Página 1 de 1

Memoria Rom

MensagemEnviado: 08 Jun 2008 13:46
por vtrx
Alguem poderia me indicar um link para aquisição de roms?
Estou precisando de uma rom 24x8.
Vou utilizar a rom como decodificador utilizando um fio comum que seleciona um dos pinos de endereço(0 a 23)para obter um byte específico.
Se alguem tiver uma idéia melhor agradeço.

MensagemEnviado: 09 Jun 2008 10:37
por RobL
Não tenho precisão no que quer, vamos tentar:

Por que uma rom ?
Não dá para fazer com uma eeprom?
No caso de já ter um micro no seu sistema, este não poderia pegar da própria ROM (ou flash) do micro?

MensagemEnviado: 09 Jun 2008 15:29
por Maurício
Realmente. Fazer na própria flash do MCU é o mais indicado. 24bytes é bem pouco.

Só conheço as EPROMs. Janeladas e apagáveis por UV. Um modelo comum, eu creio que seja a 2732.

http://www.milcomp.com.br/produtos.asp? ... =10&prim=2

Com uma E2PROM I2C, é bem fácil armazenar essa quantidade de dados.

Se o MCU tiver E2PROM interna, vc pode armazenar lá, também.

Vc vai usar essa memória com microcontroladores?

[]'s

MensagemEnviado: 09 Jun 2008 20:51
por vtrx
Ola,obrigado pelas respostas.
Acho que não me expressei direito...
Vou usar um 16F628A,mas preciso de 24 botoes com apenas um terminal em comum.
Imaginei uma rom 24x8,pois posso usar os 24 pinos de enderços como pinos de uma 'porta' onde leria o byte específico e o Pic traduziria o byte.
Relembrando que não são 24 bytes,mas sim 24 pinos de enderço,A0...A23.

MensagemEnviado: 10 Jun 2008 00:09
por barboza
Agora deu um nó na minha cabeça......

Existe maneiras mais elegantes de ler 24 botoes, ou 24 inputs através de 8 pinos ou menos usando um MCU amigo.

Procure soluções com shifter register por exemplo.

MensagemEnviado: 10 Jun 2008 11:36
por Maurício
Vtrx!

Vc está confundindo as coisas. Se vc tem 24 linhas de dados, através de botões, vc não tem um dado de 8 bits. Vc tem 24 linhas de endereço, somente, entendeu?

Leitura de botões (botão on/off momentâneo), na maioria dos casos, é feita levando um pino qualquer do MCU pra um determinado nível, na maioria das vezes, nível zero.

Varredura de teclado tem de diversas formas. Uma boa é a que o barboza citou, através de shift-registers paralelos/seriais.

[]'s

MensagemEnviado: 10 Jun 2008 20:34
por vtrx
Desistí do 16F628,vou utilizar o 16F877 e todas as portas.
Não posso usar varredura pois preciso de UM fio terra apenas para todos os 24 botoes pois trata-se de uma padronização(arcade game) alem de que é nescessario poder ler mais de uma tecla apertada ao mesmo tempo.
Valeu pessoal pelas idéias.

MensagemEnviado: 10 Jun 2008 23:21
por barboza
Usando shifter register você pode ler seus botoes com fio comum entre eles e as 24 portas independentes sem usar varredura e econimiza porta do MCU.

É só um dica...

MensagemEnviado: 11 Jun 2008 07:39
por vtrx
Pode fornecer link com um esquema exemplo?

MensagemEnviado: 11 Jun 2008 11:43
por Maurício
Salve, vtrx.

Com 3 ou 4 linhas do MCU, vc pode controlar quantos botões quiser, usando integrados como o 74165, p. ex. (use a série HC, que é mais rápida, 74HC165).

Com 3 ligados em cascata, vc tem os seus 24 botões, tranquilamente. E pode verificar se mais de um botão foi pressionado simultaneamente.

Com um MCU trabalhando em 1MHz (ciclo de 1us), o MCU leva em torno de uns 50us para ler as 24 chaves.

Barato e fácil de encontrar.

http://focus.ti.com/docs/prod/folders/p ... hc165.html

[]'s