transistor (aquecendo estranhamente)

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

transistor (aquecendo estranhamente)

Mensagempor Alexandro » 13 Mar 2014 11:01

Pessoal, tenho esse circuito de controle de motor com um transistor BD139 que varia a tensao na saida pro motor que consome pouco , uns .500mA no maximo.
Mas o que acontece quando coloco toda a tensao no motor e a corrente vai a .500mA o dissipador fica frio 40C e quando diminuo a tensao a corrente desce pra .390mA e o dissipador vai a 70C isso acontece em temperatura ambiente 25C.
Porque acontece isso ? Como resolver ?
testimg.JPG

obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Alexandro
Byte

Re: transistor (aquecendo estranhamente)

Mensagempor xultz » 13 Mar 2014 11:36

Bom, se eu entendi direito: quando você diz que coloca toda a tensão no motor, quer dizer que ele recebe 12V. Isso quer dizer que o transístor está saturado.
Quando você diz que reduz a tensão no motor, quer dizer que o transistor diminuiu a tensão no motor, reduzindo a corrente por consequência.
O que você precisa compreender neste caso é que você tem dois elementos em série: o transístor, o motor, alimentados por uma fonte de tensão de 12V. Neste caso, pela lei das malhas, a soma das tensões do transístor e do motor será sempre igual a 12V.
Quando o motor estiver com 12V, o transístor terá 0V sobre ele. Quando, por exemplo, o motor tiver 8V, no transístor você terá 4V (8+4=12) e assim por diante.
Sob o ponto de vista do transístor, a potência dissipada por ele será sempre V * I. No primeiro caso, com 0V sobre ele, mesmo passando 500mA a potência sobre ele será zero (0V * 500mA = 0W). No segundo caso, com 4V e passando 390mA, a potência será diferente de zero (4V * 390mA = 1,56W).
Isto explica este comportamento que você observou.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Mar 2014 18:37

Seu circuito está errado (o emissor de Q1 NÃO vai ao +12V), mas ainda assim vale o que o Xultz respondeu.
Procure fazer com PWM. O modo mais simples é com o integrado LM555.

https://www.google.com.br/search?q=PWM+ ... &gws_rd=cr
pcbheaven.com/circuitpages/PWM_Fan_controller_using_a_555/

http://forum.clubedohardware.com.br/top ... om-pwm555/

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Mar 2014 19:12

MOR_AL escreveu:Procure fazer com PWM. O modo mais simples é com o integrado LM555...

Realmente, a dica do MOR_AL seria a melhor opção em matéria de consumo ou redução da dissipação.
http://forum.clubedohardware.com.br/upl ... 624345.gif

Mas uma opção menos eficiente, porém mais simples poderia ser essa abaixo, mas teria de testar se haveria super-aquecimento.
http://3.bp.blogspot.com/_Bvzggq2zCco/T ... ulator.jpg

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Alexandro » 14 Mar 2014 08:50

Xults, agora entendi, obrigado pela explicaçao.
MOR_AL escreveu:Seu circuito está errado (o emissor de Q1 NÃO vai ao +12V), mas ainda assim vale o que o Xultz respondeu.
Procure fazer com PWM. O modo mais simples é com o integrado LM555.

https://www.google.com.br/search?q=PWM+ ... &gws_rd=cr
pcbheaven.com/circuitpages/PWM_Fan_controller_using_a_555/

http://forum.clubedohardware.com.br/top ... om-pwm555/

MOR_AL

Tambem achei estranho esse transistor invertido quando vi o circuito, mas porque funciona ?
Com o 555 seria otimo, e mais eficiente, mas o circuito precisa ser mais simples.

andre_teprom escreveu:
MOR_AL escreveu:Procure fazer com PWM. O modo mais simples é com o integrado LM555...

Realmente, a dica do MOR_AL seria a melhor opção em matéria de consumo ou redução da dissipação.
http://forum.clubedohardware.com.br/upl ... 624345.gif

Mas uma opção menos eficiente, porém mais simples poderia ser essa abaixo, mas teria de testar se haveria super-aquecimento.
http://3.bp.blogspot.com/_Bvzggq2zCco/T ... ulator.jpg

+++

Andre, esse LM317 foi o primeiro q me veio a mente, porem eu fiquei em duvida se ele ia regular perto do dropout que e' 3V.
Alexandro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 14 Mar 2014 13:38

...
Tambem achei estranho esse transistor invertido quando vi o circuito, mas porque funciona ?

Funciona em parte, porque o transistor é formado por duas junções, que são simétricas em relação à base. Então você PODERIA trocar o emissor pelo coletor. O problema é que a junção BE é muito mais dopada que a junção BC. Isso causa a grande redução no ganho de corrente Beta = IC/IB. Não analisei o circuito porque logo descobri o erro e nem esquentei mais com isso. Além do fato deste circuito estar disposto de modo não tradicional/convencional (embrulhado, confuso, ...).

Com o 555 seria otimo, e mais eficiente, mas o circuito precisa ser mais simples.

Bom. Minha opção/contribuição para uma solução simples foi mostrada. Se você encontrar uma mais simples e que não esquente tanto, poste para nós aprendermos também. Seria útil.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Mar 2014 19:34

Alexandro escreveu:Andre, esse LM317 foi o primeiro q me veio a mente, porem eu fiquei em duvida se ele ia regular perto do dropout que e' 3V.

Mas, você precisa que o torque ou a velocidade máxima do motor seja agual áquela que seria operando na tensão de 12v ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Alexandro » 15 Mar 2014 18:48

andre_teprom escreveu:
Alexandro escreveu:Andre, esse LM317 foi o primeiro q me veio a mente, porem eu fiquei em duvida se ele ia regular perto do dropout que e' 3V.

Mas, você precisa que o torque ou a velocidade máxima do motor seja agual áquela que seria operando na tensão de 12v ?

+++

Eu preciso que ele opere em 5V até os 12V da fonte. ja testei aki com o LM317, e ele para em 10.4V, nao sobe mais.
Acho q só com transistor vou consegui perto de 12V.
Alexandro
Byte

Mensagempor andre_luis » 15 Mar 2014 20:53

Alexandro escreveu:Eu preciso que ele opere em 5V até os 12V da fonte. ja testei aki com o LM317, e ele para em 10.4V, nao sobe mais.
Acho q só com transistor vou consegui perto de 12V.

Nesse caso, acho que somente uma abordagem por controle PWM atenderia a necessidade, não sendo mais um requinte de projeto, mas uma necessidade. A dica do MOR_AL parece ser o que melhor se aproxima disso, pois a única queda de tensão em série é aquela medida em Vds(on), que será menor quanto mais potente for o MOSFET.

Imagem

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Alexandro » 17 Mar 2014 08:21

É tambem concordo. Se eu nao conseguir os RPM necessario com transistor pra essa aplicação vou partir pro 555 + FET.

Obrigado a todos.
Alexandro
Byte

Voltar para Circuitos Diversos