Controle de potência de saída de um aplificador

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Controle de potência de saída de um aplificador

Mensagempor rocknroll » 02 Abr 2013 14:16

Eu tinha postado no lugar errado, então movi para cá.

Fala galera, blz?

Seguinte...

Tenho um amplificador de mesa (audio) com especificações de saída em 350 Wrms para 2 Ohm.

Quero utilizar este amplificador para testar diferentes falantes (50Wrms, 60Wrms, 100Wrms... e por ai vai).

Eu utilizarei falantes de 8 Ohm e gostaria de uma ajuda para definir em quais pontos terei na saida do meu amp as potencias necessárias para os testes.

Pensando na formula simples: W = E² / R.

Neste caso para levantar qual a potëncia max de saida para 8 ohm, terei que colocar uma resistencia na saida neste valor e medir a tensão na saida até obter a tensão mais estabilizada. Com isso acredito que saberei a pot de saida max para os falantes de 8 Ohm.

Ai estava pensando em graduar meu seletor de volume com valores de potencia baseando-me nas tensões de saida do amp.

Isso dará certo ou estou falando muita besteira?

Este amp ficará em uma linha de produção, por isso preciso gradua-lo para ficar facil para o pessoal lá determinar as posições corretas para os testes.

Obrigado a todos.
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Re: Controle de potência de saída de um aplificador

Mensagempor MOR_AL » 03 Abr 2013 16:10

Se o seu amplificador fornece mesmo 350Wrms (em um canal), para uma carga de 2 ohms, então:
1 – Para uma carga de 8 ohms ele vai fornecer o máximo de:
P = 350W = V*V/R = V*V/2 --> V = raiz de 350*2 = 26,46V
Com essa tensão máxima rms, que o amplificador pode fornecer, em uma carga de 8 ohms, tem-se
P(8ohms) = V*V/8 = 87,5W
Ou mais diretamente: 350*2/8 (que é a relação entre as cargas).
Atente para o seguinte:
1 – Se os falantes a serem testados agüentam REALMENTE essa potência rms.
2 – Costuma-se realizar o teste aplicando uma senóide com 1000Hz.
3 – As tensões mostradas estão na unidade Vrms. Vpk = 1,414*Vrms. Vpp = 2,828*Vrms.
4 - Durante os testes, TAMPE BEM OS OUVIDOS.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Abr 2013 15:30

Esses cálculos, me parece, não estão corretos
e não estão corretos por um detalhe, que faz toda a diferença

CASAMENTO DE IMPEDÂNCIA !

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor rocknroll » 08 Abr 2013 13:03

Boa tarde senhores,

Após alguns testes rápidos, decidi partir para uma solução mais segura.

Cheguei a testar a saída do Amplificador com uma resistência de chuveiro, porém em uma frequência de 60Hz e não 1KHz. Farei o teste com 1KHz pois em teoria representa uma situação mais comum.

Decidi não utilizar a placa de som do PC, e sim uma externa. Desta forma colocarei o amplificador no max, volume da placa de som também no max e controlarei o meu sinal de saida do micro. Irei gerar alguns arquivos de audio com o qual eu possa determinarr minha tensão da saida (placa de som) e com isso após testes com o amplificador, terei os níveis necessarios para controlar a potëncia de saida dos alto falantes.

Desta forma posso ter diversos arquivos (para diferentes potências) e diminuo a interferencia do pessoal da linha de produção, reduzindo assim efeitos colaterais.

Após concluir os testes informo a vocês a solução e ambiente finais.

Abraço
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor proex » 08 Abr 2013 14:26

Aconselho vc estudar as normas de medição de potencia da AES http://www.aes.org/

As formas descritas ai acima estão erradas. Não é assim que se mede.

Se vc nao seguir as normas, especifica qualquer coisa , assim sua produçao nao perde tempo. Afinal é assim que a maioria dos fabricantes no Brasil fazem.
Editado pela última vez por proex em 10 Abr 2013 21:02, em um total de 1 vez.
proex
Dword

Mensagempor ELFS » 10 Abr 2013 20:13

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Esses cálculos, me parece, não estão corretos

DJ

O casamento de impedancia é para o maxima transferencia de potencia e outros badulaques , e não é necessária para se medir a potencia suportada por uma determinada carga.
ELFS
Byte

Mensagempor MOR_AL » 10 Abr 2013 20:52

DJ

Caro Djalma.
Durante anos, fiz estes cálculos e deram resultados satisfatórios.
Gostaria que você postasse, também, o seu cálculo, para que eu pudesse acompanhar o seu raciocínio, uma vez que apenas informar que pode estar errado, não contribui para esclarecer sua posição. Apenas aumentam as dúvidas sobre a questão.
Adianto que não se costuma incluir apenas a parte reativa da impedância, pois além da resistência da bobina do falante, teríamos que levar em conta sua reatância e uma resistência, que representasse a energia mecânica transferida sob a forma de ondas acústicas. Essa última, junto com as demais, forneceria a potência acústica transferida pelo alto-falante em função da frequência.
Se o falante fosse incluído em uma caixa acústica, certamente que esta "curva de transferência acústica" teria que ser medida, pois seu cálculo é extremamente difícil, além de necessitar de equipamentos caros. Isso sem mencionar o ambiente e a posição em que essa caixa estivesse posicionada e a posição do ouvinte.
Acho que é por isso que apenas se calcula a potência dessa forma simplória, mostrada anteriormente.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor rocknroll » 11 Abr 2013 07:32

Interessante esse site proex,

Vou dar uma olhada.

Valeu
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 12 Abr 2013 15:04

MOR_AL escreveu:

DJ

Caro Djalma.
Durante anos, fiz estes cálculos e deram resultados satisfatórios.
Gostaria que você postasse, também, o seu cálculo, para que eu pudesse acompanhar o seu raciocínio,
MOR_AL

O "mistério" do Casamento de Impedância

Se eles não se amam porque se casam?
Culpa de Thevenan

Para Thevenam Ri esta em paralelo com Rl
A máxima Potência ocorre quando Rl = Ri
isto é, a Potência se distribui igualmente em Ri e Rl

Quem trabalha com Transmissores RF , os Radioamadores (ainda existem),
sabem, sentem, o que é Casar Impedância, Moral

Por falta de Instrumental adequado os Técnicos,ou Engenheiros, de Audio o mais das vezes ignoram.

Imagem

A esquerda o Seletor de Impedância e o Multiplicador.
A Direita o Multiplicador de Potência

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 13 Abr 2013 11:48, em um total de 2 vezes.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 12 Abr 2013 16:11

Ok!
Para RF a coisa muda de figura, mas para AF não.
Em áudio a realimentação faz com que a impedância de saída do amplificador seja praticamente nula. Com isso, se casássemos as impedâncias, o amplificador forneceria muito mais potência. Potência esta que ele não dispõe, levando a alguma limitação devido aos circuitos de proteção, ou a sua queima.
No caso de RF, não se costume usar realimentação negativa, pela dificuldade de projeto e repetibilidade entre amplificadores.
Sem a realimentação, os amplificadores de RF, na prática, possuirão impedância não desprezível. A única forma de transferir a máxima porência para a carga é tornar o conjunto impedância de saída com a carga, puramente resistiva. Aí então há necessidade de casamento de impedância.
Observe que casamento de impedância é interessante quando a impedância de saída não for desprezível. Imagine um amplificador de áudio com 0,1 ohm de saída e uma carga com 8 ou 4 ohms. Por divisão de tensão, a carga fica com maior parte da tensão e da potência também. Se colocarmos uma carga com 0,1 ohm, a potência em ambas aumentará muito, mas o amplificador, normalmente, não é projetado para aguentar.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Abr 2013 11:45

Imagem

Finalidade desses instrumentos:

Power output of oscillators, amplifiers, preamplifiers, transformers, transducers, and low-frequency lines.

Output impedance, by adjustment of the load to yield maximum power indication.

Frequency-response characteristics of amplifiers, transformers, and other audio-frequency devices.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Abr 2013 11:41

Ok!
Djalma.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos