Existe um resistor no qual a lei de Hom naum seja válida?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Existe um resistor no qual a lei de Hom naum seja válida?

Mensagempor Fenix » 30 Jul 2007 19:28

Seguinte munha ptof de física q num eh lá muito boa, e fala uns trecos meuio errados disse que existe resistor no qual a lei de Hom não se aplica. isso existe mesmo???
eu sou técnico em mecatrônica e numca ouvi falar disso, eu sei q tem potenciômetro logarítimico, mas eh a resistência q varia numa função log e a lei de Hom fumciona.
Fenix
Bit

Mensagempor proex » 30 Jul 2007 19:35

Sim, um resistor que nao apresenta resistencia a passagem da corrente. ou seja, um supercondutor.

Lei de Ohm: I=V/R

Se R=0 entao I=0 . O que nao é a realidade pois se o material tem resistencia Zero, a corrente que flui é a mesma corrente fornecida pelo gerador.
proex
Dword

Mensagempor RobL » 30 Jul 2007 20:02

O fato do valor da resistência zero, não invalida a lei de Ohm.
A divisão por zero é tema da Matemática e não da Física, ou seja, não é definida
Este caso deve ser tratado como um limite quando R tende a zero. Nota a supercondutividade, elimina R por extrapolação, pois nunca se atinge o zero absoluto, ou seja 0K (Kelvin).
Portanto na prática sempre haverá alguma resistência mesmo infinitamente pequena.

A lei de Ohm apenas mostra que a corrente é proporcional a V e inversamente proporcional a R. Este fato não é alterado por qualquer valor de V ou R.
Esta lei se aplica mesmo, é claro, sendo R,V,I, variáveis ou cte.
RobL
Dword

Mensagempor Fenix » 30 Jul 2007 20:33

proex escreveu:Sim, um resistor que nao apresenta resistencia a passagem da corrente. ou seja, um supercondutor.

Lei de Ohm: I=V/R

Se R=0 entao I=0 . O que nao é a realidade pois se o material tem resistencia Zero, a corrente que flui é a mesma corrente fornecida pelo gerador.

Bem como Robl disse, R=0 naum invalida a lei, e isso eh um super condutor e não um resistor.