Moderadores: 51, guest2003, Renie
albertorcneto escreveu:Comprei esse CI XC4013E quase que no quilo. Paguei 5 euros por ele e mais 30 CIs diferentes. O Marcelo Samsoriuk vive dizendo que um FPGA com 100mil gates custando coisa de poucas dezenas de dolares. Esse, eu vi na Digikey, custa entre 105 e 367 euros!!! E tem so 13mil gates. Alguem ja trabalhou com esse cara? Saberia me explicar qual a diferenca?
Rodrigo_P_A escreveu:Marcelo, vou aproveitar que você manja e te perguntar.
Eu tenho um xc3s400 eu consigo implementar um ARM7, um CORTEX M3, ou um COLDFIRE nele?
caso afirmativo, por favor me passa uns links para eu ler sobre o assunto.
Marcelo Samsoniuk escreveu:"coldfire" e "arm" nao em funcao de nomes comerciais... tem varios 68000 em verilog e vhdl disponiveis:
http://opencores.org/project,tg68
http://opencores.org/project,ao68000
http://www.experiment-s.de/en/progress
http://opencores.org/project,k68
http://opencores.org/project,ae68
o primeiro sintetiza na boa! os dois ultimos acho que ainda estao em fase de planejamento e os do meio indicam que a cpu esta implementada, mas nao tive curiosidade de olhar... embora nao sejam coldfires e usem a especificacao do 68000 como referencia, sao designs sincronos baseados em maquinas de estados e portanto possuem velocidades particulares quando comparados a um 68000 original.
testando rapidinho aqui o build do TG68 na FPGA que vc indicou resultou em um clock maximo de 21MHz para speed grade 4 e 25MHz para speed grade 5. usando uma spartan 3E de 250 mil gates eu consegui 30MHz, em funcao de ser um componente mais moderno. isso eh acima do nominal dos 68SEC000 de 20MHz, porem componentes escolhidos a dedo mostraram-se aptos a operar acima de 50MHz!
de qq forma, soh testei uma das implementacoes disponiveis (TG68) e talvez nao seja a melhor implementacao... o pessoal nas listas de mail reporta que implementacoes em FPGA poderiam rodar tranquilamente a 75MHz e, de fato, eu jah consegui fazer o build de unidades vetoriais rodando com clock de 125MHz.
sobre arm, o problema eh que a arm international ltd nao fabrica chips e vive de royalties... entao quando surgem clones, como o caso do blackarm citado abaixo, eles nao pensam 2x em chumbar:
http://opencores.org/articles,1004822682Rodrigo_P_A escreveu:Marcelo, vou aproveitar que você manja e te perguntar.
Eu tenho um xc3s400 eu consigo implementar um ARM7, um CORTEX M3, ou um COLDFIRE nele?
caso afirmativo, por favor me passa uns links para eu ler sobre o assunto.
Rodrigo_P_A escreveu:Marcelo, mas dúvidas:
Eu posso usar uma implementação do 68000 em um projeto comercial?
Esse teste que você fez de implementação da CPU no XC3S400 foi só do CORE ou com algum pouco de RAM ?
Você já fez uso de implementação deste core 68000 na prática?
Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante