DISPLAY DE CRISTAL LÍQUIDO . Como especificar?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

DISPLAY DE CRISTAL LÍQUIDO . Como especificar?

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jan 2007 21:16

Pessoal. Tô com um problema que é o seguinte. Nunca trabalhei com display de cristal liquido....Um PLC de uma máquina de lavar roupa a seco tem um display de cristal líquido. Alguns segmentos já não aparecem mais. Existem diversas falhas.

Tudo indica que é defeito no display não é verdade?

Pois bem, desmontei o PLC. São duas placas enormes, tipo 30x20 cm-parece placa mãe de computador e uma pequena placa com mais meia dúzia de CI SMD 44 pinos, 64 pinos, sei lá, nem contei.

Pois no centro dessa pequena placa vai o Display que tem 70x55mm.

O display mui provavelmente tem 5 linhas e muitas colunas. Mas os caracteres são diferentes. Na segunda lnha, o caracter mostrado é muito maior que os das demais linhas. Também tem caracter tipo Bargraf.

Mas no DISPLAY não tem nada escrito que o especifique. Não faço idéia de como especificar, nem sei se existe no Brasil.

É uma máquina Italiana.

este display tem na lateral um cabo tipo FLAT com aprox 65 conecções.

Na parte inferior tem mais ~` 65 conecções e na parte superior mais uns 65 conecções.estas partes superior e inferior sãp conectadas por borracha??

Pergunta de leigo?
1 - É isso mesmo? É uma borracha que faz a condução física entre o display e a placa de circuito impresso?

2 - Neste caso, a montagem é crítica pois se o técnico não posicionar direito a tal borracha no display dá a maior zebra, né?

SE fosse o caso, e até pode ser, eu até dividiria a grana que eu vou ganhar, se conseguir resolver este problema, mas como sei que tem muito fera daí desse lado, fica difícil fechar com algüem, sei lá.

Alguem tem alguma idéia do que eu posso fazer?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor phophollety » 22 Jan 2007 22:18

1 - Sim, exatamente isso, existem dois tipos dessas borrachas condutoras, as mais comuns e mais baratas usam uma liga de borracha condutora a base de grafite e silicone, extrusadas ou injetadas junto com silicone isolante... ai fica assim?

| A | B | A | B | A | B |

A = Condutor, B = isolante, como se fosse um flat cable de borracha...

2 - Sim a montagem é um pouco crítica pois se os contatos do lcd, os contatos da borracha e os contatos da placa não estiverem alinhados os segmentos são acesos de forma errônea...

Geralmente eu faço isso:

Desmonto tudo.. e limpo tudo muito muito bem com isopropanol (alcóol isoprílico), dou um polimento nos contatos com Basso ou Kaol, e limpo novamente com iso... monto novamente..

Mas já pegue esses casos mais raros:

LCDs antigos podem apresentar raramente curtos internos.. quando liga-se um segmento outro liga-se por consequência, caso que ocorre com displays de multímetros fluke série 802X

As borrachas antigas podem ressecar e deformarem, não se acha no mercado essas borrachas.. nesse caso retire de um lcd 20*2 danificado. mas nem sempre é possível fazer isso por causa da altura e espessura da borracha.. além do número de condutores, largura e distância entre os mesmos..

Alguma outra dúvida?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 23 Jan 2007 08:09

phophollety, legal por responderes.

Pode então ser defeito causado somente pelas borrachas, e não defeito no display, não e' verdade?

E se realmente for no DISPLAY. Como especificar um display desse pra ver se tem em S. Paulo pra vender ou pra importar?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Rota » 23 Jan 2007 21:15

Haroldo,
Pode ser que esse display foi feito especificamente para o fabricante dessa maquina. Por exemplo, tenho uma dessas maquininhas de fazer pão britania, e o display tem mensagens tipo, tamanho do pão, cor da casca, ciclo etc
Rota
Byte

Mensagempor phophollety » 24 Jan 2007 01:29

Quase 100% de certeza que o display seja customizado... o único display de mercado que se vende avulso é o de 3 e 1/2 dígitos para DPM e multimetros. só!

Além desses só montados com contraladores HD44740, clones e os gráficos..

Creio que seja defeito nas borrachas.. mas você pode testar..

O display, com uma pilha, teste segmento por segmento...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 25 Jan 2007 21:32

Obrigado a todos.

Vou trabalhar nessas borrachas, com isopropilico e lixas finíssimas.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fenix3 » 26 Jan 2007 19:26

Haroldo Coelho escreveu:Obrigado a todos.

Vou trabalhar nessas borrachas, com isopropilico e lixas finíssimas.

Cuidado com as lixas, se usar, use so na borracha... no resto alcool isopropilico deve resolver!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 26 Jan 2007 20:45

Ciente
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Renie » 27 Jan 2007 01:53

Olá Haroldo!

Não sei se vale neste caso, mas, não use lixas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para limpar contatos de placas de PC o correto é usar uma borracha branca (macia)!

Creio que o mais indicado para seu caso seja o mesmo processo, borracha branca tanto na placa quanto nos filetes!

lixa por mais fina que seja, na minha opinião, vai acabar de detonar os
contatos!
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor phophollety » 28 Jan 2007 01:20

Só se for uma lixa 3000 algo do gênero.. use Kaol.. é batata. mas borracha funciona muito bem. eu sempre limpo as placas pci com borracha. por pura frescura quando desmonto o pc. mas sabe como é.. se é para limpar que seja tudo de uma vez! =D
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 28 Jan 2007 17:47

Ë, não vou usar lixas não.

Os contatos da borracha, os pequenos filetes são quase que microscópicos. Essa é a boa hora de eu comprar aquela poderosa lente que eu sempre quis.Tenho apenas um monóculo daqueles de relojoeiro.

Ë difícil coincidir os filetes da borraccha no vidro do display e na PCI e depois colocar a chapa metálica que sobrepõe o display com uns grampos pra manter o conjunto comprimido.

Mais difícil é testar os segmentos do display com uma pilha. Como será que é? tenho que achar o comum dos segmentos. Caso seja anodo comum ou catodo comum e depois ir espetando a outra polaridade da pilha?

São aprox. 172 ppontos de testes. Claro que eu não preciso testar todos.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor phophollety » 28 Jan 2007 20:24

Bom, eu não utilizo bateria, vou de um modo mais simples e fácil..

Tem gente que não curte e vai falar m***** mas enfim, faça isso CALÇADO por favor, fique em pé, pegue o lcd, segure na mão, pegue uma ponta de prova do multímetro, ligue na fase e passe pelos contatos... assim:

Mão voluntária da minha amiga, Camila... :wink: :oops:

Imagem

A vantagem é que o contraste é tão alto que dá para ver os condutores internos do lcd e identificar possíveis curtos internos (bom, só identificar pq consertar não dá!)

Isso não estraga o lcd, se após o teste os segmentos permanecerem ligados é normal, passe o dedo nos contatos que eles irão apagando, isto ocorre pois são duas placas e um dielétrico, formando um capacitor...

Bons testes! :wink:
phophollety
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos