Alexandro,
Seu picasso é 1.6 ou 2.0? A injeção dos 2 é diferentes, e nem sei se o 2.0 tem acelerador eletronico.
Outra coisa é que existe um jeito mais facil de fazer isso. Só comprar o comando do cruise control na concessionaria (R$200) e ativar a função cruise control pelo scanner. Isso está disponibilizado para os veiculos multiplexados e com rede can. Só que lançaram 2 sw diferentes nessa injeção (to falando a bosch me7.4.4 dos 1.6 16v), e 1 delas (a mais antiga) nao tem essa opção. Caso do meu. Nos xsaras hatch basta ver se a buzina é no volante ou no comando de setas. Os que tem buzina no volatne permitem a instalacao do cruise control.
Esquema da injeção eu não consegui, mas a central de injeção eletronica faz a leitura do sensor de posicao do acelerador, que no meu carro fica no cofre do motor, embaixo da tubulacao do filtro de ar, e a partir dessa leitura e outros parametros atua na borboleta eletronica.
A meu ver, o controle tem que ser mudando o sinal desse sensor, pois se mudar a abertura da borboleta a injeção nao vai funcionar corretamente, pois a injeção usa o valor da abertura da borboleta pra calcular injeção e ignicao, e voce teria uma abertura diferente do que a central está usando para os calculos.
Esse sensor de posicao do acelerador é um potenciometro duplo. Ele tem 4 fios, alimentacao (5v) e 2 tensões analogicas, onde 1 é sempre o dobro da outra.
O que eu estou fazendo é gerando esse sinal pelo pic e enviar pra injeção. Faço leitura do sensor de velocidade (ele emite uma onda quadrada de 12v com frequencia proporcional a velocidade), e comparo com a velocidade setada pelo cruise control. Com isso gero a tensão pra acelerar mais ou menos o veiculo.
vibrex escreveu:Não sei porque você insiste em usar o rele para fazer o chaveamento do sinal se você ja consegue gerar o sinal via PWM!!!
Simplesmente por segurança. Se acontece algum problema com o cruise control eu apenas desligo a alimentação dele por um switch dentro do carro e o carro volta ao original. Ainda mais que é prototipo, ter que parar o carro e abrir o capo com uma chave de fenda refazendo a fiação numa estrada não é nada legal nem seguro...
E do jeito que eu liguei, o rele não fica chaveando. O que eu preciso agora é um meio de ligar o circuito antes da alimentação da injeção, apenas alguns ms antes...