Carregador de baterias

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Carregador de baterias

Mensagempor alessandro » 23 Jul 2007 16:38

Pretendo montar um carregador de bateria, gostaria de realizar o controle de corrente da bateria via PWM.

Mas como em eletrônica de potência sou zero a esquerda, o que seria melhor chavear uma corrente de pico de 1A a uma frequencia de chaveamento de 1KHz? MOSFET, Um transistor parrudo? Alguém tem alguma sugestão?


Alessandro
Alessandro
Avatar do usuário
alessandro
Byte
 
Mensagens: 278
Registrado em: 12 Out 2006 19:32

Mensagempor MOR_AL » 23 Jul 2007 20:34

Olá alessandro.

Se você tiver que realizar este trabalho em um tempo meio apertado, então faça o projeto usando a eletrônica que você domina.

"Evite ir para uma batalha despreparado e sem a arma certa". Tem muita coisa na internet sobre fontes chaveadas.

Me parece que suas dúvidas são muitas. Comece a estudar sobre fontes chaveadas do tipo buck ou fly-back. Acredito que elas sejam o primeiro passo para entender este assunto e exigem conhecimento e equipamento mais sofisticado para trabalhar que as fontes convencionais.

Acho que o caminho é por aí.

Boa sorte.

MOR_AL
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor alessandro » 24 Jul 2007 08:42

Olá MOR_AL,

Como a corrente é pequena iria fazer com transistores mesmo, na realidade a aliementação do circuito vem de uma bateria de 12V.

Talvez daria uma base melhor estudar fontes chaveadas no caso de utilizar MOSFET, mas neste caso não gostaria de chavear um trafo para realizar o controle de corrente. Visto que gostaria de fazer algo pequeno.

Minhas correntes de carga geralmente estão na casa dos 500mA e no caso de uma carga rapida de 1h, uma corrente de 1A.

Vou dar uma olhada nos circuitos de fontes chaveadas, mas qualquer opinião será bem vinda.


Alessandro
Alessandro
Avatar do usuário
alessandro
Byte
 
Mensagens: 278
Registrado em: 12 Out 2006 19:32


Voltar para Circuitos Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x