Giroflex / Semaforos - Fora dos padrões ?

Pessoal,
Algum tempo atrás fiz um painel luminoso a ser colocado numa frota de Taxis duma cidade de porte médio, mas que foi reprovado pelo Inmetro, porque os LEDs vermelhos ( que sequer eram ultra-bright ) segundo o laudo dizia algo do tipo “emitem luz numa intensidade nociva ao olho humano”, e o camarada que já havia investido uma boa grana no meu trabalho e na fabricação de placas, ficou com tudo encalhado, está até hoje escoando o produto em vendas pingadas.
Porém, alguns sinais verdes dos semáforos, principalmente á noite e com chuva são extremamente fortes e será que passaram por alguma certificação ?
Se fossem apenas os de cor vermelha até seria justificável tudo bem, já que "não parar" é mais critico do que "não prosseguir".
Mas em se tratando de giroflex, parece que a coisa já passou do limites
Toda vez que um carro da policia se aproxima num raio de alguns Km na estrada, já começa o incômodo da “cegueira”.
Segundo o Código de Transito Brasileiro,
http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/ctb.pdf
Os detalhes no texto que parecem não estarem sendo devidamente observados é que o uso do Giroflex está condicionado á URGENCIA, ao uso SIMULTANEO com a sirene, que deve ser na cor VERMELHA. Ao utilizarem o sinalizador de cor azul, de certo modo “estão dentro da lei” – já que o código não faz qualquer menção ao equipamento de cor azul.
Aí vem a pergunta cretina: Não deveria há muito tempo qualquer um órgãos de funcionários públicos recebendo salário pagos com nossos impostos se manifestarem ( Anvisa, Inmetro, Denatran, Prefeitura, Ministério Publico, etc, etc... ) ? Ou a iniciativa tem sempre de partir do infeliz cidadão ?
Algum tempo atrás fiz um painel luminoso a ser colocado numa frota de Taxis duma cidade de porte médio, mas que foi reprovado pelo Inmetro, porque os LEDs vermelhos ( que sequer eram ultra-bright ) segundo o laudo dizia algo do tipo “emitem luz numa intensidade nociva ao olho humano”, e o camarada que já havia investido uma boa grana no meu trabalho e na fabricação de placas, ficou com tudo encalhado, está até hoje escoando o produto em vendas pingadas.
Porém, alguns sinais verdes dos semáforos, principalmente á noite e com chuva são extremamente fortes e será que passaram por alguma certificação ?
Se fossem apenas os de cor vermelha até seria justificável tudo bem, já que "não parar" é mais critico do que "não prosseguir".
Mas em se tratando de giroflex, parece que a coisa já passou do limites
Toda vez que um carro da policia se aproxima num raio de alguns Km na estrada, já começa o incômodo da “cegueira”.
Segundo o Código de Transito Brasileiro,
http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/ctb.pdf
Art. 29
VIII – os veículos […] de polícia, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente […]
Os detalhes no texto que parecem não estarem sendo devidamente observados é que o uso do Giroflex está condicionado á URGENCIA, ao uso SIMULTANEO com a sirene, que deve ser na cor VERMELHA. Ao utilizarem o sinalizador de cor azul, de certo modo “estão dentro da lei” – já que o código não faz qualquer menção ao equipamento de cor azul.
Aí vem a pergunta cretina: Não deveria há muito tempo qualquer um órgãos de funcionários públicos recebendo salário pagos com nossos impostos se manifestarem ( Anvisa, Inmetro, Denatran, Prefeitura, Ministério Publico, etc, etc... ) ? Ou a iniciativa tem sempre de partir do infeliz cidadão ?