Bateria AG3 Suporte, conector, etc

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Bateria AG3 Suporte, conector, etc

Mensagempor MOR_AL » 15 Jan 2017 10:44

Olá.
Após muito pesquisar, acabei fazendo um circuito para detectar radio frequência. A faixa obtida vai de 60Hz até sinais de Wi fi (UHF). A sensibilidade ficou ótima.
Comecei com duas pilhas AAA e o respectivo suporte. Aí verifiquei que as pilhas com a PCI ocupam mais espaço que uma caixinha de balas "Tic tac". Como o consumo do circuito varia desde 50uA (led apagado) até 700uA (led bem aceso), concluí que as pilhas AAA possuíam muita energia para o tal circuito. Sendo assim, decidi alimentar o circuito com duas pilhas do tipo botão (AG3) com diâmetro de 7,8mm e altura com cerca de 3mm.
Solucionado o problema de espaço, mas criado outro problema. Como juntar duas pilhas e conectá-las no circuito.
Procurei na net e encontrei suporte para apenas uma pilha, mas venda da ordem de milhares.
Aí decidi fazer um suporte com tubinho de caneta "Pilot Lumi Color" (diâmetro perfeito). Ok até aí! Já tenho como fixá-las, mas e a conexão elétrica?
O ideal seria algum contato que exercesse pressão, mas estou achando que seria mais fácil soldar diretamente nas pilhas, mesmo reduzindo a vida útil das pilhas.

Gostaria de receber opiniões e sugestões de vocês, de como resolver este problema, já que a opção mais imediata é soldar mesmo. :?:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Bateria AG3 Suporte, conector, etc

Mensagempor EDSONCAN » 16 Jan 2017 06:50

O pessoal de radio controle tem uma variedade grande de baterias com conector, talvez algum sirva e a densidade de energia da bateria que usam é grande...
EDSONCAN
Word

Mensagempor edsont » 16 Jan 2017 07:42

E as baterias de 3V tipo moeda (tipo CR2032) ? Fica grande?
Alguns já vem com terminais para soldar na placa.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor MOR_AL » 16 Jan 2017 07:58

Resolvi soldar mesmo. Assim mantenho boa conexão.
Estou mantendo um teste com o máximo consumo e até o presente momento, o led mantém a luminosidade máxima já há 17 horas.
Considerando que o uso do aparelho é por períodos de 15 minutos, que seu consumo médio é a metade do máximo e que posso reduzir o consumo de 700uA para cerca de 350uA, as baterias devem se extinguir mais pela velhice do que pelo consumo.
Grato pela dica.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 16 Jan 2017 11:51

Mor_AL.

Já vi algo parecido em alguns brinquedos de criança(telefone infantil, sim aquele que só faz barulho...heheheh) onde tinham uma pequena mola para o lado negativo da bateria e uma chapinha para o lado positivo. As pilhas eram encaixadas no local.

Imagem

Se fosse bateria cr2032, tem alguns fornecedores que vendem com terminais.

Imagem
norad58
Word

Mensagempor pamv » 16 Jan 2017 18:30

Eu tive um brinquedo chinês pra gatos que usava 3 baterias dentro de um espagueti retrátil com solda nas baterias das extremidades
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 16 Jan 2017 21:35

Meus espaguetes retráteis não são grandes para envolver as 2 baterias. Já tinha tentado essa opção. Os espaguetes retráteis não são tão baratos também.
Mas o problema foi resolvido e agradeço pelas sugestões recebidas.
Decidi soldar os terminais nas baterias. Para ver se as baterias perdiam a carga, deixei ligado com a máxima potência.
Já tem mais 31h que a luminosidade do led está intensa.
Como a utilização do Sniffer não é sempre com a luminosidade máxima e sim o contrário, supus que a corrente seja no máximo a metade do que está em teste. Isso significa que o aparelho pode funcionar por, pelo menos, 62 horas, o que é bastante para as baterias AG3.
A interligação das duas baterias está, no momento, fixadas com fita isolante.
Fiz um documento que descreve todo o histórico, que me levou ao final do projeto. A intenção era de me iniciar com montagens de circuitos com frequências altas. Até cerca de 2GHz. Claro que escolhi o circuito mais elementar possível, daí o Sniffer.
O link para baixar é

http://www.4shared.com/office/fbzm4R0dc ... ransi.html

Para quem não é registrado no 4share, dá algum trabalho para fazer o download.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 16 Jan 2017 22:49

Mor_Al,

Eu estava a pensar qual tipo de detector tu estava montando, achei alguns antes de tu postar seu arquivo PDF com a explicação.:

http://blog.novaeletronica.com.br/circu ... ias-altas/
http://blog.novaeletronica.com.br/circu ... icroondas/
http://circuitofacil.blogspot.com.br/20 ... lular.html
https://www.youtube.com/watch?v=IXhhqqnQ84k

Há outros detectores simples que ví no Youtube com um galvanometro, utilizam também um transistor FET para maior sensibilidade.
Eu tenho alguns VUs ou galvanometros, vou tentar fazer algo com eles.....
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 18 Jan 2017 09:31

norad58 escreveu:Mor_Al,

Vou responder, mas baseado em uma análise rápida dos diagramas esquemáticos.

Eu estava a pensar qual tipo de detector tu estava montando, achei alguns antes de tu postar seu arquivo PDF com a explicação.:

http://blog.novaeletronica.com.br/circu ... ias-altas/

Este é sintonizado. Detecta apenas o que estiver dentro da faixa de sintonia. O autor colocou percentagens baixas para a precisão dos componentes, que não seriam necessários. Geralmente, quando o circuito é sintonizado, não há necessidade de precisão, já que o valor pode ser ajustado. O único detalhe é quanto a variação do valor quanto à temperatura. Alguns capacitores de sintonia possuem coeficiente térmico negativo, para compensar a variação do indutor com a temperatura.

http://blog.novaeletronica.com.br/circu ... icroondas/

Este é específico para microondas. Também é sintonizado (pouco). O detalhe é que a bobina está mais para VHF.
O capacitor C2 mostra que o primeiro estágio é um amplificador para frequências muito altas. O efeito Miller é um fator negativo, acrescentando cargas (R2 etc) capacitivas tanto na entrada do circuito, como na saída. O efeito é maior na entrada. Já fiz amplificadores com esse estágio (parecido) e a limitação de frequência é muito grande. Mas se entrar sinal com muita potência, alguma coisa sempre passa.

http://circuitofacil.blogspot.com.br/20 ... lular.html

Este eu não entendi como funciona. Minhas posições:
1- A resposta em frequência deste operacional é de 15MHz (ganho 1) e em boas condições.
2 - Não identifiquei a retificação do sinal, antes de entrar no CI.
3 - C3 não possui o funcionamento descrito no link traduzido. Na verdade ele (caso respondesse para altas frequências) colocaria o mesmo sinal em ambas as entradas (caso C4 não aterrasse todo o sinal).
Os componentes não funcionam como ideais e sim como reais. Os capacitores possuem ressonância em frequência bem abaixo de VHF. Por isso se coloca valores bem baixo de capacitância. Capacitores reais possuem indutâncias e indutores reais possuem capacitância.
Sinceramente pode até funcionar, mas eu não tenho conhecimento de como este circuito pudesse funcionar. Lamento.

https://www.youtube.com/watch?v=IXhhqqnQ84k

Este tem bateria externa. Com tanto led e sem serem de alta luminosidade, não deve durar muito. O que eu fiz cansei de verificar depois de 41 horas ligado no máximo de consumo. Em consumo normal ele dura mais que o dobro (92 horas). Por isso que esqueci das duas pilhas AAA e soldei duas AG3 (botão).
No vídeo, o sujeito só mostra o funcionamento em apenas uma frequência. Não sei quanto a outras faixas de HF.

Há outros detectores simples que ví no Youtube com um galvanometro, utilizam também um transistor FET para maior sensibilidade.
Eu tenho alguns VUs ou galvanometros, vou tentar fazer algo com eles.....

Quanto aos galvanômetros.
Eu também tenho alguns e também queria usar um deles para fazer um Sniffer com ele. Mas o meu galvanômetro mais sensível é para 350uA e o led azul com 3mm de diâmetro e de alta luminosidade, tem luz suficiente (muita até) com apenas 200uA. Outro fato é que, mesmo que o circuito possuísse um ganho fixo, ou preciso a ponto de se poder quantificar o valor do campo eletromagnético, o uso de antena mascararia esta precisão. Um leve movimento na antena, ou uma leve alteração nos objetos ou pessoas no recinto, já altera o valor do campo na antena. Então o galvanômetro só possui a vantagem de mostrar variações do campo. Mas observando o led do meu Sniffer, ele também mostra as variações. E mais, observei casos em que o led pulsa em taxas que o galvanômetro, não responde com a mesma característica. Outro fato importante é que o led tem um diâmetro de 3 mm e o tamanho do galvanômetro é bem maior, aumentando o tamanho do aparelho.
Por tudo isso é que eu desisti de colocar um galvanômetro no meu Sniffer.
Aliás me falhou a memória e no meu texto, confundi galvanômetro com amperímetro. Ao ler amperímetro, leia-se galvanômetro.
Esta é a dica para sugerir a leitura do meu arquivo. Levo muita coisa em consideração (com indicações de referências) até chegar na minha solução.
Ontem terminei a edição do meu vídeo que mostra o funcionamento do meu Sniffer. Levou quase um dia inteiro, pois apanhei do editor de vídeo que vem com a câmera.
Lá você pode observar muitos detalhes.
1 - A variação da luminosidade do led com a distância.
2 - A detecção de sinais de 60Hz até sinais do WiFi (acho que além de 2GHz).

Ops! Já ia esquecendo do link do vídeo. Tiraram as músicas por problemas de direitos autorais . Mas elas têm mais de 40 anos. Tudo bem!

https://youtu.be/wBU2OXVfJQ4

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor edsont » 18 Jan 2017 09:39

norad58 escreveu:Ops! Já ia esquecendo do link do vídeo. Tiraram as músicas por problemas de direitos autorais . Mas elas têm mais de 40 anos. Tudo bem!

https://youtu.be/wBU2OXVfJQ4

Acho que o youtube bloqueou todo o seu vídeo. Para mim aparece a seguinte mensagem:
"Este vídeo apresenta conteúdo de UMG_MK, que o bloqueou no seu país com base nos direitos autorais."
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor norad58 » 18 Jan 2017 10:53

O video bloqueia em varios paises, acessei via Onion/TOR browser por outro país e ´diz o mesmo bloqueio....

Mor_Al,

Concordo contigo, acho melhor usar um circuito não sintonizado, para capturar uma banda maior de energia. E penso que um bom detector, teria que ter uma sensibilidade para detectar no minimo 1mt do objeto irradiante. Se ficar muito sensivel, pode capturar sinal de radio, tv, etc....
Eu usaria os dois, um indicador com led e um com galvanometro, o led indicaria as variações mais rápidas e o galvanometro como tem uma resposta mecânica/magnética mais lenta, serviria para medir intensidade. Eu tenho um pequeno galvanometro usado para medir bateria de carro, deve ter 2cm x 1cm...
A caixa tem que ser metalica, pode ser uma caixa plastica, mas tem que revestir com filme metálico. Usei uma caixa plástica com revestimento de aluminio para meu detector de radiação e funcionou bem, antes de revestir, até quando ligava as luzes(lâmpada tubular com reator eletrônico) gerava interferências.
Eu devo ter alguns varicaps antigos de TV, lá deve ser estes transistores de alta sensibilidade e alto FT.

Tem este circuito também, com vários leds:

https://www.youtube.com/watch?v=q_QccxxI50c
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 18 Jan 2017 10:57

Engraçado!
Quando acesso o vídeo, aparece que a música foi excluída, mas o vídeo aparece.
Vou baixar o vídeo sem música e postar aqui.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 18 Jan 2017 11:24

Muito bom o seu video:

https://www.youtube.com/watch?v=NiMBMofHkHA

Gostei da edição final....ainda bem que não colocou propagandas, Ancine, Petrobras, Banco do Brasil, etc... :mrgreen:
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 18 Jan 2017 15:33

norad58 escreveu:Muito bom o seu video:

https://www.youtube.com/watch?v=NiMBMofHkHA

Gostei da edição final....ainda bem que não colocou propagandas, Ancine, Petrobras, Banco do Brasil, etc... :mrgreen:

Hehehe!
Faltou patrocínio, então tive que fazer tudo mesmo.

Mas enviei novo vídeo para o YouTube, agora sem áudio.
Deu trabalho.
1 - O aplicativo que gerou o vídeo (Intelig Sudio) não retira o som do vídeo terminado, então tive que pesquisar quais aplicativos (free) permitiam isso.
Encontrei o "Any Video Converter".
O autor da dica informou que podia ser baixado via "Buscapé". Só que por eles, você tem que baixar um aplicativo deles e não sei o que colocam no meu PC. Claro que não baixei por lá.
2 - Aí pesquisei pelo nome do aplicativo e baixei do próprio sítio. O pessoal é honesto. Informam que não vem acompanhado de bobagens comumente encontrado em aplicativos free. Mas tem que ser esperto. Na hora de instalar tem algumas partes que eles tentam colocar "coisas". Você tem que tomar cuidado e ler com atenção nas entrelinhas. Aí descobre que tem que NÃO incluir as "coisas". Depois disso é imediato.
Só não sabia de alguns detalhes, então deixei no padrão. Meu vídeo original passou de uns 170MB para 33MB. Perdeu um pouquinho de qualidade, mas ainda está muito boa.
Segue o link:

https://youtu.be/SVkhrMU5zpk

Também coloquei "VHF UHF Sniffer" e apareceu o dito cujo.
Espero que gostem como eu gostei.
Se quiserem posto o layout do circuito impresso.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 18 Jan 2017 17:29

Mor_Al,

Interessante o seu video, percebi que na maioria dos casos o seu detector é ativo com irradiação 60hz, no caso da luz fluorescente tubular, detecta emissão na faixa dos Khz a uma boa distancia. Lembro de ter feito algo similar utilizando um frequêncimetro portátil com uma antena, deixei na faixa 0-10Mhz e quando ligava as lâmpadas fluorescentes, indicava uma frequência em Khz..
Quando seu detector é colocado sobre o smartphone detecta ruidos do processador....
Eu tenho um multitester Fluke 117, este tem uma função VoltAlert, funciona bem parecido com seu detector, tem um led vermelho que pisca conforme a intensidade, mas somente para detectar rede AC. Aparelhos sem aterramento, aparelho ligado do outro lado da parede, cabo eletrico dentro da parede energizado chega a identificar facilmente.
Dou uma sugestão, seria interessante testar seu detector, colocando a 30cm de distância de um celular, ativando este em comunicação em fonia(800 a 1900Mhz) e acessando wifi(2.4Ghz) para ver qual é a sensibilidade do seu detector.
norad58
Word

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos