perguntinha basica AC.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

perguntinha basica AC.

Mensagempor fabim » 27 Fev 2007 12:17

Boa tarde pessoal.
AC não é muito minha área, intão posto aqui minha pergunta para que possam me ajudar.

Tenho um aparelho que nada mais é que um vibrador, que posiciona uns terminais em uma tipo de rosca.

O circuito que faz isto é uma solenoide AC 220V@500W.

O circuito original de controle desta solenoide era um dimer usando triac BT137 um potênciometro e um diac .. coisinha simples.

Meu amigo que me pediu uma força, testou este aparelho em um inversor de frequencia na fundamental de 30hz, variando o step de carga.
Chegou na conclusão de que 30hz e 35% em pwm é o ideal para o funcionamento deste aparelho.

Pergunta.: Se eu retificar os 220V bifásico com uma ponte, e chavear essa solenoite com 30HZ e 35%, ira funcionar normalmente, ou eu tenho que seguir a lógica de inversão de polaridade nos polos da solenoide. "ponte igual pra controle de motor DC para controle com pwm e inversão de rotação".

Abraços, Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 27 Fev 2007 16:24

Fabin,

Vai ter de retificar e filtrar, depois regular e chavear.

Para 500W recomendo IGBT, já fiz um inversor assim e posso dar algumas ideias.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 27 Fev 2007 16:40

hum o problema é o filtrar.. estava poensando... se eu filtrar ... a tensão aparente vai ser de 310V.. será que isso irá prejudicar .. ja que a bobina é calculada pra 220V... :(..
Se puder me dar alguma dica te agradeço ..

Abraços
Fabim
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 27 Fev 2007 16:51

Da para fazer usando este CKT do topico abaixo, mas se vc nao tem muita afinidade com analogica ele é meio enrolado.

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=1349

SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 27 Fev 2007 17:03

Justamente por isso eu inclui a palavra "regular".
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 27 Fev 2007 17:39

nossa vai dar um trabalhão. mais vai servir pra eu aprender sobre inversores de frequencia..

Eletronica analogica é o amor da minha vida.. Digital é o meu biscate..

Se tivesse trifasico no quadro, eu poderia montar um ponte de retificação trifasica, sem a utilização de capacitor de filtragem, pois o riple é muito baixo.

Vou ver se eu bolo alguma coisa, se puderem me dar alguma dica, eu agreço.

abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 27 Fev 2007 22:01

Quando eu automatizei uma embaladora que vibrava uma canaleta via um eletroima, fazendo cair o produto numa balanca, eu deixei o eletroima em 120hz mesmo, sem filtragem... Só mudava o ponto de disparo do scr como seria num dimmer.

Com a frescura de quando chegasse perto do peso a vibracao ia diminuindo gradativamente.

Funcionou muito bem.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Peters » 27 Fev 2007 23:31

Mas se é 30Hz, não daria para vc simplesmente retirar metade das senóides da rede, e aí trabalhar com o PWM na restante.
Como é um sistema indutivo, acho que não haveria problema não...
Peters
Byte

Mensagempor fabim » 28 Fev 2007 08:04

Aí que é minha dúvida.
Na verdade pode-se chamar de eletronima, a peça que faz a vibração do prato onde fica os terminais plasticos. Na verdade esse aparelho é um alimentador de terminais plásticos para uma prensa.

Minha maior dúvida é a seguinte.
Sei que como um motor AC por exemplo .. hora os fios estão em "+" e hora em "-".
Até aí é a logica que todos nós conhecemos. Mais se eu retificar o AC mantelo em 225Vdc por exemplo.

Se um polo desse eletroima sempre em + e eu chavear o outro polo apenas...... eletroima...

Bom como sei que o 1° é lógico.... Pesso a ajuda de alguem que tenha um esquema bem vagabundo de uma ponte com bt137 mesmo.. e me de uma brevissima explanação do pwm ..
Estava pensando no seguinte..
Retificar com uma ponte.. blz..
Resultado 120hz . VP 210V +/-..
pego um 12F675 da vida e um 2n45. ligo na saida da ponte o photo e realimento um pino do pic. No primeiro pulso sei que de 0 a 0 é +/- 8mS
sendo 4 ms a tensão máxima. Dessa forma eu irei pular 2 pulsos para trabalhar novamente de 0 a 4mS.
o resultado basicamente é uma F de 30hz e um bw de 0 a 4ms.. esse bw seria o controle de corrente.

o que acham?

Abração. brigado a todos.
Fabim
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 28 Fev 2007 08:20

Se o seu problema maior é em relacao a frequencia, por que vc nao retifica com dois SCR e dois diodos em ponte, cada um controlando um lado da ponte

AC----SCR------diodo (AK)
****** |*******|
********Indutor
*******|*******|
AC----diodo(kA)---SCR

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 28 Fev 2007 11:33

Edson.. Faz um rascuinho e me manda pro e-malico.. dessa forma é brabo pra entender.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 28 Fev 2007 12:08

fabim escreveu:Edson.. Faz um rascuinho e me manda pro e-malico.. dessa forma é brabo pra entender.

Fabim

Ou usa o imageshack para postar a imagem, ou usa code e /code para nao perder a formatacao, por exemplo:

Código: Selecionar todos

------------------|>|-----------------o--
 ac                    d1             |   cc
                                      |
                                     === C1
                                      |
                                      |
                                     /// gnd
[/code]
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 28 Fev 2007 13:55

"Retificar com uma ponte.. blz..
Resultado 120hz . VP 210V +/-..
pego um 12F675 da vida e um 2n45. ligo na saida da ponte o photo e realimento um pino do pic. No primeiro pulso sei que de 0 a 0 é +/- 8mS
sendo 4 ms a tensão máxima. Dessa forma eu irei pular 2 pulsos para trabalhar novamente de 0 a 4mS.
o resultado basicamente é uma F de 30hz e um bw de 0 a 4ms.. esse bw seria o controle de corrente"

He, fui no embalo..

Mesmo controlando a ponte retificadora vc tera que inverter a tensao no motor, sendo assim é mais facil triac e um C em paralelo com o motor de modo que W**2=1/LC seja proximo a 30Hz.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 28 Fev 2007 16:22

tava dando uma zoiada na net, e achei uma idéia interessante.
Usar os dois PWM do pic 16f873 e atrasar 180 um do outro.

um trabalhando com bw em VDD e outro eu uso uma porta inversora pra trabalhar com o bw em VSS...

tipo
Código: Selecionar todos

__|*****|_____|*****|______

_____|******|_____|*****|____

Será que funfa?

Abração fabim
fabim
Dword

Voltar para Circuitos Diversos