Pessoal!
Tenho muitos AOs comprados na China.
Ao projetar a etapa do pré-amplificador para um detector de metais do tipo PI, não consegui entender porque não se comportava como deveria, apesar de fornecer ganho.
Depois de muita dor de cabeça, comecei a suspeitar do pré-amplificador.
Aí surgiu a ideia de testá-los. Pesquisei no YouTube, mas os "testes" nacionais encontrados deixavam a desejar, pois só dispunham de leds para determinar se funcionam ou não.
Os testes que seriam interessantes, são Ganho x Banda Passante, Slew Rate e Offset. Para estes testes são necessários um gerador de sinais e um osciloscópio com dois canais. Para os demais testes os equipamentos começam a ficar proibitivos e acredito que os testes mencionados sejam suficientes para uma ampla gama de situações.
Me baseei em um vídeo em inglês mostrando alguns dos testes, mas acho que em Protoboard.
Projetei o circuito para AO em apenas um ship (DILP de 8 pinos) e dois AOs em um chip (DILP de 8 pinos).
Segue o circuito.
Depois projetei o layout, que tenho certeza que poderá ser melhorado.
Segue o desenho do layout.
Montei o circuito na placa e preparei um vídeo (um de dois) com as explicações necessárias para usá-la.
Segue o vídeo 1 de 2.
https://www.youtube.com/watch?v=1rorBNa5q1g
Espero fazer o primeiro teste ainda esta semana e em seguida o segundo vídeo mostrando como medir os parâmetros.
Em Tempo:
Devo acrescentar um resistor (10K?) entre o ponto 1 e o terra, para descarregar o eletrolítico C5.
MOR_AL