Circuito para adaptar interfone em porta FXS de ATA

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito para adaptar interfone em porta FXS de ATA

Mensagempor marciorp » 03 Jun 2012 23:56

Pessoal,

Alguém tem algum circuito para ligar um interfone na porta FXS de um ATA.
A ideia e pegar os fios que chegam no aparelho do lado de dentro da residência e ligar nesse circuito, e o circuito ser ligado na porta FXS. Quando alguém apertar o botão de chamar no interfone que fica na rua, o circuito age como um aparelho de telefone, "tirando o telefone do gancho" e digitando 99, p.e., e quando for atendido o interfone do lado de fora vai funcionar como se fosse o monofone do aparelho.
E se o circuito conseguisse receber determinada sequencia de dígitos DTMF e fizesse a função de "apertar o botão" do monofone original que abre a fechadura eletro-magnética, ia ser muito melhor ainda.

Ou seja, o circuito tem que acoplar a parte de fora de um interfone comum a uma porta FXS.

Se não tiver pronto mais tiver uma ideia de por onde começar um ou esboço, já iria ajudar muito.

Sei que tem pronto no mercado, mais: 1. Fazer e aprender é mais legal; e 2. Pronto é muito caro, acho que dá pra montar um por 1/5 do preço.

Abs,

Marcio.
marciorp
Bit

Mensagempor rcakto » 05 Jun 2012 00:48

Marciorp, o que voce quer é um circuito de interfone.

http://www.eletromaniacos.com/modules.p ... cle&sid=14

agora para fazer exatamente o que deseja, devese trabalhar junto com um uC...

Se for para ajudar com problema em um circuito seu o pessoal vai te ajudar, mas se quiser algo pronto, vai ser meio impossivel... so se pagar mesmo XD
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor marciorp » 05 Jun 2012 13:54

Rcakto, muito obrigado pela atenção!

rcakto escreveu:Marciorp, o que voce quer é um circuito de interfone.

http://www.eletromaniacos.com/modules.p ... cle&sid=14

Na verdade eu já tinha visto esse circuito, e não é o que quero, pois essa parte eu já tenho.

rcakto escreveu:agora para fazer exatamente o que deseja, devese trabalhar junto com um uC...

Pensei em algo mais simples, acho que sem uC dá, mais se as ideias forem com uC, sem problemas, sei um pouquinho de PIC. Sei que tem alguns CI para tratar DTMF, pois o que preciso é uma forma de acoplar o interfone (parte de fora) a uma linha de telefone, e quando o fone (parte de dentro) tocar, disparar o CI DTMF para discar alguns dígitos fixos.

rcakto escreveu:Se for para ajudar com problema em um circuito seu o pessoal vai te ajudar, mas se quiser algo pronto, vai ser meio impossivel... so se pagar mesmo XD

Não precisa ser algo pronto, quero desenvolver mesmo. Mais preciso de uma ideia de por onde começar, componentes e tal. Pois não tenho a menor ideia de como começar.

Para ficar mais fácil de entender:
Código: Selecionar todos
 ----------                                                       ----
| Porteiro |_____________________________________________________| Fo |
| Eletron. |               2 fios                                | ne |
| na rua   |-----------------------------------------------------| *2 |
|  *1      |                                                      ----
 ----------
 | |    | |             
 | |    | +---------+
 | |    +---------+ |
 | |              | |
[FONTE 12V]      [FECHADURA]

Quando aperta o botão na unidade *1, toca a unidade *2.
Quando tiro a unidade *2 do gancho, converso automaticamente com a unidade *1, e se aperto um botão na lateral, aciona a fechadura.

O que quero fazer é um circuito para ficar no lugar de *2 e ligar na porta FXS, de forma que quando acionar o botão em *1, o novo circuito "abra" a linha da porta FXS, como se tirasse o telefone do gancho, e disque alguns dígitos. Se a ligação for atendida, mantenha o canal aberto até que a ligação seja desliga pela parte interna, se não for atendida em 60 segundos, p. e., desliga o canal.
Se não complicar ainda mais, quando o canal estiver aberto, se o circuito receber uma sequencia de DTMF pela porta FXS, acionar a fechadura como o botão na lateral de *2 faz, ou acionar um relé.

Quero fazer o que esse produto aqui faz: http://www.intelbras.com.br/Produtos/Telecomunicacoes/Acessorios/XPE-1001-T

Abs,

Marcio.
marciorp
Bit

Mensagempor rcakto » 05 Jun 2012 19:41

olha, nunca trabalhei com esses chips, mas acho que ficaria mais simples usar esse ic U3761MB-T da atmel junto com um DSP qualquer, pois voe tem que interpretar o sinal tanto do interfone quanto do "telefone" para saber quas teclas estao sendo digitadas.... de uma olhada no datasheet do ic que eu falei e veja se rola tanto financeiramente quanto produtivamente...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Voltar para Circuitos Diversos