Porta Paralela

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Porta Paralela

Mensagempor charles » 02 Nov 2006 22:15

Olá pessoal,

Estou desenvolvendo um circuito onde utilizo a porta paralela do micro com um acoplador optico CNY74-04. Será que corro perigo de queimar a saída da porta paralela?? Qual corrente máxima que ela pode fornecer? Qual resistor devo usar, um de 50 ohms?

Obrigado.

Charles
charles
Bit

Re: Porta Paralela

Mensagempor andre_luis » 03 Nov 2006 08:34

Eu costumo utilizar sem isolacao; inclusive, algumas vezes, utilizo os próprios pinos da porta para alimentar o circuito periférico nela conectado.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar queimar a porta paralela, que realmente é muito sensível, já que ela está dentro de um 'chipset' on-board :

- Somente alimentar o circuito periférico, após conectar o cabo no PC.
- Caso a recomendação acima não seja possível de se implementar, voce deve aterrar a carcaça do DB-25 no GND da porta paralela, pois isso garante que os pinos de sinais não estarão flutuando quando o cabo for conectado; ou seja, o GND será conectado antes dos outros sinais.

O site a seguir :

http://www.epanorama.net/circuits/lptpower.html

indica um máximo de 1mA por pino, mas acho que dependendo do chip, isso pode variar.

+++
Editado pela última vez por andre_luis em 03 Nov 2006 13:53, em um total de 2 vezes.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor zielpunkt » 03 Nov 2006 09:12

Charles, seguinte:

Porta paralela drena entre 2,5 a 20mA, dependendo do hardware do computador e segundo alguns documentos que tenho por aqui. Acionar led de opto por meio dela é até viável, mas penso que não é muito indicado se não tiver certeza da corrente que ela particularmente pode drenar. Qquer forma, se vc precisa mesmo isolar o seu circuito, esse teu opto especifica uma queda no led entre 1,25 a 1,6V para If=50mA, que é muito alta. Se considerarmos Vf=1,5V e If=5mA, que é, teoricamente, uma corrente segura pra porta, vc calcula:

R= (5V-1,5V) / 0.005A = 700 ohms (procure o valor comercial mais próximo)

Isso deve atender sem impor grandes riscos à porta, mas não esqueça: quanto menor 'If', pior a taxa de transferencia de corrente, ou seja, na pratica 'Ic' também cai e vc deve dimensionar bem a carga de coletor do transistor do opto em função disso. Espero ter ajudado.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor brasilma » 03 Nov 2006 10:44

Eu nunca conecto nada diretamente a paralela, sempre uso um resistor de 47R em série (faça isso mesmo se resolver utilisar um buffer ou acoplador), ou use o que o outro colega sugeriu.

Paralela é como mãe, só tem uma, rs, rs.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor charles » 03 Nov 2006 13:43

Então não é muito comum o uso de acopladores opticos como isolador da porta paralela?
Será que o cny74-04 trabalha bem com um resistor de 680ohms..??

Obrigado pela ajuda!!
charles
Bit

Mensagempor zielpunkt » 03 Nov 2006 14:23

Ai vai depender do que vc vai pendurar na saida do acoplador, como já comentei. Se é apenas um resistor de alto valor no coletor do transistor, pra garantir nivel logico (pull-up), acho que não terá maiores problemas com uma corrente relativamente baixa no led. Simula ai com uma fonte (5V) pro led + resistor e outra (tensão do teu circuito) na saida do transistor e verifica o resultado, antes de pendurar na porta.

Mas como já foi comentado aqui, se puder evitar o uso do opto, ligando o GND do seu circuito ao da porta e inserindo resistores (1K ~ 10K) entre as saidas dela até a sua lógica, muito mais seguro.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor brasilma » 03 Nov 2006 16:42

Charles,

Duas observações sobre sua dúvida, o resistor para acionar um acoplador deve ser da ordem de 330R, e prefira sempre a configuração onde a porta sorva corrente (ativo em 0), quando a capacidade de corrente é maior.

Abraços,
MArcos.
brasilma
Dword

Mensagempor zielpunkt » 04 Nov 2006 07:51

Olá, brasilma!

Sei que é meio ridículo discutir a respeito de acender led, mas quem ficou em duvida agora fui eu:

- Como na paralela não há +5V e se o colega Charles não implementar uma fonte (+5V) do lado do PC, de qual VCC as saidas da porta poderiam 'sorver' corrente (ativo 0) pra ativar o opto?

- Nesse caso, não havendo fonte adicional, a unica opção não seria 'drenar' corrente para o led em relação ao GND da porta?

Charles, ao contrario do que eu postei quanto ao valor do resistor, acho que o melhor seria vc verificar qual a tensão real para nivel '1' que a porta oferece, porque na verdade me parece que em muitos casos ele não supera os 3V , e então recalcular o valor do resistor.

Grande abraço.
zielpunkt
Byte

Mensagempor charles » 04 Nov 2006 10:54

Ok, obrigado

vou fazer os testes e postar aqui..

Eu estou precisando usar opto pq vou trabalhar com motores e arco voltaico que gera muito ruido. Não quero passar estes ruidos para o computador.
charles
Bit

Mensagempor zielpunkt » 04 Nov 2006 15:49

Charles,

Tive dando uma olhada nuns links antigos e achei esse bem interessante. Verifica o item 18 (Controlling Outputs) desse artigo, que pode ser útil pra vc: ftp://ftp.armory.com/pub/user/rstevew/LPT/zha96lpt.faq
zielpunkt
Byte

Mensagempor brasilma » 06 Nov 2006 11:49

Olá Ziel,

Drenar e sorver possuem o mesmo significado, vou explicar melhor.

Normalmente a capacidade dos integrados em "sorver" (absorver, nível 0, GND) corrente é maior do que a de fornecer (nível 1, VCC).

Caso não se tenha +5V para acionar o acoplador ou o LED, vc pode usar uma fonte externa, bastando que os GNDs estejam interligados.

Obs. O GND não vem de nenhum integrado, e sim direto da fonte do PC, portanto não há risco de queimar nada (a não ser arrepiar uma pista, rs, rs).

Abraços,
MArcos.
brasilma
Dword

Mensagempor zielpunkt » 06 Nov 2006 18:34

Tranquilo, Brasilma.

Troquei as bolas...mas a dor já passou!... Onde escrevi 'drenar'(sink), deveria ter escrito 'fornecer'(source). Questão de os IC's normalmente terem maior capacidade de 'sink' do que 'source' e GND da porta ser o mesmo da fonte do PC - sem dúvidas - é isso mesmo. Bom, chega de porta paralela, for while.

Abraço.
zielpunkt
Byte

Mensagempor charles » 06 Nov 2006 22:34

Fiz teste com um resistor de 1k2 ligado ao led e na saída do emissor outro resistor de 1k2 ligado ao terra.

Funcionou blz numa frequencia de 50khz. A corrente drenada foi de +-2,6mA.

Apliquei um trem de pulso no led de 50khz e na saída do acoplador saiu um sinal parecido com um um dente de serra, ai coloquei uma porta ou e ficou quadro denovo. Em frequencias menores o trem de pulso não fica deformado.

Tá tudo ok por enquanto, vou testar na porta paralela meio com medo mas tenho q fazer. Já medi a tensão de saída da paralela e deu 4.4V.

Muito obrigado a todos pela ajuda!!!
charles
Bit

Mensagempor brasilma » 07 Nov 2006 08:34

Olá Charles,

A deformação da forma de onda é causada pelo fenomeno slew-rate, onde o componente não consegue acompanhar a variação do sinal devido a capacitâncias parasitas.

Para melhorar é preciso reduzir a impedância do circuito, baixando valores dos resistores de pull-up e down e aumentando o ganho do circuito.

Se for apenas digital e quadrado um shimit-trigger pode ajudar.

(please: não reparem alguma grafia errada)

Abraços,
MArcos.
brasilma
Dword

Voltar para Circuitos Diversos