Primeiramente obrigado por responder novamente.
Aqui você matou a charada...
norad58 escreveu: ...Pergunto se durante os testes feitos, vc deixou a bateria carregar por várias horas, pois a carga é lenta e nos nobreaks microprocessados a carga da bateria é inteligente. O nobreak faz carga pulsante e verifica a voltagem/corrente da bateria, ou seja, envia uma carga e monitora a tensão/corrente....vai fazendo ciclos até atingir a carga completa.
Por pura inocência ou inexperiência ou burrice mesmo....rs... Eu havia realizado todas aquelas medições anteriores sem carga no Nobreak, então coloquei uma lâmpada de 60W 220V (como Nobreak tem saída 110V eu considerei a carga como sendo 30W) e adivinha... funcionou perfeitamente por 46 minutos, desligou com 11.39V na bateria e o consumo de corrente da bateria para alimentar a lâmpada variou de 4 a 4,69A.
A conclusão que cheguei foi obvia, por se tratar de um Nobreak inteligente (microcontrolado) ele monitora o consumo de corrente AC na saída do Nobreak, como não havia consumo, não tem necessidade dele descarregar a bateria, quando coloquei a lâmpada, ele sentiu algumas centenas de miliampéres fluindo através de TR1 e manteve a geração.
Carreguei a bateria por completo novamente, demorou 2H48m, a corrente de carga foi constante de 1,5A do inicio ao fim e terminou com 13,45V.
Com a bateria carrega repeti o teste com a carga verdadeira, o NAS, roteador e modem. Tudo funcionou como deveria, ele segurou a carga por 38min, porém a corrente da bateria durante a geração variou entre 4,98 a 5,15A e a tensão da mesma variou entre 12,62 e 11,43V (voltei a tomada antes dele desligar pois não queria desligar as cargas incorretamente).
Agora não sei explicar porque a tensão da bateria caia para 11,8V estando carregada mas sem carga na saída do Nobreak em menos de 10 segundos.
norad58 escreveu:Para testar o sensor de temperatura linear LM19 IC5, poderia desligar o resistor R80 e meça a tensão na saída S do LM19, vendo o datasheet para 25oC deverá ter uma tensão de 1574mV e para 30oC 1515mV, tome estes valores como referencia. Para outras temperaturas tem que calcular o vlor de saída do LM19.
Sim, baixei o datasheet e as medições estão coerentes. Não acredito que o sensor de temperatura esteja influenciando no sinal.
norad58 escreveu:Mas analisando, desligando R80 a tensão no AN0 vai a 0V, isso indicará ao MCU PIC que a temperatura está acima de 130oC.....
Então, fiz as medições com ele ligado na tomada, nenhum alarme foi acionado, aparentemente ele monitora a temperatura apenas quando está operando pela bateria.
norad58 escreveu:Em caso de falhas na ventoinha e deste feedback do pwm que vai para os FETS de saída via LM324 IC8 b, o sinal para AN0 P2 PIC, vai a nivel logico 1(5V). Desligando D13 e D24 pode isolar o sinal de temperatura e nao ativar as falhas(pwm FET e Ventoinha), assim dá pra medir a saida do IC5 sem desarmar o nobreak por alta temperatura..
O pino 2 do PIC (AN0) assim como os outros com a inscrição ANx são pinos de entrada analógica, se voltar e observar o circuito novamente, você vai perceber que o único sinal que talvez seja digital é o do ventilador. Bom, isso eu estou deduzindo pelo fato do ventilador trabalhar em apenas dois estados, velocidade lenta quando está na tomada e rápida quando está gerando.
norad58 escreveu:Olhando rapidamente, acho que a tensão da bateria é lida pelo pino AN4 do PIC via chave Q19....
Pois é, cheguei a pensar a mesma coisa no primeiro instante, mas a tensão que vem do D44 é bloqueada pelo D40, se você reparar, para Q19 fechar é necessário um sinal vindo do pino 6 do PIC (RA4) que provavelmente opera como saída digital ou de CH1 via C1. Ainda acho que ele está alí para dar o pontapé inicial para alimentar Q20 por 1 segundo ou menos até alimentar o restante dos circuitos que é onde entraria a tensão do D44 para manter tudo energizado. Mas posso estar errado, está bem amarrado este circuito, bastante confuso.
norad58 escreveu:Teria que analisar com osciloscopio o circuito. Nao conheço PIC, mas alguns pinos estão marcados como ANx, RBx, RCx, no software pode estar sendo utilizados com uma função alternativa.
Então, como eu havia dito anteriormente, os pinos com inscrição ANx podem trabalhar como entrada analógica, acredito que todos estejam configurados como entrada analógica. Os RBx e RCx são I/O digitais mas possuem alguns recursos extras como você mencionou.
Fiquei um bom tempo analisando o esquema e o circuito enquanto fazia aquelas medições que você sugeriu e carregava a bateria...

.
Estou pensando em colocar outra bateria de 7A em paralelo elevando a capacidade para 14Ah, ainda vai estar abaixo da capacidade da bateria original, mas vai custar 1/3 do custo.
Novamente, obrigado pela ajuda.
Reginaldo