O valor cobrado é aduaneiro,que é soma do preço da produto+frete,quando frete é gratis,a receita coloca um valor estimado,pois eles considera que não existe frete grátis. Então sempre você pagara sobre mercadoria+frete.
Em relação a enviar vários lotes,também ocorreu para mim,o produto do lote separado era apenas 20 centavos de dolar,e veio uma taxa de 160 reais para pagar,deixei voltar.Porém foi descuido meu,ao compra aparece qual origem do local,se não me engano a maior parte dos componentes é nos eua,e tem alguns da holanda.Então basta apenas selecionar componentes da mesma origem.
Estou passando o que vivenciei.
Fiz várias compras pela Arrow e não adianta escolher componentes da mesma origem. Já atentei pra isso.
Se você pedir dez itens pode receber uma caixa com apenas um e outra com os nove restantes.
Houve um caso onde pedi apenas dois itens, um par de conectores com
Ships today e
Ships from Estados Unidos.
Pois veio cada item numa remessa diferente.
Quando começaram a cobrar imposto no frete grátis questionei a FedEX se não tinha acontecido um erro de cálculo.
Me explicaram que o governo havia baixado uma nova portaria que cobraria o valor do frete caso este fosse "grátis" e o valor da mercadoria fosse mais baixo que o valor cobrado pelo frete. Caso o valor da mercadoria fosse maior o valor do frete seria desconsiderado.
Dito e feito, nos pacotes que recebi com valor acima de USD 100 o imposto foi cobrado apenas sobre o valor da mercadoria como foi explicado.
Não acredito que a receita estime nada. É só solicitar a FedEX ou outra compania o valor cobrado pelo frete na origem. Elas tem esse valor.
O procedimento de desembaraço para as empresas
courier parece ser meio que automático. Não deve ser analisado caso a caso.
Acho que fizeram isso pra evitar essa enxurrada de pequenos fretes "grátis" que vem da China.
[]'s
Jean Paul