IMPRESSORA PARA CIRCUITOS IMPRESSOS

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

IMPRESSORA PARA CIRCUITOS IMPRESSOS

Mensagempor vibrex » 01 Fev 2007 23:14

vibrex
Nibble

Mensagempor Peters » 02 Fev 2007 08:08

É uma boa idéia...

Já tive vontade de fazer algo assim diversas vezes, mas inha principal dúvida até hj é se a tinta seria resistente a corrosão... mas parece que é hehehe

Estava pensando em utilizar um daqueles modelos da epson, que imprime em CD's... acho que as modificações físicas seriam bem menores, visto que a cabeça de impressão e os "puxadores" de papel já estão na posição correta (para imprimir nos CDs).

Qdo tiver um tempinho para perder, vou tentar isso.
Peters
Byte

Mensagempor phophollety » 02 Fev 2007 08:20

Já pensei nisso.. mas também fiquei no problema da tinta.. tem que ser alguma tinta base alcool (bons as atuais são.. base isopropanol (bom, ao menos tem cheiro disso)

Pensei nisso:

O tracionador do papel (motor) serial interligado a uma mesa com guias (um scanner velho serve pefeitamente..) e através de uma correia dentada e, lá se faz o eixo Z o X já está pronto. e a placa iria correr debaixo da cabeça de impressão, já pensaram nisso?
Editado pela última vez por phophollety em 02 Fev 2007 16:44, em um total de 1 vez.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 02 Fev 2007 10:25

Cada vez que digo isso me sinto velho, mas vamos la.

Antigamente vendia-se uma caneta para circuito impresso, que era cara, pelo menos para mim e enchiamos a caneta de tinta de sapateiro quando acabava e aguentava bem a corrosao com percloreto.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor phophollety » 02 Fev 2007 11:43

Essa caneta especial nada mais é que caneta de retroprojetor, ainda funciona muito bem, muita gente ainda usa esse tipo de caneta.. e atualmente custa por volta de R$1,50 o modelo com ponta de 2.0mm e R$2,20 o modelo de 1.00 mm... é uma tinta com base em etanol + pigmentos... o etanol evapora fixando o pigmento...

Também existe quem faça plotters com esse tipo de caneta..

esse é uma das bem antigas..

http://www.geocities.com/PANCARY/
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor rocknroll » 02 Fev 2007 16:06

Já tentei esta proeza com uma impressora laser, mas tive problemas mecânicos e quando consegui algo, o cobre esquentava muito e o toner dava uma alargada nas trilhas... Eu particularmente acho muito legal fazer isso com uma impressora a tinta afinal o problema todo é mecânico pois software e driver já existe.

Quanto a tinta, me lembro de ter visto na época uma tinta a base de álcool para carimbos...

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor phophollety » 02 Fev 2007 16:42

Você imprimia diretamente no pcb :o ? Ou tranferia como todo mundo faz?
phophollety
Dword

Mensagempor guest2003 » 03 Fev 2007 04:14

Não sei se voces deram uma lida nos links... mas a modificação numa impressora é relativamente simples, um tempo atras eu e o Wagner Queiroz andamos trocando umas ideias sobre isso... a tinta tambem existe, custa U$15 o cartucho... ou bem mais barato se comprar em quantidade maior.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor phophollety » 04 Fev 2007 01:14

US$15? Não que seja caro. mas eu não quero ficar na dependência de empresas que vendem tintas...
phophollety
Dword

Mensagempor LUCK » 04 Fev 2007 03:51

E quer ficar na dependência de quem?

Sempre haverá dependência de alguém...
LUCK
Byte

Mensagempor Renato.Aquino » 05 Fev 2007 10:23

E ai pessoal, muito legal esse sistema
mais sera que alguem tem algum tutorial em portugues
eu tenho uma impressora parada em casa queria tentar fazer essa modificações

um abraço
Renato.Aquino
Bit

Mensagempor phophollety » 05 Fev 2007 17:20

Luck:

Uma coisa é fica na depêndencia de uma lojinha qualquer no Br.. outra é fica na depêndencia de um importado.. é bem diferente..

Não se se chegaram usar o POSITIV 20, nunca achei para vender no Br, mas em portugal lá para 95 era fácil de achar... importei duas latas... quando fui usar funcionou, mas não tinha mais como importar pois a lei havia mudado. isso que é depênca complicada... mas enfim. ponha o link ai do cartucho
phophollety
Dword

Mensagempor sfavaro » 04 Mar 2007 21:44

Vocês notaram que os gringos que bolaram essa suposta maneira engenhosa de imprimir diretamente no pci aquecem a placa encima de uma boca de fogão elétrico por 3 minutos a 230°C após impressa, e denominam por "cura". A idéia de utilizar impressora de CD parece muito boa.
sfavaro
Bit

Mensagempor phophollety » 05 Mar 2007 07:29

Deve ser pelo fato deles utilizarem tintas originais, até onde eu sei as HPs utilizam tintas em pó dissolvidas em algum alcóol (suspeito que seja isopropanol), claro, deve haver estabilizantes e outros aditivos...

O interessante seria usar uma tinta a base de alcool mais volátil do que isopropanol, etanol por exemplo ou até mesmo o perigoso metanol, mas teriamos problemas da tinta secar na cabeça de impressão e dentro do cartucho...
phophollety
Dword

Mensagempor sfavaro » 05 Mar 2007 20:13

Em se tratando da tinta eu não posso dizer nada, mas peguei uma impressora antiga (Apollo 1200, HP) e após desmontar a bicha e realizar um rebaixamento no rolete (Eixo Y) que puxa o papel, facilmente realizado, simplesmente refurei a fixação do seu sistema 3mm abaixo e pronto, a velhinha já está puxando pci.
Preciso agora comprar cartucho de impressão e testar se a gambiarra funciona. Estarei postando os resultados assim que testar, só não prometo muita rapidez.
sfavaro
Bit

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos