Bateria Tipo A23 Dúvidas

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Bateria Tipo A23 Dúvidas

Mensagempor Silvio Augusto Bortolim » 23 Mar 2007 13:34

Tudo bem

Estou usando num projeto a bateria ou pilha A23 de 12V, que é a mesma usada na maioria dos controles remotos de carros ou portões. Estou fazendo o monitoramento da tensão dessa bateria para sinalizar com Piscamento no Led quando a bateria estiver fraca, ou seja, informar o proprietário do equipamento que a bateria deva ser substituida. Estou fazendo isso usando os comparadores internos do PIC 16F628 com Referência Interna. Preciso saber qual tensão de bateria já deva ser substituída. Tentei consultar na Internet algo a respeito, mas por enquanto não encontrei. Se alguém souber algo, ficarei bastante grato com a ajuda.
Silvio Augusto Bortolim

Mensagempor fabim » 23 Mar 2007 14:47

olha essas baterias de 12V. são de média de 20mA H.

Conforme conhecimentos de mistura de nada com coisa nenhuma..
Eu sempre constatei que se aplicada a carga do projeto e a tensão que era pra estar 12V estiver entre 9 e 10V. joga fora e compra outra.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 25 Mar 2007 21:59

9V é um valor seguro..

pq lá dentro, temos 8 bats de 1,5V, quando a tensão da bat abaixa de 1,2V ele nem tem mais corrente.. então 1,2V * 8 = 9,6V...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Silvio Augusto Bortolim » 26 Mar 2007 16:01

Obrigado pela ajuda.

A bateria que estou utlizando é de 12V - 60mAH - não importa se é essa característica quanto a tensão minima de Vbat de 1.2V???
Silvio Augusto Bortolim

Mensagempor phophollety » 26 Mar 2007 21:59

Pelo que entendi não..

Pq pensemos.. a tensão na bateria na verdade é diferença iônica entre o eletrólito (ponte salina + ácido ou base) e o metal que é constituido as placas...quandoo eletrólito satura-se não importa a corrente da bateria, pois a corrente da bateria está relacionada a área das placas, de nada adianta termos uma área grande se o eletrólito já está desgastado....

Não seria mais viável no seu caso, usar uma bat tipo N + uma fonte chaveada? Bat tipo N dura bem bem bem mais (2/3 de AAA)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos