MAX232 F#@*%

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

MAX232 F#@*%

Mensagempor brasilma » 04 Ago 2009 13:28

Olá Colegas,

Alguém conhece a fama desse carinha de dar problemas???

E quais são as causas...

Estou falando de problema mesmo, e não que não é muito bom, que tem outro modelo melhor, etc e tauz.

Estou perguntando isso, pois no passado uns 10 anos ou mais, a fama desse carinha não era muito boa, até ai tudo bem, porem tenho montado meu projetinho com os genéricos dele como o HIN202 e outros, e nunca tive nenhum problema até ontem.

Na compra que fiz para montar 100 peças acabou vindo esse FDP e depois de tudo soldado, já nos testes o problema começou.

O CI é de uma marca boa TEXAS (pelo menos tem o logo).

O que ocorre é que algumas vezes os inversores dele que geram as tensões positivas e negativas (+/- 8V) não começam a funcionar!!!

Putz em 25 peças tive de pegar o sugador e trocas 8 peças, fiquei até a 1:00.

Alguém sabe de alguma coisa que possa ajudar???

Para as outras peças já estou prevendo soquete para este componente.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 04 Ago 2009 14:01

Já usei o MAX232 e o HIN232, vendo o datasheet, alguns devem usar capacitores de 22uF, outros de 10uF, etc..
Dá uma olhada no datasheet e nos valores de capacitor que tu ta usando no CKT.
Obs.: Toma cuidado com a polaridade dos capacitores, se inverter nao funciona....
enigmabox

Mensagempor brasilma » 04 Ago 2009 14:28

Olá Enigma,

No Data Sheet fala em 1uF os capacitores da minha placa são de 10uF, não sei se isso pode ser o problema, com os HIN funcionava legal.

Sim capacitor invertido é problema, na verdade pior que isso, por algum tempo até funciona, porem depois o capacitor vai para o vinagre e começa a dar problema, é uma bomba relógio.

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor Francesco » 04 Ago 2009 15:00

Sempre usei com 1uF... e com 100nF o MAX232A. Nunca me deram problema.

No seu lugar, eu tentaria colocar da mesma forma que manda o datasheet, com os mesmos valores inclusive.
Francesco
Word

Mensagempor enigmabox » 04 Ago 2009 15:03

Brasilma,

Deve ser isso, tente colocar os capacitores para 1uF, as vezes algumas unidades suportam em trabalhar com capacitores maiores, por isso que alguns funcionam e outros não.
O importante é ver o que o datasheet do componente manda usar.
No datasheet do HIN232(Intersil) e MAX232(Texas Inst.) originais, dizem para usar 1uF.
enigmabox

Mensagempor brasilma » 04 Ago 2009 16:32

Entauncis, dei uma lida geral em dois data-sheets e ainda não consegui encontrar nada que diga da existência de um limite superior para o valor dos capacitores.

Existem algumas versões que podem trabalhar com capacitores menores (100nF) porem para cima nada.

Você conseguiu encontrar em algum lugar esta informação?
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 04 Ago 2009 16:35

A procedência dos chips é garantida? Ultimamente tenho arrancado os cabelos por chips ruins, que tenho quase certeza que são falsificados (na China falsificam tudo).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 04 Ago 2009 16:45

alguém tinha que botar um freio na China.... tão lascando com tudo....

quanto ao MAX232 esses dias me descabelei aqui por causa de um MAX3232... tais doido que coisa chata...

o teu problema aí eu não sei oq pode ser não brasilma, já tentou usar 100nf em tudo ao invés de uns maiores?

sempre usei e foi tranquilo!
B-EAGLE
Word

Mensagempor enigmabox » 04 Ago 2009 19:39

Brasilma,

Nos datasheets TI e da Intersil informam para usar 1uF, dizendo que o valor nao é critico. Eu tenho placas com HIN232 com 22uF e MAX232 com 10uF, e nao tive problemas. Qual a procedencia dos CIs que vc comprou? CIs falsificados é que não faltam no mercado... Se no CI os dados forem escritos como serigrafia com tinta branca, pode desconfiar que tem 90% de chance de ser falsificado. Os produtos originais vem escrito com tinta ouro ou prata e alguns gravados com baixo relevo a laser.
Tenta usar 1uF e veja se funciona.
enigmabox

Mensagempor brasilma » 05 Ago 2009 08:08

Tudo indica que o problema possa ser com os CIs, talvez sejam peças que não passaram no controle de qualidade, as peças substitutivas funcionaram com os mesmos capacitores, e desta mesma interface já foram montadas mais de 600 peças sem problemas.

Minha dúvida é com relação a esses problemas do passado me lembro que muita gente reclamava desse CI, porem não me recordo qual era o problema ou solução.
brasilma
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Ago 2009 13:57

Acho então que comprou CIs do 'passado' rsrs
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor brasilma » 05 Ago 2009 14:31

:D
brasilma
Dword

Mensagempor egipts » 06 Ago 2009 12:54

Olá, pelo que me consta os primeiros MAX232 usavam capacitores de 10u e depois de certa data, quando conseguiram fazer o charge-pump interno com frequencia maior, passou-se a usar cap. de 1uF.

Certa vez, navegando pela web, vi um circuito que usava um MAX232 em substituição a um dobrador e inversor de tensão. Nesse circuito o cabra usava dois capacitores de 1u em C1 e 2, caps. com dois terminais ligados a CI, e três caps. de 10u, nos caps. ligados ao CI e terra (incluindo bypass do Vdd). Como a'corrente máxima de saída (TI) é de cerca de 10mA, acredito que os 10u utilizados nas saída estejam de acordo.

Caro brasilma, sua aplicação utiliza cabos muito longos e/ou cargas maiores que 5mA?

Att. egipts.
egipts
Byte

Mensagempor brasilma » 06 Ago 2009 14:04

Olá Egipts,

Muito bem colocado seu questionamento - não havia comentado - nos testes que fiz, percebi qu o problema ocorre com muito mais frequencia quando a interfce está conectada aos equipamentos.

Com certeza existe algum tipo de interação seja carregando a saída ou injetando alguma tensão.

No caso a interfce fica conectada a dois equipamentos, uma balança, que tbém usa na saída serial buffers similares ao MAX232 e uma impressora térmica - que não sei o que usa.
brasilma
Dword

Mensagempor egipts » 06 Ago 2009 14:22

Olá, em redes 485 e CAN existem conversores de níveis de 1/2 (meia) carga e 1/4 de carga, que são componentes iguais porém com resistência de entrada maior, o que permite que se liguem mais aparelhos em uma rede. No caso da RS232 há apenas um transmissor e um receptor, mas na prática pode-se usar mais de um receptor. O problema disso é exatamente o tipo de conversor usado em cada um dos receptores, quem nunca viu aqueles conversores feitos com transistores e diodos...

Bom, eu tentaria duas soluções. Uma seria aumentar a vel. da serial, já que em frequências menores o uso da fonte é maior. Outra seria colocar resistores em série com cada receptor, de forma a reduzir o consumo dele. Lembrando que a tensão na entrada do receptor não deve ficar abaixo dos +/- 3,5V da faixa de ruídos, tem conversores USB serial que trabalham com +/- 5,1V !! O valor do resistor vai depender da resistência interna de cada receptor. Se quer um chute, comece com algo em torno de 390R...

Att. Osiris.
egipts
Byte

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos