CAMPAINHA SEM FIO CODIFICADA COM HT12E e HT12D

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

CAMPAINHA SEM FIO CODIFICADA COM HT12E e HT12D

Mensagempor sergiotronic » 03 Set 2015 18:57

Prezados, comprei uma campainha sem fio num camelô, mas o botão acionador dela também faz tocar outra campainha idêntica. Daí vi que eu já tinha um par de HT12E e HT12D. O circuito da campainha é muito parecido com estes que coloquei em anexo. Tirei o cristal do botão e da campainha e liguei conforme o desenho. Até funcionou bem mas a distância de atuação reduziu demais, só funcionou a uns 2 metros. 'Funcionou bem' quer dizer que ao apertar o botão do acionador o LED X acende, ao soltar o botão, o LED X apaga.

Porém nada fez a distância aumentar.

Sem os HT´s, a distância é bastante boa, uns 30 metros pra mais.

Como eu faço para codificar e manter a boa distância ?

VLW
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
sergiotronic
Byte

Re: CAMPAINHA SEM FIO CODIFICADA COM HT12E e HT12D

Mensagempor andre_luis » 03 Set 2015 22:10

Apesar de achar que a diferença das frequencias dos osciladores ( original ~30kHz / integrado ~3KHz ) possa interferir nos valores dos circuitos de sintonia do receptor, eu tentaria diminuir os valores dos resistores de polarização do transistor do tanque RF do transmissor, mas não muito, pra não correr o risco de o saturar. Ainda no transmissor, outra coisa que certamente pode impactar é a baixa capacidade de de corrente do pino 17, que é na faixa de poucos mA.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Set 2015 22:14

Há alguns anos, mostrei para o meu vizinho uma dessas campainhas.
Ele comprou e começou a interferir com a minha.
Eu fiz um pequeno ajuste na frequência e tudo funcionou bem.
Não havia cristal. Variei um componente passivo. Não me lembro se indutor ou capacitor.
Nem verifiquei se havia codificador.
MOR_AL.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 04 Set 2015 09:34

Interessante essa abordagem pela sintonia.

Mas uma outra opção poderia ser posicionar as antenas sua e do visinho em posições ortogonais entre si pra que o ganho fosse maximizado de acordo com a direção do "acoplamento" megnetico de cada par, mas nesse caso aí a antena em anel do transmissor parece ser simetrica e a difusão portanto não é direcional, mas sim uniformemente distribuida, ao menos na teoria.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sergiotronic » 04 Set 2015 09:58

Valeu colegas.

ANDRÉ seguindo a sua opinião eu reforcei o sinal do pino 17 do HT12E ligando ele na base do primeiro 9014 da direita para esquerda no desenho do transmissor (tirei o cristal é claro), melhorou bastante.

Depois reduzi os resistores 220r e 12k no transistor 9018 mas teve pouco efeito. Tô pensando em mexer nos resistores dos dois transistores 9014 para tentar uma amplificação ainda maior do sinal do pino 17.

OBS: O transmissor não tem led e usa pilha 12V 23A
sergiotronic
Byte

Mensagempor andre_luis » 04 Set 2015 10:46

Poisé, nesse caso pode ser que o problema não esteja somente no ganho na portadora, apesar de aí estar geralmente a raiz da questão. O circuito receptor não está muito claro, mas seria também interessante avaliar se há algum filtro lá para a frequencia modulada, já que como mencionado antes, a frequencia do oscilador do CI externo está uma década de frequencia abaixo da frequencia original do cristal.
andre_luis
Dword

Mensagempor sergiotronic » 04 Set 2015 12:40

O que daria mais resultado ali naqueles 3 resistores dos 9014 ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor egipts » 05 Set 2015 13:50

Olá.
TX:
Quando você ligou o pino 17 do HT12E na base do 9014 da direita vc pois um resistor? Tente o seguinte: mantenha o resistor de 220k dele e coloque um potenciômetro de 10k ou 22k da base para o terra e ligue o cursor do Pot/trimpot no pino 17. Assim, acredito eu, você consegue ajustar o valor que dará o mesmo equilíbrio que o circuito tinha.

RX:
O circuito do receptor com o 4059 é um demodulador (detector de tom) de 32kHz, o que é bem diferente do que você precisa. Os HT12x trabalham com frequências baixas da ordem de 1kHz, o circuito ideal para "retirar" essa envoltória se chama "Data Slicer" e tem um AN da Maxim que explica bem o que ele faz e como funciona...
Tenta o seguinte: acesse o site do Rogercom.com e procure o circuito do transmissor e receptor AM-OOk 433,92MHz que tem no site dele. Aí você coloca somente a parte do data slicer (parte do amp Op) do receptor dele aí já deve te resolver...
Pode tentar também curto-circuitar o cristal do receptor e reduzir o capacitor, depois do diodo, de 47u (micro) para 47n (nano) e ver o resultado depois da última inversora. O valor correto desse capacitor você vai ter que testar um a um, mas comece com 47n e de acordo com o sinal recebido você vai aumentando ou diminuindo ele...
egipts
Byte

Mensagempor egipts » 05 Set 2015 13:55

Se você não conseguir ver os pulsos no final do receptor, remova o cristal e o curto-circuito dele e coloque um resistor de 4k7 a 33k...
egipts
Byte

Mensagempor sergiotronic » 05 Set 2015 16:56

Valeu EGIPTS,

O integrado é o 4069.

Olha o melhor resultado que eu obtive até agora foi ligando o pino 17 do HT12E na base do primeiro transistor retirando o cristal, porém eu havia ligado direto, mas depois coloquei um 10K (chutômetro), melhorou.

No receptor eu havia tirado o cristal e mais nada. Resolvi fechar um curto no cristal para o sinal continuar sendo amplificado e passei a coletar o sinal no catodo do transistor depois do 4069 (ou entre o 4069). Melhorou bastante, já consigo uns 10 metros numa boa. Atende meus objetivos. Tenho dificuldades para mexer com SMD´s ainda mais 0805.

Havendo mais necessidades vou considerar estas suas sugestões.
sergiotronic
Byte

Voltar para Circuitos Diversos