Buzzer

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Buzzer

Mensagempor Tiago Silva » 03 Nov 2006 15:39

Olá Pessoal ;

alguem sabe que frequencia consigo colocar um buzzer de despertador de relogio (achado em loja de 1,99)??

preciso acionar este buzzer com 89C52 mas não sei que frequncia ele funciona e não tenho como medir a frequencia do mesmo no despertador.

Ja tentei varias frequencia neste buzzer mas nenhuma fez o mesmo efeito ou algo perto. Estou comecando que tem algo a mais no circuito do buzzer.

Estou usado um BC para chavear o mesmo

Tiago
Tiago Silva
Bit

Mensagempor brasilma » 03 Nov 2006 16:36

Se for o que estou pensando, não é um buzzer mas sim um alto falante piezo, se for isso e vc tiver o circuito de drive (geralmente um transformadorzinho), vc deve apenas injetar alguma frequência na faixa de audio.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor zielpunkt » 03 Nov 2006 17:29

Tiago,
Se for um buzzer piezoceramico (pra certificar, tente medir a resistencia dele com um multimetro - se não conseguir, é piezo), ai ele não serve como carga de coletor para o seu transistor. Colocar um resistor como carga de coletor e o buzzer piezo em paralelo com esse resistor seria uma opção. Outra opção mais simples seria excitar o buzzer piezo diretamente pela porta do MCU, atraves de um resistor.

Nos dois casos o rendimento acustico pode não ser grande coisa, em funçao da tensão aplicada. As frequencias para esses buzzer piezo de pequenas dimensões normalmente ficam entre 1,5KHz a 2,5KHz. O melhor nivel acustico vc obtem na frequencia de ressonancia do piezo, mas é questão de testar várias frequencias nessa faixa e verificar qual oferece o melhor nivel. Espero ter ajudado.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Voltar para Circuitos Diversos