Tensão para carregar bateria selada de 12V

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Tensão para carregar bateria selada de 12V

Mensagempor lpagano » 22 Mai 2008 18:32

Preciso fazer um circuito para carregar uma bateria selada de 12V. Essa bateria será usada em caso de perda de energia da rede elétrica. Nesse caso, qual a tensão mínima que devo aplicar nela para que a mesma possa ser recarregada?
O meu circuito vai ficar carregando ela bem lentamente. Pelo meu circuito a bateria irá receber 14 volts para recarga.
lpagano
Byte

Re: Tensão para carregar bateria selada de 12V

Mensagempor andre_luis » 22 Mai 2008 20:52

Voce pode aplicar uma carga rápida ou lenta, e nesse caso teríamos mais de 2 possibilidades de tensão em cima da bateria. Procura por gráficos de tensão de carga e de flutuação.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 24 Mai 2008 01:56

Depende.... tem muito assunto discutido disso por aqui..

Carro carrega com 13.8 +- e com uma porrada de corrente, para lá dos 10 amps é uma cacetada.. mas é uma bateria que fica sempre em uso e movimento...

Já as estacionárias, tem que seguir o que André disse, flutuação! Nada, jamais corrente constante, isso detona a bateria e se possível dê uma chacolhada nela as vezes (por isso que bateria de carro dura bastante, além de ter consumo e carga altos ela está sempre em movimento, isso evita formaçào de cristais nas placas e/ou depósito de chumbo no fundo que provoca curto nas placas...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 24 Mai 2008 12:45

Na verdade você controla a corrente de carga e não tensão, que quando não se sabe o valor correto para uma bateria, se usa 10% do valor nominal que não faz mal (carga rápida seria aplicar mais).

Para durabilidade da bateria ela não pode ficar sempre recebendo carga, tem de flutuar, ou seja, carrega até determinado valor, desliga, aguarda até que abaixe, ai carrega de novo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor phophollety » 24 Mai 2008 12:47

Legal mesmo para flutuar é ficar sempre circulando corrente..

carregue até uns 13.4 desligue, drene corrente por um fet até uns 13.0 carregue denovo e fique nessa, claro, lentamente... assim ela fica sempre na ativa e você evita problema de cristalização (sulforização de placas)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor edison » 25 Mai 2008 00:39

"A S.T.A. disponibiliza gratuitamente um dos melhores manuais em língua Portuguesa, sobre baterias, pilhas e carregadores.
São 126 páginas com ilustrações, gráficos e informações técnicas sobre o assunto"

http://www.sta-eletronica.com.br/manual.pdf

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 02 Jun 2008 00:16

Dá uma olhada aqui....acho que vais gostar!
Fonte de PC adaptada prá carregador....eu gostei.

http://e-voo.com/tutoriais/fonte

Té mais..
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Voltar para Circuitos Diversos