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motor cc

MensagemEnviado: 11 Dez 2009 14:54
por styg
Pessoal, que empresa voces indicam para mim comprar motor cc???

Não tenho muitas especificações, mas queria algo pra 12V, com potencia < 5W, rpm entre 1000-5000 e tem que ser pequeno (tipo aqueles pra leitor de dvd, que são baixinhos), só não pode ser muito fraco porque no eixo dele vai ter um eixo que deve pesar entre 50-100g.

Os que eu acho por ai parecem muito fraquinhos (tipo esses de dvd), e quanto ao torque N.cm, kgf.cm , alguem tem ideia do torque necessario pra fazer girar a uns 2000rpm uma polia de 100g??? deve ter um calculo...

MensagemEnviado: 11 Dez 2009 16:29
por _blackmore_
não sei se tem o que vc precisa ... mas indico uma.

www.motron.com.br

abrax!

MensagemEnviado: 11 Dez 2009 16:37
por EvandroPic
alto torque e potência aliado ao tamanho pequeno, diria que o melhor é brushless
http://www.gabahobby.com/listacategoria ... idgrupo=31

Acionados por ESC (Electronic Speed Control) via PWM. Da mesma forma que se controla um servo-motor:
http://www.gabahobby.com/listacategoria ... idgrupo=32

Talvez estes sejam muito potentes pra tua aplicação mas você pode enrolar um destes de drive de CD-ROM de acordo com o torque que você precisa. Tem sites que ensinam como calcular isso de acordo com a bitola do fio e número de espiras.

Imagem
Imagem

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic. ... 2fc5f00921

http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Notas ... less_1.htm

Re: motor cc

MensagemEnviado: 11 Dez 2009 18:09
por Djalma Toledo Rodrigues
styg escreveu:... e quanto ao torque N.cm, kgf.cm , alguem tem ideia do torque necessario pra fazer girar a uns 2000rpm uma polia de 100g??? deve ter um calculo...

A questão não é o Eixo ou a Polia em si.
Da Polia (sem a Correia é obvio ) você terá resumidamente: Apenas a Inércia e
o Atrito do Ar

A questão é saber qual o Torque necessário para acionar o mecanismo

Para pequenos mecanismo o Torque é expresso em g.cm

DJ

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 08:23
por MOR_AL
Só uma pequena correção, DJ.
A unidade de torque é Força VEZES distância. Newton VEZES metro, por exemplo.
Grama (peso e não massa) VEZES centímetro.
... E o DJ está certo. O peso dos componentes só influenciam na alteração da velocidade de rotação (e também deve ser levado em conta). O que o motor vai acionar é que deve ser considerado.
Por exemplo. Se o motor for usado para acionar um elevador, então deve-se conhecer o TRABALHO que ele vai realizar e a POTÊNCIA que ele precisará. O TRABALHO fornece a ENERGIA necessária para o sistema. Por exemplo, elevar uma massa de 500 kg a uma altura de 33 metros (cerca de 10 andares). Em quanto tempo esta ENERGIA é liberada, fornece a POTÊNCIA necessária para o motor. Por exemplo, realizar este TRABALHO em um minuto. Outro detalhe é que as reduções servem para compatibilizar (transformar) a velocidade angular de rotação do motor (em radianos por segundo) com a velocidade (linear ou angular) do que você pretende mover. No exemplo, velocidade de 33 metros por minuto.
Não vejo isso há algum tempo, portanto, peço que me corrijam se eu estiver errado em alguma afirmação.

[]'s
MOR_AL

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 09:08
por Djalma Toledo Rodrigues
Corrreto Mor_al

Grama x cm

Ja foi Editado e corrigido

Abraço

Obrigado

DJ

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 08:41
por RobL
T = gf.cm ou N.m ou ainda Kgf.m, Kgf.cm... etc
gf (grama força) . O torque é o que importa conforme colocado.

Na Idall tem motor 5,9V RF300-CA para play station, altura 12mm diâmetro 24mm sem informação sobre torque.
Motor 12Vc altura 26mm diametro 34 2000RPM e um maior 12Vcc altura 52 x 37mm 9500RPM. Nada de especificação.

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 09:46
por styg
blackmore, sim ja conheco esse site, mas valeu

evandro, ja tinha olhado esses bldc, mas são bem caros néh, e os que vi são com rotação altissima, pra ser usada em aeromodelos..
quanto a enrolar de drive de cdrom, é F*** pq vou precisar em quantidade.

djalma, é essa mesmo a questao, saber qual a força o motor precisa ter pra conseguir girar uma polia (ou qualquer coisa presa ao eixo) com 100g, a 2000rpm.

moral, o que o motor vai acionar é só essa polia mesmo, uma polia presa ao eixo (que deve pesar entre 100-200g), então nesse caso só preciso saber a potência do motor pra conseguir girar a 2000rpm com esse peso no eixo.

robl, vou olhar essa idall, quanto ao motor do play ja até comprei mas é pequeno e parece bem fraco tb, valeu

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 10:48
por Djalma Toledo Rodrigues
Styg como a Polia é balanceada éla em si não exige Torque

fora a força necessária para vencer a inércia, na aceleração, e o atrito do Ar
conforme já coloquei.

Se a Polia nada aciona ela não realiza trabalho algum

É como se estivesse a acionar uma Alavanca vazia, isto é, sem a Força de Resistência

---------
E o que é a Polia, ou a Roda, se não uma sucessão de Alavancas ?
(Pronto, já entrei na Filosofia)
-----
DJ

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 12:52
por styg
ué, se uma polia pesa 1kg e o motor tá girando essa pólia, nao ta realizando trabalho nenhum???

e essa mesma polia ta servindo como uma roda (como um segway +-), e gera movimento, ai realiza trabalho??

para o motor, nao vejo diferença entre os 2 casos.
se eu pego um motor pequeno, com torque baixo, ele nem começa a girar.

então preciso saber que torque (força) ele precisa para conseguir girar com essa polia (100g) a 2000rpm.

você concorda comigo, que se fosse só a inércia, eu poderia prender qlqr motor miniatura na polia e depois de ajudar na partida (com a mão) ele manteria girando numa boa (coisa que nao acontece).

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 16:00
por Djalma Toledo Rodrigues
Que confusão -- Nem Confucio rs

Veja bem eu falei a polia em si

É óbvio que um motor muito pequeno não vai suportar uma polia pesada
devido ao atrito das buchas de seu eixo

Já viu aqueles pratos que giram na ponta de uma vara no circo ?
O cara da um impulso (vencer a inércia) e o plato gira durante muito tempo
Perde a velocidade aos poucos devido ao atrito com o ponto de apoio e com a resistência do Ar

DJ

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 16:30
por MOR_AL
styg.
Para iniciar o movimento da polia, é necessário vencer o ATRITO ESTÁTICO que existe no eixo do motor. É o acoplamento entre o bloco do rotor do motor, e os mancais que suportam este rotor. E, se existir, o atrito das buchas no rotor.
Depois tem que vencer o atrito DINÂMICO, que é MENOR que o estático. Portanto, basta iniciar o movimento, para saber o maior.

Pra resolver.

1 - Coloca a polia no motor.
2 - Coloca uma haste (quase sem peso) saindo do eixo do motor (radial), colada à polia. O comprimento desta haste é de, digamos 10 cm. Bom agora você já tem o valor do comprimento da haste (braço de alçavanca).
3 - Coloque o motor com o eixo dele na horizontal, e a haste apontada para baixo.
4 - Pegue uma mola com a "delicadeza" compatível com o tamanho do motor. Se o motor é pequeno, então coloque um elástico mesmo, preso no final da haste (lado NÃO EIXO do motor). Por exemplo, meça o tamanho deste elástico quando ele não estiver esticado, porém já reto. Chame esta distância de L0. Por exemplo faça L0 = 10 cm.
5 - Estique o elástico PERPENDICULAR à haste. O elástico deve pertencer ao mesmo plano formado pela polia. Comece a esticar o elástico. Meça o tamanho que ele passou a ter, quando o eixo começar a girar. Se a variação do tamanho for pequena, use um elástico mais fino. Digamos que o elástico passou de L0 para L1. L1 você vai ter que medir.
Pegue uma balança delicada e prenda o elástico nela, sem alterar o comprimento original L0. Estique o elástico até que ele passe de L0 para L1, fazendo com que a balança mostre a força que o elástico aplica a ela com esta distância.
6 - Meça o valor da força que a balança mostra. Na realidade a balança mostra a massa e não a força, então você deve multiplicar este valor por 9,8 (aceleração da gravidade 9,8m/(s.s)).
7 - Calcule o torque que você precisa para o motor:
Torque (mínimo) = Valor da balança (massa, kg) x 9,8 (m/(s.s)) x 0,10 (m)
A unidade deste torque está em kg vezes metro ao quadrado sobre segundo ao quadrado.
Se o motor é pequeno, você deve alterar as unidades.
1 kg = 1000 g
1 m = 100 cm
Torque mínimo (g, cm2/s2) = Torque anterior (kg, m2/s2) X 1000 X 10.000

Já saí da faculdade há mais tempo do que gostaria, portanto peço aos "alunos" que verifiquem e, se necessário, corrijam. :lol:
MOR_AL

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 16:38
por styg
bom, tudo bem, deu pra sacar.

mas a questão principal é achar um fornecedor de motor baixinho..

MensagemEnviado: 14 Dez 2009 20:17
por RobL
O torque medido da forma acima é somente um caso, na partida do motor.
Um motor não foi feito para trabalhar travado.
A forma de medir ou levantar a curva de torque é através de um gerador, cuja carga é um resistor puro, através do qual se determina a potência e também a curva de torque em função da rotação, tensão, etc. Variando a carga chega-se ao torque máximo em função da rotação e até o torque que quase pára o motor.
O mesmo usado em motores a combustão.
No caso do improviso, um motorzinho, como torquímetro, calibrando dá.

MensagemEnviado: 15 Dez 2009 08:20
por MOR_AL
Olá RobL.
Antes de mais nada, você está certo!
Porém, acredito que sua solução não se aplicaria para o caso em questão.

Vejamos nossas diretivas:

1 - Nosso amigo solicitou uma ajuda e por suas postagens, conclui-se que ele não tenha o conhecimento para algo mais complicado. Isso é óbvio, já que se conhecesse do assunto, ele mesmo resolveria.
2 - Por desconhecer o assunto, acredito que ele não possua equipamento para medir torque.
3 - Pelo tamanho do motor, deve ser algo barato, logo ele pode comprar alguns modelos e experimentar o que mais lhe convier.

O torque medido da forma acima é somente um caso, na partida do motor.
Um motor não foi feito para trabalhar travado.


4 - Segundo ele, o motor possui apenas a polia, e mais nada, logo bastaria vencer o atrito estático do motor e a carga seria a inércia da polia.

Bom. É isso aí.
Apresentei uma solução simples, acreditando ser a mais apropriada para o caso. Outras soluções certamente existem.
[]'s
MOR_AL