Fonte de +5 e -5 com bateria.

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Fonte de +5 e -5 com bateria.

Mensagempor Maia » 30 Abr 2007 19:07

Olá Todos,
Tô precisando alimentar um ccto com +5 e -5 V usando baterias. Alguém tem alguma dica de algum CI pra fazer isso? Dei uma olhada nos sites da National e da Maxxin mas são muitas as possibilidades.
Obrigado por qualquer ajuda.
Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor sandei » 30 Abr 2007 20:17

Olá Maia .

Você pode usar de Diversas formas para obter uma fonte simetrica através de Baterias .

Uma delas e Utilizando dois resistores em serie ligados em Paralelo a sua Fonte de Tensão . no terminal que uni os 2 Resitores será seu GND e o terminal Positivo da Bateria será seu VCC e o Terminal Gnd da Bateria será - VCC .

Tudo vai depender da Potencia necessario que vc precisa.

Vc também pode subistituir o Resistor que esta ligado ao Gnd da Bateria por um diodo Zener onde o Anodo do Diodo fica ligado ao Gnd da Bat. e o Katodo ao resistor , esse ponto será seu GND igual ao Caso anterior.

Fabio Sandei.

_______
____

l
sandei
Byte

Mensagempor Maia » 30 Abr 2007 21:10

Obrigado Fábio pelas dicas, mas na verdade eu preciso de algo mais estabilizado usando reguladores chaveados tipo MAX756 ou outros.
Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor xultz » 01 Mai 2007 10:16

Você pode usar um circuito gerador de meio Vcc. è muito simples. Você liga um divisor resistivo para gerar meia tensão da bateria. Daí passa por um ampop de ganho unitário que toca dois transistores (um PNP e um NPN) e da saída destes realimenta o ampop. Daí você tem uma saída de meio Vcc de potência. Se tua bateria estiver com 12V, você tem uma saída de 6V. Se você considerar que esta saída será o GND do teu circuito, você vai ter uma saída de +6V e uma de -6V. Daí liga um LDO em cada uma e você tem +5V e -5V.
Fazer uma fonte chaveada é interessante pro vários motivos, principalmente que ela vai responder melhor a uma faixa de tensões da bateria (conforme ela vai se descarregando) e se a fonte for boa mesmo, vai usar melhor a energia dela sem desperdício. O problema são os malditos indutores que por vezes são difícies de especificar e comprar, ela gera muito mais ruído eletromagnético (e se teu circuito precisará ser certificado quanto a isto, sinta medo) e por causa dos indutores o circuito fica grande.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Re: Fonte de +5 e -5 com bateria.

Mensagempor Renie » 01 Mai 2007 13:41

Olá Maia,

Você pode usar inversores, montados com

o AIC1652, o Tl431 (esse precisa de AO), o 7660 ou mesmo com o 555.
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 01 Mai 2007 14:31

Ei, e aquelas jogadas malucas de 7805 e 7905 ? Ningem lembra mais?

Se vc usar uma fonte linear boba, isso será moleza, mas como tu vai usar baterias o jeito é usar a cuca. bota na saida dos resistores em paralelo com a fonte e vcc e gnd da fonte os reguladores velhos de guerra 7805 e 7905. Vc vai ter a suas tensoes garantidas né.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor phophollety » 02 Mai 2007 08:55

Por falar em MAX756 aonde poderia comprá-lo, queria usar para fazer um carregador uma fonte 5V a partir de 2.4V de 1 Ni-Mh (para não ficar sem ouvir música quando a bat do meu iPod miar :? :? )

Na Farnell está R$ 14,68, facada! Se for para fazer assim uso um 12F675, mais negócio, ainda dá para monitorar a corrente de saída, tensão mínima da bat e usar uma Ly-Po de cel...

(Aliás Maia, pq não faz com um PIC12F675, ai pode gerar com um indutorzinho simples a sua tensão, + e - 5V, dê uma olhada em www.zetex.com ( http://www.zetex.com/3.0/categories.asp?top=5&curr=5 ) eles tem muitos esquemas legais, pode aproveitar o conceito)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor xultz » 02 Mai 2007 14:50

Wagner, colocar resistores de potência em paralelo com a bateria é um latrocínio, porque a carga da bateria iria pro saco rapidinho. E voc precisa baixar bastante a impedância pros 7805 e 7905 acharem que aquilo é um terra e regularem as tensões.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos