Projeto de Sinalizador Sonoro

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Projeto de Sinalizador Sonoro

Mensagempor mampmamp » 22 Ago 2013 13:46

Olá! Desejo criar um dispositivo SINALIZADOR SONORO para colocar na caixa de ferramentas:
Caso: Muitas vezes no meu trabalho pegam a caixa de ferramentas e mudam ela de lugar e eu perco um tempao procurando por ela.
Quero fazer um dispositivo assim:

-O aparato emissor fica no meu bolso.
-O aparato receptor fica na caixa de ferramentas.

A caixa de ferramentas sumiu? eu aperto o botao e o aparelho que ta na caixa de ferramentas emite um som bem alto! Aí é só me deslocar até onde tá vindo o som! Legal Né?

Eu desejo sugestões de como fazer, o que usar,

1-vou usar microcontrolador pic, mas a programação não me causa dúvidas e sim como fazer o circuito, que componentes usar etc.
2-que tipo de onda de rádio usar? (note que é uma via de mão única) (note também que o receptor fica na caixa e o emissor no bolso)( note também que no local tem muitos objetos e bancadas e móveis e aparelhos e etc no galpao, e a área toda onde a caixa pode estar é de uns 80 metros quadrados)
3-Devo usar um capacitor de grande potencia ou o que? para que o som possa sair bem alto (tem muito barulho aqui na fábrica)
4- que tipo de bateria usar, não pode ser muito grande, será que uma de celular poderá ser utilizada?

obs: Eu me baseei na idéia do capacitor de grande potencia para gerar o som por causa dos megacapacitores utilizados em som de carro (pra dar o sons super graves acho eu) creio que é uma forma de se conseguir potencia que podera ser utilizada so por um curto periodo (ate o capacitor se carregar de novo), era isso que eu queria, mas com um capacitor nao tao gigantesco claro), pensei em fazer o som intermitente, enquanto o capacitor carrega faz silencio, aí enquanto o capacitor esvazia vai gerando o som bem alto pode ser emitido.

obs2: nao quero circuito de rf complexos para transmissao de muitos bytes, (conforme a descrevi acima o meu projeto, so nessecito transmitir só um BITE e nada mais, que é o bit que o receptor vai receber, disparando assim uma interrupcao que vai acionar a sirene pra que eu possa saber onde é que está a bendita caixa de ferramentas.

Bem, acho que é isso. quem puder me ajudar ou até se quiser também fazer algo assim ficarei grato! abraços!
Editado pela última vez por mampmamp em 22 Ago 2013 14:29, em um total de 1 vez.
mampmamp
Bit

Re: Projeto de Sinalizador Sonoro

Mensagempor egipts » 22 Ago 2013 14:25

Imagino que um alarme de carro com função pânico resolva seu problema. Você pode até colocar um sensor de vibração, assim quando mexerem a caixa o alarme dispara... O legal disso é poder adotar muita coisa pronta e de boa qualidade, como a sirene e o controle remoto. Dá pra montar com duas baterias de celular...

Esquece o supercapacitor... nada a ver tio...

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor mampmamp » 22 Ago 2013 14:55

Legal a idéia, mas eu esqueci de dizer que o espaço onde poderei encaixar o aparato na caixa de ferramentas é pequeno demais. Não sei se teria um alarme de carro com dimensões reduzidas, será? se tiver seria o ideal para mim. por favor peço que me tirem esta dúvida pois estou muito interessado nessa sugestão do alarme de carro. um de moto alguem conhece?

Não entendo o porque não pode ser utilizado o capacitor? ele não é utilizado para armazenar carga? um aumento da carga nao corresponderá em um aumento na potencia? por mais que demore pra carregar... a sirene pode ser intermitente mesmo. note que eu terei que usar uma bateria pequena tambem (tipo de celular). Bem, se nao da mesmo pra usar o capacitor, como fazer para gerar mais potencia pra emissao do som utilizando uma bateria pequena? (considerando ja o ultimo nivel de amplificacao)
mampmamp
Bit

Mensagempor egipts » 22 Ago 2013 16:08

O capacitor adotado em competições de som é usado somente para permitir que se tenha picos melhores, assim fica mais factível montar o sistema. Em outras palavras, você não precisa deixar a bateria colada no módulo e sim o capacitor.

Acredito que o som de uma sirene seja mais do que suficiente para o que você quer, sem contar que elas conseguem até 120dB consumindo menos de 300mA em 12V. O alto-falante de uma sirene piezo opera com 60V, dentro tem um transformador pequeno que transforma os picos de 12V em picos de 60V. Você pode ligar em 6V que já faz bastante barulho. Uma opção legal são aquelas auto-alimentadas, elas têm uma bateria de 9V interna e também disparam sempre que se retira a alimentação.

Alarme de moto é mais indicado pelo baixo consumo, mas precisa ver se dá pra usar outro controle pois o transmissor dos alarmes de moto é bem mais fraco.

A DNI e a JFL tem uns relés por controle remoto que são bem simples, talvez seja um bom ponto de partida. Ex.:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494196703-receptor-de-1-rele-1-canal-programavel-43392mhz-_JM

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor mampmamp » 23 Ago 2013 14:32

-
capacitor adotado em competições de som é usado somente para permitir que se tenha picos melhores

picos de que? de volume de som? a minha pergunta é: quando ocorrem esses picos, é ou não fornecido um valor maior do potência do que aquele que a bateria + sistema de amplificação sozinhos poderiam fornecer?

-O Receptor De 1 Relé (1 Canal) Programável é muito grande gente! não dá pra usar, não vai caber na caixa de ferramentas, esse é um ponto importante, eu quero fazer o maior volume de alarme possível com um aparelho o mais miniaturizado possível.

-Pelo que pesquisei, o alarme de moto não usa a bateria própria. daí eu pensei em usar este: http://salvador.olx.com.br/alarme-p-moto-universal-duoblock-px-g5-positron-iid-502983287, ou este: http://carrofacil.org/acessorios-automotivos/alarmes-e-travas/alarme-para-moto-biz-alarmes-positron-duoblock-px/#.UhelnLR7Y7wmas to com dúvida porque terei que usar uma bateria 12volts o menor possivel, que tipo de bateria usar (nao pode ser de moto, a nao ser que for moto miniatura hehe)
Veja também que eu não preciso que a bateria forneça carga por um tempo muito grande (por exemplo, o alarme na moto tem que ter a capacidade de aguentar ficar apitando um tempão, pelo menos uma meia hora no mínimo, mas no meu caso não, vão ser só alguns segundos, 1 minuto no máximo). Resumindo, eu preciso uma bateria, ou bateria + sistema acoplado, que forneça uma boa potência, só que deve (já que tem que ser miniatura) ter a sua energia dissipada em um tempo muitíssimo curto quando comparado a qualquer bateria comum. Deveria ser uma bateria com a resistência interna muito pequena? seria isso? Alguém conhece algo assim? ou o quê fazer?
mampmamp
Bit

Mensagempor RobL » 23 Ago 2013 20:26

Penso que a área seja de 80 x 80m = 6.400 m2. Se for de 80m2, no grito, não lhe respondem onde está sua caixa ?
Se for 80m em linha, um rádio, baratinho, antena embutida, poderá ter problema.
Um sinalizador com led potente, que pisca uma vez a cada 10 s, na sua caixa, não seria uma solução. Um laser para o teto.
Se não der, o jeito é partir para um GPS, fica bem pequeno e pode consultar a localização pelo google :?
Finalmente uma sugestão biodegradável. Amarre no pescoço de um pitbull. Ela não sairá do lugar never more, ou ao assobiar ela volta.
RobL
Dword

Mensagempor edison » 23 Ago 2013 23:54

Compra um celular baratinho e pequeno e pré pago . (R$ 70,00)
Adapta um buzer no lugar do vibrador dele. (R$ 15,00)
Deixa em vibracall .
Cola o celular dentro da caixa.
Perdeu a caixa , liga prá "ela" !

Barato ,grande autonomia e longo alcance !
:lol:
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor mampmamp » 26 Ago 2013 15:29

Desculpe a informação errada, a sala dentro do galpão é de 80 m2, mas o galpão mesmo é de 1800 m2. A caixa é pra ficar na sala, mas vira e mexe ela anda por tudo.
O celular de r$70 e r$15 no buzzer é uma idéia legal, vou considerar, mas o som não é o mesmo que o de um alarme de carro...
Led e laser voltado pro teto nem pensar a caixa fica mocosada em prateleira as vezes.
O GPS já utilizei em outras aplicações e não gostei, tem muita imprecisão (pode mostrar local totalmente diferente da onde está o objeto), depende da rede GSM, GPRS, e não funciona 100 por cento das vezes, é bom pra localizar um carro, uma pessoa, a cada 10 localizações uma pelo menos dá fora do quarteirão onde o rastreador está, se tiver lage, for dentro de um prédio a cada 10 localizações, a metade dá localização incorreta.
Quanto ao capacitor eu já me convenci que estou errado. não dá pra tirar mais potência do que aquilo que a bateria poderá fornecer pra você, não existe um componente que possa tirar da bateria, armazenar e liberar de uma vez, mais do que aquilo que ela mesma (a bateria) pode fornecer (falando de potência), mas seria bom se existisse hehehe...
To mais animado com o alarme de moto, mas a bateria não pode ser grande igual uma de moto, e usar uma bateria de celular para ativar o alarme de moto não vai rolar, mesmo que faça um circuito para ajustar a voltagem.
mampmamp
Bit

Mensagempor MOR_AL » 26 Ago 2013 19:43

O custo dessa caixa de ferramentas, com as ferramentas, está por volta de quanto?
De repente tem uma solução rápida.
Qual seria o custo de comprar outra e colocar uma corrente com cadeado?
O "projeto" sairia bem mais barato e mais rápido que a solução eletrônica.
Quanto custa o seu tempo para projetar, construir, testar, fazer pequenas alterações até funcionar?
E se a pilha descarregar, ou o movimento mecânico, ou o balançar das próprias ferramentas desfizer alguma ligação?
Se a caixa estiver fechada e enfurnada em uma prateleira, mesmo com um buzzer potente o som pode ficar abafado.
Lembre-se que o ótimo é inimigo do bom.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor mampmamp » 27 Ago 2013 13:16

A caixa é de uso de várias pessoas, não dá pra por cadeado.
Mas é um projeto que pode dar tudo errado, tipo o som ficar abafado etc, é uma possibilidade... por isso eu desejo fazer o som mais alto possível com uma bateria o menor possível, mas tô empacado neste ponto.
Decidi conforme o amigo edson me sugeriu, usar o celular pra fazer a ligação, vou usar um celular o qual eu poderei obter os dados a partir do GPS porém o principal é o efeito sonoro, será que não dá mesmo pra aumentar a quantidade de decibéis fornecido pela campainha do celular?
mampmamp
Bit

Mensagempor renan-papaco » 02 Nov 2013 16:10

tenta fazer um circuito que funcione assim: um sensor no fundo da mala que avisa q ela foi movida de lugar e o transmissor do seu bolso pode fazer com oq o receptor não acione o alarme caso não seja vc q esteja pegando a mala... caso algum meliante pegue tu pode calar o alarme pressionando um botão no transmissor... e enquanto a função busca... é simples...aperte um botão e aí a mala dá uma apitada alta ajudando vc a encontra-la... pode fazer isso usando RF... e nem precisaria ser com microcontrolador... acredito q usando um LM567 tone decoder já ajuda seu caso... tem q ver tbm a frequencia de atuação e se ela n vai interferir em nenhum aparelho perto da sua mala.
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Mensagempor mampmamp » 24 Mar 2014 16:05

é simples...aperte um botão e aí a mala dá uma apitada alta ajudando vc a encontra-la... pode fazer isso usando RF... e nem precisaria ser com microcontrolador... acredito q usando um LM567 tone decoder já ajuda seu caso... tem q ver tbm a frequencia de atuação e se ela n vai interferir em nenhum aparelho perto da sua mala.

Legal finalmente alguem entendeu a minha ideia, olha que eu nem preciso detectar o movimento da mala, so preciso mesmo que ela apite quando eu apertar o botao.
O meu problema é com a intensidade sonora do apito, eu queria que o "barulho" do apito fosse umas duas vezes maior que a campainha de um celular, porém... ... eu só posso usar no maximo duas baterias de celular, ou algo de volume equivalente, será que rola? alguem sabe?
mampmamp
Bit

Mensagempor Red Neck Guy » 24 Mar 2014 22:40

Eu acho que você poderia fazer com módulos prontos do mercado, se o que você quer é algo fácil de fazer.
Compra uma dessas placas receptoras de controle 433 MHZ e tira fora o relé e substituí por um transistor que aguente a sirene que queres ligar.
Compre uma sirene 12V tire fora da caixa e monte somente o circuito na tua maleta.
Compre pilhas recarregável do tamanho AAA e associe elas para ter uns 10V.
Coloque essa encrenca toda na tua mala.
Pronto, está funcionando, você gastou R$ 60,00 e levou 2 horas pra montar e testar.
Fazer um projeto pra isso, dá pra fazer, mas mesmo quem tem bastante tempo de bancada levaria - sei lá- 10,15 ou 20 horas pra fazer algo legal e se fosse pra fazer algo com excelência e caracteristicas técnicas de produto de engenharia, esse tempo aumentaria um monte.

Sei lá, me desculpa se te ofendo.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor brasilma » 25 Mar 2014 08:59

Tbem acho que a solução utilizando um receptor tipo de portão eletrônico + uma sirene de alarme de moto, é a melhor solução, vc encontra tudo pronto em casas de eletrônica.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Circuitos Diversos