Sensor de pH

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Sensor de pH

Mensagempor denis neves » 03 Mar 2009 08:44

Tudo bem galera,

alguem tem algum esqueminha de sensor de pH para medir as caracteristicas da àgua ???

gostaria de saber tbm se existe algum sensor que, de acordo com o pH, de uma resposta em tenção proporcional ao pH.

Muito obrigado,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor brasilma » 03 Mar 2009 12:15

Olá Denis,

Tinha um tópico sobre isso mas não consigo achar.

Características da água são muitas, o eletrodo de pH avalia apenas o pH mesmo.

O eletrodo de pH possui exatamente uma tensão proporcional ao pH, porem o sinal talvez não seja exatamente o que esteja pensando.

O sinal é da ordem de mV com impedância altissima, não é perfeitamente linear, e o potencial 7 se refere a 0V, sofre variação com a temperatura.

Pesquise mais na net com os termos "eletrodo combinado de vidro".

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor denis neves » 03 Mar 2009 13:02

Hummmm...valeu Brasilma,

é, a minha intenção e medir somente o pH msm !!!

Se a tensão é da ordem de mV terei que fazer um bom amplificador, ai como vc falou que o sensor não é linear eu pensei em fazer uma tabelinha e comparar o valor lido com os valores que estão na tabelinha para saber qual o pH. Mas para isso terei que ter um pHmetro comercial (acho que posso arrumar um) para fazer os valores de referência.

eu fiz um programinha em LABVIEW e posso fazer essas comparações facilmente.

O ploblema msm esta em arrumar um sensor!!!

vou dar uma fuçada na net e pesquisar o que vc me falou !!!

Muito obrigado,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor brasilma » 03 Mar 2009 13:40

Você vai precisar tbem de alguns padrões, o eletrodo é como uma pilha, e como tal com o uso vai se desgastando e o sinal produzido cae, então é necessário uma calibração constante.

Para amplificar o sinal existem CIs específicos, os mais simples são os CA3130, CA3140 bastante utilisados em aparelhos comerciais, até componentes específicos.
brasilma
Dword

Mensagempor denis neves » 03 Mar 2009 14:03

Brasilma,

eu dei uma olhada na net sobre o que vc falou e achei bastante coisa msm !!!

é então, eu tava pensando em usar um CA3140 ou um OP07 para fazer a amplificação do sinal...mas tenho que tomar cuidado com os ruidos, pois amplificando um sinal tão baixo eu tbm estarei amplificando os ruidos né ?!?

acho que vou fazer um amplificador com filtro !!!

hummm...isso de ele se degradar eu não tinha visto...interessante...vou ver se o fabricante tem alguns dados para me passar sobre isso !!!

agora de pouco passou pela minha cabeça de tentar fazer um sensor... v c vc acha uma ideia ruim ou péssima:

-pegar dois eletrodos de cobre e coloca-los bem proximos numa armaçãozinha de madeira ai fazer um divisor resistivo sendo um dos resistores os eletrodos. Na hora que eu colocar os eletrodos na àgua creio que , de acordo com as caracteristicas da àgua, vou ter uma tensão diferente no meu divisor devido a variação de resistencia causada nos eletrodos.

Não sei se isso funciona mas antes de comprar um sensor comercial vou fazer uns testes caseiros !!!

o que vc acha ?!?!

to viajando muito ???

Brigadão,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor brasilma » 03 Mar 2009 14:34

He, he, viajando bastante, nem se estivesse tentando fazer um condutivímetro teria um resultado aceitável.

O eletrodo para pH, possue eletrodos de liga especial e duas regiões distintas (por isso se diz combinado) preeenchidas com reagentes (por curiosidade a central é KCl saturado com AgCl).
brasilma
Dword

Mensagempor denis neves » 03 Mar 2009 15:09

aeahueaheauheae...

besteira msm né !?!?!

:lol:

vou fazer uma cotação de preços e vo v c eu compro um desses pra fazer uns testes !!!

Valeu pelas dicas,

qq resultado ou duvidas eu posto aqui ok ?!?

Bração.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos