Existe um resistor no qual a lei de Hom naum seja válida?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Existe um resistor no qual a lei de Hom naum seja válida?

Mensagempor Fenix » 30 Jul 2007 19:28

Seguinte munha ptof de física q num eh lá muito boa, e fala uns trecos meuio errados disse que existe resistor no qual a lei de Hom não se aplica. isso existe mesmo???
eu sou técnico em mecatrônica e numca ouvi falar disso, eu sei q tem potenciômetro logarítimico, mas eh a resistência q varia numa função log e a lei de Hom fumciona.
Fenix
Bit

Mensagempor proex » 30 Jul 2007 19:35

Sim, um resistor que nao apresenta resistencia a passagem da corrente. ou seja, um supercondutor.

Lei de Ohm: I=V/R

Se R=0 entao I=0 . O que nao é a realidade pois se o material tem resistencia Zero, a corrente que flui é a mesma corrente fornecida pelo gerador.
proex
Dword

Mensagempor RobL » 30 Jul 2007 20:02

O fato do valor da resistência zero, não invalida a lei de Ohm.
A divisão por zero é tema da Matemática e não da Física, ou seja, não é definida
Este caso deve ser tratado como um limite quando R tende a zero. Nota a supercondutividade, elimina R por extrapolação, pois nunca se atinge o zero absoluto, ou seja 0K (Kelvin).
Portanto na prática sempre haverá alguma resistência mesmo infinitamente pequena.

A lei de Ohm apenas mostra que a corrente é proporcional a V e inversamente proporcional a R. Este fato não é alterado por qualquer valor de V ou R.
Esta lei se aplica mesmo, é claro, sendo R,V,I, variáveis ou cte.
RobL
Dword

Mensagempor Fenix » 30 Jul 2007 20:33

proex escreveu:Sim, um resistor que nao apresenta resistencia a passagem da corrente. ou seja, um supercondutor.

Lei de Ohm: I=V/R

Se R=0 entao I=0 . O que nao é a realidade pois se o material tem resistencia Zero, a corrente que flui é a mesma corrente fornecida pelo gerador.

Bem como Robl disse, R=0 naum invalida a lei, e isso eh um super condutor e não um resistor.

E a minha pergunta é se existe um RESISTOR no qual a lei de Hom não sejá válida, ou seja não seja possóvel calcular a corrente ou a tenção por U=RI.
Eu particularmente axo que tal componente não existe, mas como não detenho todo o conhecimento do universo.... ele pode existir e eu não saber. Por issoto perguntando, quero saber se minha prof falo mais uma besteira pra turma.
Fenix
Bit

Mensagempor proex » 30 Jul 2007 20:45

Pergunte então para seu Prof. e coloque a resposta aqui pra gente.
proex
Dword

Mensagempor RobL » 30 Jul 2007 21:33

Nobre amigo, você está com dificuldade conceitual em funções, ou no que é uma lei Física, ou ainda no conceito de grandeza física, ou ainda em lógica formal (argumentação).

Se existir um resistor, este tem um valor ôhmico, ou não é um resistor.
Se é um resistor ele tem valor ôhmico.
Tendo valor ôhmico se aplica a lei de Ohm.
Portanto não existe um resistor que não se aplique a lei de Ohm.
Ou fecha o mundo, eu salto, ou ainda se existir, acabamos de criar um campo novo da ciênica e nada sei sobre ele ainda, ficaria muito curioso.

De repente, estão lhe falando que no mundo quântico existe um resistor que não se aplica a lei de Ohm em sua forma clássica.
Não é bem assim, neste caso a lei de Ohm passará a ter uma natureza probabilística/estatística, pois nesse mundo, pelo princípio fundamental da mecânica quântica, não podemos localizar um campo ou um resistor e somente a probabilidade desse campo ou resistor existir.

Nota1: Um supercondutor é um resistor com resistência infinitamente pequena, ou se preferir com uma enorme condutância. Portanto se aplica a lei de Ohm. É um resistor como um outro qualquer.
Um supercondutor só não teria resistência em 0K, ponto imposível de ser atingido até o momento, do estado atual de conhecimento.

Nota2: R=0 torna a lei de Ohm, matematicamente não definida nesse ponto.
Neste caso deve-se operar com o conceito de limite.
RobL
Dword

Mensagempor dreher » 31 Jul 2007 00:48

Talvez se esse resitor fosse feito de agua não pura, ele tivesse um comportamento não ohmico, pois a resistencia da agua varia de acordo com a tensão.
dreher
Byte

Mensagempor geraldomelo » 31 Jul 2007 01:25

I=V/R
V=5V e R=1 ohm . então I=5A ,

mas se R=0,5 ohms ? então 5/0,5 então I=10 A em uma tensão de 5V.

Será que ela não quis dizer isso ?

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor ernande_filho » 31 Jul 2007 02:19

ainda estou tentando entender a conversa.

Mas acho que só se for um condutor ideal (que só existe na teoria)

só assim R=0, U=0 e I=0

confesso que nem eu entendi direito.
é isso?!?!?!?!?!? :S:S
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 31 Jul 2007 03:18

a questao nao eh R ser zero, mas sim R ser constante.

tem q lembrar que a lei de ohm nao eh uma lei fundamental, ela eh empirica. vc confecciona seu condutor e aplica nele um V variavel, para medir I. vai obter um grafico que determina se I eh proporcional a V ou nao. coloca isso no Origin (o melhor amigo do tiozinho do laboratorio) e manda achar uma funcao. se I for mais ou menos proporcional, vc obtem algo como I=AV+B. a constante B eh zero, visto que quando V=0, vc obtem I=0 (sem campo eletrico os eletrons nao andam). a constante A vc pode chamar de condutancia (medida em siemens). como 1 siemens = 1/ohm, A = 1/R.

entao, se I eh proporcional a V, vc obtem I=V/R, com R constante (lei de ohm), portanto o condutor usa um material ohmico.

agora, se o negocio nao for proporcional e sair uma curva doida, o origin vai plotar uma equacao cabeluda, que nao eh a lei de ohm, portanto o condutor usa um material nao-ohmico. como todo condutor possui uma resistencia equivalente, eh o mesmo que vc dizer que existem resistencias ohmicas e nao-ohmicas, afinal nao atender a lei de ohm nao muda o fato de que existe uma resistencia a passagem de corrente eletrica no condutor.

entao, escolhendo os materiais adequados, vc poderia produzir resistores ohmicos e nao-ohmicos, mas resistores nao-ohmicos nao seriam praticos, pois vc precisaria consultar um datasheet com graficos de comportamento de I em funcao de V, como vc encontra em datasheets de diodos:

Imagem

bom, sabendo que existem materiais ohmicos e nao-ohmicos, quem chuta uma classificacao para o supercondutor ? quem arrisca plotar um grafico de I em funcao de V ? hehehe eu aposto 10 centavos q ele eh nao-ohmico, entao nao valeria a lei de ohm I=V/R ;)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 31 Jul 2007 11:06

Fênix, a lei de Ohm funciona, o que não funciona é teu corretor ortográfico...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 31 Jul 2007 11:31

bom pelo que eu entendi é um quebra pau dos montequios e capuletos..rsrs

Bom os resistores usados em equipamentos de exercito"esqueci o nome", são desenvolvidos para não sofreren interferencia do meio, humidade, temperatura.
No caso de temperatura, eles são feitos BASICAMENTE s´pra entenderem com um polimero NTC e um PTC em "série", para contrabalanço logaritmo. Desta forma o resistor submetido a -40°C ou a +45°C a resistencia deste resistor é de X+/- 0,1%.

Se for isso que quis dizer sobre lei de ohm, nos supercondutores OURO :P :D cade cade,,,,, é usado por causa de sua alta velocidade de desprendimento de eletrons e baixa impedância a passagem de corrente, seja em 0°C ou em 120°C, sua variação de resistencia mM³ é despresivel sobre variação de temperatura.

abraços

FAbim
Editado pela última vez por fabim em 31 Jul 2007 14:42, em um total de 1 vez.
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 31 Jul 2007 14:33

agora, se o negocio nao for proporcional e sair uma curva doida, o origin vai plotar uma equacao cabeluda, que nao eh a lei de ohm, portanto o condutor usa um material nao-ohmico.

O fato do material "não ser ohmico" é apenas uma forma não científica de classificar que R é uma variável e não uma cte.
A lei de Ohm se aplica a cada ponto, quando R é uma variável, em sua forma diferencial. Portanto, a lei de Ohm é válida mesmo se V, R e I são variáveis.

O fato de uma lei ter nascido de forma empírica, tal como a quantidade de movimento, também empírica, não a torna particular, ou menor. Sempre que esta lei puder ser deduzida das leis fundamentais, torna-se apenas uma outra forma de enchergar uma lei fundamental.

Outro exemplo são as leis de Kepler que foram escritas antes das teses de Newton, sobre a gravitação universal. Mas a partir das leis de Newton chega-se as leis de Kepler, que são apenas outra forma da lei fundamental, as leis de Newton, apesar de terem nascido do empirismo.
RobL
Dword

Mensagempor Fenix » 31 Jul 2007 18:50

Bem eu não estou falando de super-condutor ou coisa do tipo.
É que minha prof de Física não é muito confiável, ela já falou várias besteriras e não sabe explicar direito, e essa semana ela veio com essa de resistor não ohmico.

Eu sou técnico em mecatrônica e em um ano e meio de técnico numca tinha ouvido falar de reseistor que não fosse ohmico. Como não confio muito nessa prof vim aqui ver se tal resistor exixte.

Se eu entendi correto o que vocês falaram:
Um resistor não ohmico é aquele no qual o seu comportamento muda de acordo com a tensão, mas se medida a resistência em uma tensão e aplicada a lei de ohm, ela será válida.
O fato desse comportamento se deve ao material e as condições na qual ele está trabalhando(temperature por ex.).

E sabendo-se a resistência em um dado momento de operação a lei de ohm é válida.

Bem foi isso que entendi.

Eu andei vendo no Google e vi como exemplo de resistor não ohmico a lâmpada,e se sentendi direito eh devido ao seu filamento esquentar muito, e pelo que entendi, sua resistência varia por causa da temperatura, mas sabendo-se a resistência do filamento na temperatura em que ele está operando a lei de ohm vale normal.

bem se entendi algo errado por favor me avisem
Fenix
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 01 Ago 2007 07:27

lâmpada é uma resistencia nao linear, mas não deixa de ser uma resitencia.
Esquece um pouco os elementos e vamos traçar algumas premissas:
lei de ohm R=V/I , se estiver falando em resistencias puras
lei de ohm Z=V/I , se etiver falando de cargas complexas, ou seja contem parte real e parte imaginaria - capacitores, indutores e etc

Para lei de ohm nao ser valida essas equações acima tem que tem um ponto que não são verdadeiras, ate hoje nunca ouvi falar que isso exista e gostaria de aprender tambem

Edson.
EDSONCAN
Word

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos