Lâmpada fluorescente

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Re: Lâmpada fluorescente

Mensagempor Delano Lima » 30 Mar 2014 16:56

Olá, André!

Acho que deu para entender, mais ou menos, não sei se é o mesmo caso, mas a lâmpada que usei e causou o problema é dessas compactas de bocal. Ela entra no mesmo caso que você explicou, só muda que ela tem o reator embutido no conjunto, certo?

Mas de todo modo, o problema vai além disso, pois o controle continua funcionando, tanto que os comandos de ligar/desligar do ventilador e ajustes de velocidade continuam funcionando, os comando de ligar/desligar e ajuste de intensidade da lâmpada é que pararam de funcionar, mas o led e o bip que indicam o comando no receptor continuam dando sinal, apenas não desliga ou muda a intensidade da lâmpada. Acredito eu que tenha danificado algum componente do circuito.

Acrescento que já retirei a lâmpada incompatível e voltei a usar lâmpada incandescente, mas o problema continuou.

Tem algo que posso fazer para tentar resolver?

Obrigado!
Delano Lima

Mensagempor andre_luis » 30 Mar 2014 17:17

Poisé...

Essas lampadas compactas, pra ser franco não sei como funcionam, mas pelas descrição detalhada do problema que voce passou, tudo indica que a parte da potencia do controle da lampada ( provavelmente o TRIAC ) pode ter realmente queimado.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Delano Lima » 30 Mar 2014 19:25

André, tem como eu testar de modo prático o TRIAC responsável pela lâmpada. Estou com o circuito aberto e pelo que eu já aprendi estudando para mexer com Arduino tenho 3 TRIACs, 2 para controle do ventilador e 1 para controle da lâmpada, se eu não estiver errado e não me falha a vista é um BT137-600E. Vou dar uma estudada no datasheet para tentar não queimar mais nada ao tentar mexer.

Obrigado pela ajuda, amigo!
Delano Lima

Mensagempor andre_luis » 30 Mar 2014 20:35

Delano Lima escreveu:André, tem como eu testar de modo prático o TRIAC responsável pela lâmpada

Bom, o método padrão para testar isso aí poderia ser colocando uma carga resistiva de um valor baixo.
Poderia usar 1 ou 2 lampadas de 60W@220v em série ( se conseguir achar facilmente no mercado ), mas alimentado com 110v que presumo ser a rede eletrica da sua casa - tenho essas lampadas pois lido com bancada já faz tempo.

Monitora os terminais do TRIAC com o osciloscópio e vê se a forma de onda muda conforme video acima, de acordo com o ajuste no potenciometro.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Delano Lima » 30 Mar 2014 21:23

andre_teprom escreveu:
Delano Lima escreveu:André, tem como eu testar de modo prático o TRIAC responsável pela lâmpada

Bom, o método padrão para testar isso aí poderia ser colocando uma carga resistiva de um valor baixo.
Poderia usar 1 ou 2 lampadas de 60W@220v em série ( se conseguir achar facilmente no mercado ), mas alimentado com 110v que presumo ser a rede eletrica da sua casa - tenho essas lampadas pois lido com bancada já faz tempo.

Monitora os terminais do TRIAC com o osciloscópio e vê se a forma de onda muda conforme video acima, de acordo com o ajuste no potenciometro.

+++

André,

Realmente não tenho os recursos para fazer esse tipo de teste, achou que vou tirar o circuito instalado no ventilador e levar para alguém que mexa com eletrônica, me parece um processo bem simples para profissionais da área.

Te agradeço imensamente pelos esclarecimentos.

Abraço!
Delano Lima

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos