1-Flyback(uc3844+6n80) exige trafo maior e mais caro que as outras e transistor chaveador caro.
2-Forward(uc3844+6n80) trafo menor, sem gap. Exige um indutor, um diodo a mais na saída, enrolamento desmagnetizador+seu diodo(nem sempre...), chaveador caro.
3-Half-bridge(tl494+ir2110+2Xirf840) tbm exige 1 diodo a mais na saída, mais uma "perna" no secundário, além de mais um transistor chaveador... o preço dos 2 irf é menor que o preço de 1 6n80, o ir2110 é caro e o tl494 é menos da metade do preço do uc3844.
4-Testei também uma half-bridge(ir2153 + 2Xirf840) barato e simples mas sem possibilidade de regular a tensão. Quase não há literatura a respeito do ir2153, acho que seria mais adequado para amplificadores pois fornece uma corrente "nervosa". Mesmo sem regulagem a tensão quase nem cai com variação na carga mas a aplicação exige tensão estabilizada o que torna o ir2153 inviável. Pensei em colocar um dimmer com triac antes dos retificadores da entrada da fonte mas não fui adiante.
Half-bridge me parece a melhor relação custo benefício(sem o ir2110.. tl494 + 2X Mje13009-NPN é mais barato ainda que o irf)... o problema é o drive para o chaveador positivo. Não pretendo usar transformador para os chaveadores. Não da para usar opto(ex. pc817) pois são muito lentos. Estava pensando em utilizar o 0V como gnd do tl494 e fazer uma saída como de um amplificador de potência. Como drive dos MJE13009 os MPSA42 e MPSA92... mas... se é tão fácil(sem transformador drive) e barato, pq ninguém fez ainda? Seria uma boa solução?
Mje13009:
Vce........400V
Ic..........12A
Hfe(min)..6
P...........110W
Mpsa92/42(complementares):
Vce........300V
Ic..........500mA
Hfe(min)..25
P...........625mW
Eu to meio perdido... tenho 2 circuitos que funcionam bem mas um é caro e o outro é de difícil montagem, preciso do mais barato e fácil de montar possível. Se desse para fazer tl494+mpsa+mje(sem transformador) seria perfeito... mas tenho que testar isso ainda. Tem drive viper que faz quase toda a fonte mas é caro.
Bem, eu cheguei até esse ponto mas... se vcs precisassem fazer uma fonte 100~240=>15Vdc 10A qual topologia utilizariam e quais componentes a grosso modo?
Se alguém precisar de ajuda para fazer uma fonte chaveada to a disposição... mas se quiser uma fonte chaveada barata e fácil de montar ai vou ficar devendo