Página 1 de 1

Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 19 Mai 2016 10:54
por andre_luis
Pessoal,


Algum tempo atrás fiz um painel luminoso a ser colocado numa frota de Taxis duma cidade de porte médio, mas que foi reprovado pelo Inmetro, porque os LEDs vermelhos ( que sequer eram ultra-bright ) segundo o laudo dizia algo do tipo “emitem luz numa intensidade nociva ao olho humano”, e o camarada que já havia investido uma boa grana no meu trabalho e na fabricação de placas, ficou com tudo encalhado, está até hoje escoando o produto em vendas pingadas.

Porém, alguns sinais verdes dos semáforos, principalmente á noite e com chuva são extremamente fortes e será que passaram por alguma certificação ?
Se fossem apenas os de cor vermelha até seria justificável tudo bem, já que "não parar" é mais critico do que "não prosseguir".

Mas em se tratando de giroflex, parece que a coisa já passou do limites
Toda vez que um carro da policia se aproxima num raio de alguns Km na estrada, já começa o incômodo da “cegueira”.

Segundo o Código de Transito Brasileiro,
http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/ctb.pdf
Art. 29
VIII – os veículos […] de polícia, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente […]


Os detalhes no texto que parecem não estarem sendo devidamente observados é que o uso do Giroflex está condicionado á URGENCIA, ao uso SIMULTANEO com a sirene, que deve ser na cor VERMELHA. Ao utilizarem o sinalizador de cor azul, de certo modo “estão dentro da lei” – já que o código não faz qualquer menção ao equipamento de cor azul.

Aí vem a pergunta cretina: Não deveria há muito tempo qualquer um órgãos de funcionários públicos recebendo salário pagos com nossos impostos se manifestarem ( Anvisa, Inmetro, Denatran, Prefeitura, Ministério Publico, etc, etc... ) ? Ou a iniciativa tem sempre de partir do infeliz cidadão ?

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 19 Mai 2016 15:29
por brasilma
Para o INMETRO ter reprovado o produto ele deve ter utilizado algum documento técnico como base para os ensaios, seria interessante descobrir qual é o documento / norma e dar uma olhada no que diz.

Com este entendimento é possível concluir sobre a questão.

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 19 Mai 2016 15:51
por andre_luis
Rapaz, não sei se você sabe exatamente do que estou falando, mas não precisa de ensaio algum pra concluir que os Giroflex estão fora do padrão. Digo, a quilômetros de distancia já se percebe e chegada da viatura...me arrisco a dizer que iria saturar ou queimar o instrumento de medida, quanto mais a retina.

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 20 Mai 2016 13:19
por longo.251272
Difícil entender. Mas vejo que esses órgãos sempre dão passos quando interessa a eles.

Re: Giroflex/Semaforos/Farois - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 20 Mai 2016 15:51
por andre_luis
Poisé...

Há também faróis de Xenon ou algo do gênero, alguns são mais holofotes que qualquer outra coisa.
E como se não bastasse, o camarada ainda bota o farol de neblina e acende tudo junto.
Ou estou ficando velho e ranzinza, ou as coisas estão realmente saindo do controle.

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 21 Mai 2016 00:02
por msamsoniuk
ueh, normal... no brasil a lei funciona para alguns e nao funciona para outros. basicamente, se vc for politico, vc vende ateh giroflex com vela! :v

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 24 Mai 2016 08:44
por edsont
Não sei se as normas e padrões no Brasil ou as entidades fiscalizadoras que não funcionam como deveria.
Semaforos tem com contagem regressiva, outros com vários faróis que parecem largada de corrida. Será que foram aprovados?
Aqui pintaram as faixas de pedestres de branco/azul e branco vermelho. No começo eu nem tinha me dado conta que era faixa de pedestre.
Os postes de sinalização que normalmente são preto/amarelo para dar contraste e ficar bem visível pintaram de vermelho. À noite fica quase invisível.

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 24 Mai 2016 09:30
por Rodrigo_P_A
Acho que devemos respeitar a diversidade dos giroflex, postes e semáforos kkk.

Falando sério: Em Barueri, tem os GCM ( guardas municipais ) que quase me deixam cego quando passo perto e o giroflex está ligado, tem luz branca e azul que me deixa tonto e longa distância, não sei quem foi o imbecil que aprovou isso.

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 01 Ago 2016 20:46
por edison
msamsoniuk escreveu:ueh, normal... no brasil a lei funciona para alguns e nao funciona para outros. basicamente, se vc for politico, vc vende ateh giroflex com vela! :v


As lei de transito determinam que todos os ocupantes de um veículo devem usar cinto de segurança.
Alguem já viu um bandido preso num camburão usar cinto quando é transportado ???

Quanto ao "painel luminoso" não aprovado creio que faltou aquele in$$entivo ao funcionário/orgão que o aprovaria.

Re: Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

MensagemEnviado: 02 Ago 2016 07:11
por eletroinf
Aqui no meu condomínio colocaram taxões transversalmente na pista "para reduzir a velocidade", o que é expressamente proibido. Arrumei uma baita bronca pra fazer eles tirarem, mas fiz a justificativa, pesquisei as leis e mandei para a administração. Demorou mais de ano, mas removeram. Os caras simplesmente achavam porque era dentro do condomínio podiam botar o que quisessem.