modulo RF Serial qual o melhor?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

modulo RF Serial qual o melhor?

Mensagempor renan-papaco » 09 Jan 2014 20:06

estou recomeçando um projeto antigo... q é fazer um robô que desvia de obstáculos e só ativa no escuro... ele terá 4 sensores de luminosidade por LDR, um deles ficará na extremidade frontal pra poder detectar ausencia de terreno e evitar q ele despenque...rsrsrs

ai me surge a ideia de futuramente investir nos modulos RF na qual poderia instalar na porta serial do uC ou mesmo um paralelo... e sei q devo ter dois modulos e ambos devem ser iguais e operar na mesma frequencia... alguem ai sabe de algum modulo eficaz e barato q atenda minhas necessidades?
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Re: modulo RF Serial qual o melhor?

Mensagempor andre_luis » 09 Jan 2014 20:42

Faz muito tempo que não mexo com isso, mas os da marca Telecontrolli eram os mais confiáveis.
Quanto á ter 2 módulos, não necessariamente, pois há os modelos transceivers.

Atualmente, pode-se comprar desses módulos no e-bay com frete gratis por alguns reais um modelo chinês, mas para sua aplicação ( Robô ) mesmo com os da melhor qualidade, você vai enfrentar muitos problemas de interferencia na comunicação, dependendo do tipo de motor utilizado para locomoção. Além de você ter de implementar um protocolo robusto para check de erros na transmissão, terá eventualmente prever fazer a comunicação na janela de tempo em que o motor não estiver girando.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renan-papaco » 10 Jan 2014 12:03

andre_teprom escreveu:Faz muito tempo que não mexo com isso, mas os da marca Telecontrolli eram os mais confiáveis.
Quanto á ter 2 módulos, não necessariamente, pois há os modelos transceivers.

Atualmente, pode-se comprar desses módulos no e-bay com frete gratis por alguns reais um modelo chinês, mas para sua aplicação ( Robô ) mesmo com os da melhor qualidade, você vai enfrentar muitos problemas de interferencia na comunicação, dependendo do tipo de motor utilizado para locomoção. Além de você ter de implementar um protocolo robusto para check de erros na transmissão, terá eventualmente prever fazer a comunicação na janela de tempo em que o motor não estiver girando.

+++

vish melhor parar por ai kkkk!

sempre ouvi falar dos da telecontrolli q é italiano... de acordo com oq estudei ele tem uma paridade de endereços o receptor só responde quando o emissor está em um mesmo endereço dele, tipo:

Tx: 10000 e RX: 10001 não ha resposta
TX: 10001 e RX 10001 há resposta... a implementação deles é bem simples ... pois no caso se o modulo transmissor receber uma combinação logica na entrada, ela se repetirá na saida do transmissor desde q o endereçamento esteja correto, é isso?(no caso esse modulo é paralelo de 4 bits.
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 10 Jan 2014 12:20

só pra lembrar: precisaria de dois modulos pois um deles é pra fazer o controle remoto...
renan-papaco
Byte

Mensagempor EvandrPic » 10 Jan 2014 12:45

NRF24L01 RF Transceiver Board - Wireless 2.4G solution for SPI interface
US$ 11.99
Imagem
http://www.wvshare.com/product/NRF24L01-RF-Board-C.htm

NRF24L01 RF Transceiver Board - Wireless 2.4G solution for SPI interface
US$ 4.49
Imagem