equivale a.
341WH / 3600 = 0.0947W segundo.
Se eu pegar estes ditos 0.0947W segundo e dividir por 1000, para encontrar o WmS.
0.0947W/1000 = 0.0000947WmS.

Este valor que eu cheguei é o V*I que eu tenho que suprir em 1mS.

Embasado nisto, para chegar no valor de C, já que.
J=0.000280Wh= 0.5*(V²).C;

V=15.5

éééééé

Daqui pra frente travou...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 04 Abr 2012 16:18

Fabim!
Entendi que você quer que um capacitor mantenha a alimentação para um circuito durante, pelo menos 1ms. Ok?
Você tem que considerar que sua fonte possui a tensão VccNormal.
Em um dado momento falta a alimentação para essa fonte. Chamemos de instante t0 = 0s.
O capacitor, de valor C, na saída desta fonte, tem que alimentar a carga durante, pelo menos 1ms. t1 = 1ms, Ok?!
Você tem que considerar qual é a menor tensão de alimentação que AINDA mantém o seu circuito funcionando. Vamos chamar esta tensão de VccMínima.
Com relação a carga; digamos que ela pode necessitar de uma corrente máxima Imáx, durante este 1ms.
Então, pulando toda a parte teórica ... Tam tam tam tammmmm!

C(F) > 0,001 * Imáx(A) / (VccNormal(V) - VccMínima(V))
Para Imáx = 22A, VccNormal = 15,5V, e, chutando VccMínima = 15V (Aqui você coloca o valor que sua carga ainda funciona).
C(F) = 0,001 * 22(A) / (15,5(V) - 15(V)) = 44.000 uF.
Como você pode ver, o valor é grande.
O macete é fazer VccNormal - VccMínima o maior possível, já que a corrente não pode ser reduzida.
Considerando que VccNormal é proveniente de uma tensão Vcc não regulada (antes do regulador), então é aí que se deve colocar o capacitor.
Nessa situação, considere a tensão não regulada um pouco maior que o normal. Aí, quando faltar energia, a tensão Vcc não regulada pode descer alguns volts, antes que o regulador deixe de regular. Assim a diferença no denominador da equação fica maior e o valor do capacitor fica menor.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos