sobre o funcionamento de um Triac

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

sobre o funcionamento de um Triac

Mensagempor Felipe » 08 Abr 2007 22:24

boa noite,

estou fazendo um projeto de automação residencial e tenho um circuito que usa como chave um rele...
o problema é que contato mecânico dá muito problema, tem uma durabilidade pequena...

me indicaram então utilizar um Triac, mas eu não sei direito como funciona (como polariza, etc)...

e como eu não encontrei na net como utilizar um Triac, eu gostaria de saber se alguém teria algum link pra me indicar pra eu aprender sobre e substituir o rele num circuito parecido com esse (o final é parecido, a parte de acionamento do rele):
Imagem

o que é parecido é que eu quero acionar um Triac que está no meio de um circuito de força (o circuito de uma lâmpada de 220V, por exemplo) através de um sinal de 5V...
será q alguém teria algum material pra me ajudar?

desde já, muito obrigado pela atenção,

Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor Nightcrawler » 08 Abr 2007 23:00

Santo Gugle

Imagem
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor Felipe » 08 Abr 2007 23:05

cara... procurei e não achei...

mas... um Triac não tem outras especificações além de corrente e tensão (como um Diodo, por exemplo, que pode ser NPN, PNP, coisas desse tipo)?

é só especificar a corrente e a tensão mesmo?

só por esse circuito já posso montar o meu...
muito obrigado mesmo!!!

até mais,
Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor LUCK » 08 Abr 2007 23:29

Transístores bipolares podem ser NPN ou PNP...
Diodo não...

Até mais.
LUCK
Byte

Mensagempor Felipe » 09 Abr 2007 00:34

ok, muito obrigado.

qq informação adicional será muito bem vinda...

até mais,
Super_Bonder
Felipe
Bit

Mensagempor phophollety » 13 Abr 2007 00:15

Ahm.. vamos lá...

Quando especifíca-se um diodo de uso geral leva-se em conta basicamente alguns fatores, tensão em condução, tensão reversa (quanto ele suporta sem fluxo de corrente) e corrente. Se for para aplicações de retificação rápida por exemplo, shockty ai pode especificar outras coisas, como tempo de recuperação, frequência máxima etc.. ou se for um Zener, tensão e potência.

O que é um SCR? É um diodo com uma porta, ao estimular o Gate com uma tensão maior que 0,7V geralmente ele entra em "avalanche" e começa a conduzir em um UNICO sentido, como um diodo convencional, entrentanto, quando a tensão em catodo e anodo passa a ser menor que 0,7V ele não conduz mas e para que volte a conduzir tem que ter uma tensão entre catodo e ando maior que 0,7V e um pulso no gate também maior que 0,7V

E o TRIAC? O que é? Nada mais que um scr ligado no outro, O M1 tem um catodo do SCR1 e o anodo do SCR2 o M2 tem o anodo do SCR1 e o catodo do SCR2 e os dois gates juntos.

Como TRIAC é um Duplo SCR e um SCR deriva-se de um DIODO, um SCR é escolhido como um diodo retificador de corrente basicamente.

Se for apra aplicações normais até 500V e 500W pode usar o TIC226 ou MT226 ou algum 226 (tem vários...) (Triacs)

Se for TIC106 é um SCR...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor LUCK » 13 Abr 2007 01:34

O SCR nada mais é do que um componente formado por dois transístores. Um PNP e outro NPN. No desenho abaixo podemos ver isso.
Quando a base do transístor NPN (GATE) recebe um nível de tensão suficiente para sua condução, este faz com que apareça um nível de tensão na base do transístor PNP que também passa a conduzir garantindo nível de tensão suficiente na base do transístor NPN (GATE) para mantê-lo conduzindo. Desta forma um transistor garante a condução do outro mesmo na ausência de tensão externa no GATE.

Imagem

O TRIAC ( TRIode for Alternating Current) basicamente é um duplo SCR ligados em paralelo mas com polaridade invertida.
LUCK
Byte

Mensagempor phophollety » 13 Abr 2007 07:13

A sua imagem LUCK dá uma ótima idéia ao nosso amigo...

Mas é vital utilizar o MOC depois da porta paralela por dois motivos.

Isolação, não vai querer detonar a sua placa mãe, vai?

Disparo, para disparar um TRIAC/SCR de maneira correta tem que ser após a passagem por 0 da senoide, se for antes (que é a mesma coisa que depois de muito tempo, já que Senoide é uma função contínua e que se repete indefinidamente)

Imagem

Como na ilustração, em uma onda 60HZ o perído dela é de 16,667 ms, então a parte positiva e/ou a parte negativa tem 8,334 segundos de duração, se você simplesmente ligar o MOC indefinidademete o SCR / TRIAC vai conduzir sempre em 100% (pois logo depois de 0,7V ele já está conduzindo...)

Agora se você disparar depois Pi/4 ou 3Pi/4 pode controlar a pontência, pois vai começar a conduzir depois que a tensão começa a baixar, para isso tem que saber quando a senoide passa por 0Volt (isso chama-se sensor de passagem por 0) e temporizar alguns mili segundos.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor Felipe » 20 Abr 2007 13:46

phophollety, muito obrigado pela explicação, pela indicação de Triac e pelo aviso do MOC...

só tenho 2 perguntas... qual seria melhor (com a relação custo x benefício), esse MOC ou o opto 4N25?
eu só conheço o 4N25, não conheço o MOC...

outra coisa, você disse que "para disparar um TRIAC/SCR de maneira correta tem que ser após a passagem por 0 da senoide", certo?
minha pergunta é se tem algum problema disparar a qq hora (não controlar a forma de onda)? sendo que a minha intenção é usar o Triac como um Relé pra acionar algumas coisas, como lâmpadas, tomadas, etc...
eu não entendi direito que potência que ele perde...

e eu não vou usar a paralela, vou conectar o pic no computador através da usb e a saída do pic é que vou ligar no circuito... mas vou isolar o circuito do pic sim...

LUCK, muito obrigado também pela explicação e pela figura... lendo as explicações de vocês 2, e mais a figura do Nightcrawler já me sinto confiável pra montar meu próprio circuito...

muito obrigado a todos vocês!!!

até mais,
Super_Bonder
Felipe
Bit

Mensagempor phophollety » 20 Abr 2007 14:20

4N25 é um optoaclopador saída transistor

MOC é um optoaclopador saida DIAC, no caso, melhor usar o MOC..

Sim, pode ligar e deixar ligado ele vai disparar e ficará disparando sempre que Vi > 0,6V, e terá potência máxima, como se fosse um relê (no caso, um relê de estado sólido)

boa sorte, é um prazer ajudar
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 20 Abr 2007 14:23

phophollety.

Com sua licensa. :-) ..

Felipe
o 4N25 é apenas um photo transistor..

Para controle de triac vc precisa de um photo diac...
EX> MOC3043 moc30XX...
Ele ja tem o zero crossing.
O zero crossing serve para detectar o nivel de tensão, e mesmo que vc ja tenha setado o led para acionalo, ele so ativa o gate do triac quando a tensão estiver entre 0 e 3V... Isso evita de vc acionar o triac quando a senoite estiver em tensões altas, criando uma não linearidade com a carga e gerando ruidos e disturbios...

USE O MOC3043.. barato e é achado até em padaria..rsrs

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 20 Abr 2007 23:20

Opa fabim.. fique a vontade.. :wink: :wink:

valeu por completar as infos!! :wink: :wink:
phophollety
Dword

Mensagempor LUCK » 21 Abr 2007 02:55

fabim escreveu:phophollety.

Felipe

Fabim

O 4N25 não é apenas um fototransístor... e sim, um fotoaclopador
Optically Coupled Isolator 4N25
Imagem
Um abraço.
LUCK
Byte

Mensagempor phophollety » 21 Abr 2007 09:27

sim, o 4n25 é um foto aclopoador,

Bom, em termos...não deixar de ser um foto transistor + um led, mas ai as coisas começam a ficar confusas para o nosso colega com dúvidas..,o MOC realmente tem a utilizade de só disparar após o 0, o que é fundamental nessa aplicação...

Enfim, caro colega, utilize o moc e será feliz! (Ahhh, claro, não se esqueça de usar resistores entre o M1/M2 e o G, geralmente são de baixo valor, 220r por ai...)
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 23 Abr 2007 11:51

LUCK escreveu:
fabim escreveu:phophollety.

Felipe

Fabim

O 4N25 não é apenas um fototransístor... e sim, um fotoaclopador
Optically Coupled Isolator 4N25
Imagem
Um abraço.

o que ele é intão ??? um photo MOSFET..rsrs
Como vc seta um photo transistor ??? com fonte de energia, seja IR etc.
Intão tá...
O 4N25 é um photo transistor com VCe de 60V e Vled de saturação 1,5V+/- com ratio de transferencia 1/4P. Encapsulamento DIP6.
Photo transistor dotado de B,C,E.. Base serve para dependendo da aplicação como OFSET ou configuração logaritma...que seja.

Melhorou ??

Abração

Fabim
fabim
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos