Amigos, meu monitor TRC Philips modelo 105-S-5 apresentou o seguinte defeito: ele continua funcionando e apresentando imagem; porém, o quadro reduziu no sentido horizontal e esticou um pouco no sentido vertical e a imagem está mais escura (houve perda de cerca de 40% do brilho da tela). Ele estava normal e, de repente, ficou assim sem mais nem menos. Não se trata de um defeito intermitente. É um defeito permanente!
Eu consigo ver a imagem, mas ela está mais escura e reduzida nos cantos da tela.
Já abri o monitor para dar uma inspecionada e constatei que nada aquece e nem cheira mau. Não existe fumaça e nem estalos no circuito. O acionamento e a partida do monitor estão normais e ele obedece a todos os comandos do teclado de ajustes da imagem do painel. Todos os ajustes na imagem que tento fazer são executados normalmente.
Também localizei um ponto da fonte onde está indicada uma tensão de 75V e este valor foi encontrado. A tensão medida no filamento está em torno de 6,54V, o que é normal para um filamento de tubo.
Parece-me que a alta tensão é que está baixa ou o circuito horizontal está causando o problema. Talvez não seja a fonte a causadora do "mau" do monitor.
Se alguém já vivenciou algo parecido neste modelo de monitor ou em outro de outro fabricante e marca e puder me passar uma dica, agradeço imensamente.
Também consegui um esquemático de um monitor AOC que usa o mesmo chassi deste monitor. Mas, se alguém souber onde encontrar o esquema deste monitor exato, me informe.
Aguardo sua ajuda e obrigado.