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Transmisores de Pressão e Temp. Automotivos X Industriais?

MensagemEnviado: 01 Mar 2010 13:00
por Haroldo Coelho
Estou desenvolvendo uma automação de um compressor, que terá transmissores de pressão de O.Lubrificante(0a 10 BAR- SAÍDA DE 4-20 mA) e Transmissores de temp(PT-100 + conversor de 4-20 mA), com range de 0-100 graus.

Mas surgiu uma idéia: Poderia eu usar transmissores automotivos??

Sendo eles elétricos, serão eles lineares e qual o range de saída?

ALGUEM JÁ TRABALHOU COM ELES.

Se forem lineares..poderemos fazer misérias, como conversores de saida de 0-5 V ou 4-20 mA, certo?

Meu objetivo é baratear custos. Um transmisssor de pressão industrial está custando uns 500,00...e um automotivo deve ser baratinho.

Poderão eles serem alimentados com 24VCC??( Acredito que existem os de empilhadeiras).

Se ninguem souber, vou comprar um e ver sua curva aqui no laboratório....ou se tiver informações na INTERNET..

MensagemEnviado: 02 Mar 2010 20:08
por zazulak
Olá Haroldo,

sobre os sensores de pressão de fluido, não são tão comuns os de uso automotivo. O que tem na maioria absoluta dos automóveis é um sensor de pressão do oleo com um contato NF. Até existem casos onde a pressão é monitorada, mas não conheço os sensores utilizados. Há o sensor MAP, mas este dificilmente sente pressão positiva (só se for para carro turbo) e mesmo os que o sentem, não chegam a 10 bar.

O sensor de temperatura da agua é um termistor dentro de um invólucro especial. Obviamente, a curva não é linear, mas não é dificil compensar por software. Em alguns carros, existem dois sensores: Um ligado ao medidor do painel, de menor resistência, e um ligado à centralina da injeção eletrônica, de resistência maior, tipo uns 10K a zero grau, caindo para perto de 1K aos 80 graus.

MensagemEnviado: 02 Mar 2010 23:00
por Haroldo Coelho
zazulaK. Mas existem, em diversor paineis de carros, diversos indicadores de pressão do óleo. Alguns analógicos e atualmente os digitais, ou estou enganado?

Para temperatura, tudo bem. a curva não é linear pois já sei ser um termistor.

Agora quanto a pressão, vou pesquisar amanhã.

MensagemEnviado: 08 Mar 2010 13:12
por Andre_Cruz
Haroldo,

Ja trabalhei com o MPX5700DP da motorola, não é especifico para oléo lubrificante, sei que gasolina danifica rápido o sensor.

Uma pesquisa rápido no tio google, encontrei alguns sensores de pressão do "óiuuuu".

http://www.xpeedshop.com.br/shop.php?sh ... ssion=0101

http://www.fueltech.com.br/br/product/d ... iemens_vdo

Ambos da SIEMENS !!

Abraço
Espero ter ajudado

André

MensagemEnviado: 08 Mar 2010 17:07
por Haroldo Coelho
ajudou Andre_Cruz, com certeza.

Valeu.