Circuito RC

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Circuito RC

Mensagempor Renato Nogueira » 25 Ago 2013 17:25

Olá.

Já sei que o tempo de carga "total" em um capacitor é definido pela fórmula T= R.C.5 e que este tempo é independente da tensão aplicada. E nos meus testes consegui provar isso!

Mas...

Eu fiz uma ligação série de um capacitor de 6800uF e um resistor de 470ohms e o tempo de carga ficou em cerca de 15s. Aí na junção dos dois eu coloquei três Leds ligados em série, perfazendo uma "barreira de tensão" de "7V". Quando o circuito é alimentado por 7V, o tempo que leva para os leds acenderem é de cerca de 4s e quando o mesmo circuito é alimentado por 14V, o tempo cai pra 2s.

Segundo o meu vasto conhecimento, heheh.. eu acredito que: quanto maior for a tensão, maior será a quantidade de corrente no circuito e que por isso a tensão será atingida mais rapidamente,já que o capacitor se carregará mais rápido devido a maior quantidade de "cargas entrando nele".

Correto?

Mas, qual a fórmula para se calcular o tempo que um circuito RC levará para que o capacitor atinga uma tensão de 6V quando o mesmo for alimentado por 16V, 50V, 220V....???

Não sei se ficou bem explicado, mas pelo menos tentei.. heheh
Editado pela última vez por Renato Nogueira em 25 Ago 2013 17:45, em um total de 1 vez.
Olho por olho, e o mundo acabará cego! Mahatma Gandhi
Renato Nogueira
Bit

Re: Circuito RC

Mensagempor Renato Nogueira » 25 Ago 2013 17:41

Exemplo:

Para o circuito acima alimentado por uma bateria de 80V, quanto tempo levará para que o capacitor atinga uma tensão de 32V para "disparar" um DIAC que por sua vez, acionará um SCR?
Renato Nogueira
Bit

Mensagempor andre_luis » 25 Ago 2013 19:11

Renato,

Nesse caso, o valor que fará os LEDs acenderem não é exatamente uma função linear, pois a tensão de "barreira" dos LEDs é fixa.
Assim, faz todo sentido que o tempo para acender com uma tensão maior não seja exatamente inversamente proporcional á escala da tensão.

Esse tipo de situações eu simulava nos PSPICEs da vida, e dá pra ter o comportamento exato do circuito.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 25 Ago 2013 22:05

http://www.ifi.unicamp.br/leb/f329-1s12 ... te%20A.pdf

Via Google

Obs.: O correto é "Constante Tempo" e não constante de tempo.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor EvandrPic » 26 Ago 2013 07:50

O correto é Constante de Tempo do circuito RC.
No documento que você enviou mostra isso...
PS.: já foi discutido isso em outro tópico.

Conceitos
Carga e descarga de um capacitor.
Circuito RC.

Constante de tempo.

τ a constante de tempo (τ = RC)

1. Descarregue o capacitor colocando-o em paralelo com o resistor de 33 Ω na tábua de montagem. Qual é a constante de tempo (teórica) desta descarga?
5. Meça a corrente em função do tempo. Tente coletar uns 20 pontos. Pare a coleta de pontos depois de passado um tempo aproximadamente igual a 4τ (4 vezes a constante de tempo).
7. Do gráfico, obtenha a constante de tempo τ e o valor da corrente inicial. Compare estes valores com os valores teóricos esperados.
9. Repita os passos 4 a 7 para a descarga do capacitor. No passo 5, depois de 4τ o capacitor está 98% descarregado (por quê? Dica: use a eq. (13) do apêndice). Qual é a constante de tempo (teórica) desta descarga?

O valor RC é conhecido como a constante de tempo do circuito RC, geralmente denominada de τ. Veja que quando t → ∞, Q → EC.

Circuito RC
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_RC

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:http://www.ifi.unicamp.br/leb/f329-1s12/Circuito%20RC%20-%20Parte%20A.pdf

Via Google

Obs.: O correto é "Constante Tempo" e não constante de tempo.

DJ
EvandrPic
Dword

Mensagempor ELFS » 26 Ago 2013 16:17

Renato Nogueira escreveu:Olá.

Já sei que o tempo de carga "total" em um capacitor é definido pela fórmula T= R.C.5 e que este tempo é independente da tensão aplicada. E nos meus testes consegui provar isso!

Mas...

Eu fiz uma ligação série de um capacitor de 6800uF e um resistor de 470ohms e o tempo de carga ficou em cerca de 15s. Aí na junção dos dois eu coloquei três Leds ligados em série, perfazendo uma "barreira de tensão" de "7V". Quando o circuito é alimentado por 7V, o tempo que leva para os leds acenderem é de cerca de 4s e quando o mesmo circuito é alimentado por 14V, o tempo cai pra 2s.

Segundo o meu vasto conhecimento, heheh.. eu acredito que: quanto maior for a tensão, maior será a quantidade de corrente no circuito e que por isso a tensão será atingida mais rapidamente,já que o capacitor se carregará mais rápido devido a maior quantidade de "cargas entrando nele".

Correto?

Mas, qual a fórmula para se calcular o tempo que um circuito RC levará para que o capacitor atinga uma tensão de 6V quando o mesmo for alimentado por 16V, 50V, 220V....???

Não sei se ficou bem explicado, mas pelo menos tentei.. heheh

To enferrujado mas deve ser t = -(R.C.ln(1-VC/VF) ); VC tensão no capacitor, VF tensão da fonte de alimentação " t" tempo procurado. Ln já sabe né, qualquer calculadora tem.
ELFS
Byte

Mensagempor Renato Nogueira » 27 Ago 2013 21:35

Boa noite pessoal.

Primeiro quero agradecer a ajuda de todos!

Mas tem um detalhe, eu sou péssimo em matemática, na verdade não que eu não goste, pelo contrário, eu acho legal, mas é que não sou bom em matemática básica.. aí quando vi aquelas fórmulas no link que o Djalma passou, eu fiquei tonto!

Eu amo eletrônica mas definitivamente por enquanto, sou péssimo em matemática, inclusive já procurei faze um curso específico!

Ah, as fórmula do Elfs aparentou ser mais terrena. kkk... Vou fazer alguns testes com ela.

Mas novamente, muito obrigado.
Renato Nogueira
Bit

Mensagempor KrafT » 27 Ago 2013 21:50

Simulando no Psim, com 1,2V de queda nos Leds:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 27 Ago 2013 21:51

Resultado:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 27 Ago 2013 21:55

Com 7V de queda nos Leds:
KrafT
Dword

Mensagempor Renato Nogueira » 27 Ago 2013 22:56

Nossa cara, muito obrigado pela a ajuda heim!

Mas eu acho que não fui bem claro quanto ao circuito.

Tipo: Ao invés de usar os três LEDs em série com o resistor e o capacitor, Faz assim: Coloca apenas R1 e C1 em série. Agora pega três LEDs em série e coloca o Anodo na conexão, solda, junção... entre R1 e C1. Agora pega o Katodo e leva ao negativo. Na verdade a ligação série de leds vai ficar exatamente na posição desse voltímetro do seu circuito.

Bom, como você acho que eu tinha me referido a esse circuito que simulou, eu imagino se todos ou a maioria que respondeu ao tópico, assim como todos os que apenas o leram, se não pensaram da mesma forma que você. Sendo assim, eu começo a me questionar se essa "prática" que eu adotei é correta e usual. kkk... Tem lógica? Se parar pra pensar, esse meu circuito parere com o que utiliza um DIAC pra disparar um SCR, TRIAC... No caso o Diac fazendo o papel dos Leds.

Aí a questão é: Como calcular o tempo que leva para que o circuito referido, quando alimentado por 67V, atinga uma Tensão de 9V no capacitor? Sabendo que se eu dobrar a tensão de alimentação, o tempo cairá pra metade!
Renato Nogueira
Bit

Mensagempor ELFS » 28 Ago 2013 00:35

Renato
Analisando a descrição é facil enteder que a serie de LEDs esta em paralelo com o capacitor a formula postada considera este arranjo
t= -(R.C.ln(1-vc/vf) para r=470 , c=6800u , vc=6V VF=14v t= 1,8s
Para VF 7V o tempo calculado é de +- 6S, os erros são em função da tensão da fonte ser muito proxima a barreira de tensão dos LEDs.
Outra questão para este circuito é calcular um valor de resistor que limite a corrente maxima que vai circular nos LEDs , considerando uma corrente maxima de 25mA nos LEDs R=( VF- 6 )/ 0,025 ohms , valor minimo de R .
ELFS
Byte

Mensagempor KrafT » 28 Ago 2013 06:42

ELFS escreveu:Analisando a descrição é facil enteder que a serie de LEDs esta em paralelo com o capacitor...

Nossa! Isso sim que é agressão gratuita... Se isso te faz bem, pode esculachar mais um pouco. Afinal, tudo é válido para elevar a autoestima. 8)
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 28 Ago 2013 09:03

KrafT escreveu:
ELFS escreveu:Analisando a descrição é facil enteder que a serie de LEDs esta em paralelo com o capacitor...

Nossa! Isso sim que é agressão gratuita... Se isso te faz bem, pode esculachar mais um pouco. Afinal, tudo é válido para elevar a autoestima. 8)

Eu acho que foi uma resposta muito boa, se alguem te esculachou não liga. É de respostas assim mais elaboradas que o fórum precisa para voltar aos bons tempos onde tinhamos tópicos empolgantes como aquele de como fazer um programa para carregar o formato intel hex ou como implementar modbus. Bem diferente dessa guerra de egos de hoje.

Mas pra finalizar, quem te viu e quem te vê!!!! Em 2007 ficava tirando onda da minha cara pq eu dizia pro Paulo que precisa calcular os resistores do led! Aquele Kraft te chutaria hoje hehehe
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Renato Nogueira » 28 Ago 2013 14:31

Elfs,

Independente de ter sido sua intenção ou não em me "agredir" ou se foi apenas uma interpretação errada, eu agradeço pela explicação e digo que pelo menos essa não é uma fórmulas tão cabeluda. É de fórmulas assim que eu gosto. Um livro que eu adoro é Teoria e desenvolvimento de projetos de circuitos eletrônicos. Eu tenho uma versão antiga mas que me ajudou muuuito!!!! Bom, na própria descrição do livro, ele diz que o objetivo é usar fórmulas não tão cabeludas e que na prática terão o mesmo resultado. Eu adoro esse livro1 Valeu!
Kraft,

Muito obrigado pela a ajuda também, valeu mesmo! Até simulação fez...

Aquino, é uma derivação do Arduino? Brincadeira heim?! heheh

Pois é Aquino, eu já participo deste forum há 7 anos, mas nos últimos quase 4 anos eu estive completamente isolado da eletrônica porque me dediquei a um negócio próprio pra ganhar um dinheirinho...o negócio foi montado, agora só falta o dinheirinho.. heheh Cara, desde o primeiro dia que visitei este forum eu vi o alto nível do mesmo. Fiquei impressionado com tantos engenheiros e técnicos projetistas donos de empresas num debate tranquilo e altamente técnico. Eu gosto de Bonsai, Astronomia, Aeromodelismo... em todos os foruns dessa áreas que citei, é muuuuito comum ver agressões e pessoas que se acham o sabe tudo. Já no asm51, a coisa é muuuuito diferente. Eu adoro este site! Já eletrônica, eu gosto pelo menos desde os 8 anos. Aliás, eu não gosto, eu amo! Tá no meu sangue essa P****! O problema é que como meu pai e mãe nunca me incentivaram, eu só fui estudar isso com uns 16 anos. Lá em 99!
Renato Nogueira
Bit

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos