Resistores Pull-down

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Resistores Pull-down

Mensagempor AlexsanderM » 06 Fev 2009 18:24

Galera preciso de uma ajuda quanto ao valor de um resistor pull-down!

Quero saber o roteiro pra se calcular um resistor que impessa um darlington de ficar com sua base "flutuando" quando não há sinal na mesma.

Imagem


OBS.: Eu só chutei esse resistor R2 como 10k mas a carga continua sendo acionada.. pq?!?!

Me ajudem plz!
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Mensagempor ffcprog » 06 Fev 2009 21:12

bem, esse negocio de carga acionada...

exxppllique-se melhor..

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Mensagempor renatokodaira » 07 Fev 2009 07:31

Voce precisa dimensionar o resistor de pulldown para que ele nao carregue demais a porta de saida do PIC pois ela fornece no maximo 20 a 25 mA.

No caso, para acionar o transistor darlington em nivel alto (mais ou menos 4,7V ==> por exemplo, jah que se Vdd =5V dificilmente a saida em nivel alto atingirah os mesmos 5V) sobre os 10kohm vai haver uma corrente de 4,7/10000 = 0,47mA e a corrente que flui para a base do transistor (assumindo que o Vbe seja de 1,4V) serah de: (4,7 - 1,4)/10000 = 0,33 mA, que somados resultam em 0,8mA para a porta fornecer. O que eh bem razoavel.

No caso de um pull down de 100 ohm a corrente necessaria seria de 4,7/100 = 47mA mais os 0,33mA para o transistor, nesse caso a porta nao aguenta e provavelmente nao acionaria o transistor.
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Mensagempor MOR_AL » 07 Fev 2009 07:39

Olá AlexsanderM.

1 - O TIP122 já possui resistores entre as bases e os emissores. Sendo assim, com a ausência de sinal, ele fica cortado. Técnicamente não haveria a necessidade do resistor R2.
2 - Sendo um Darlington, o transistor de potência que o compõe não satura. Na condução máxima, a tensão entre o emissor e o coletor fica em 2 volts, para uma corrente de 3 ampéres.
3 - O ganho de corrente DC é de 1000, para VCE = 3V e Ic = 3A, logo, para VCE = 2 volts o ganho DC é menor que 1000.
4 - Se o sinal do pic chegar até 5V, vão sobrar 2,5 volts em R1, logo a corrente de base será de:
2,5 / 10k = 250uA. Como o ganho de corrente é menor ou igual a 1000, a corrente em L1 não deverá ser maior que:
1000 * 250uA = 250mA.
5 - Se a carga for realmente um indutor, a corrente será função do período de condução, do valor do indutor, da resistência do enrolamento e da tensão de alimentação. Se você deseja uma corrente superior aos 250mA, então o transistor ficará com uma tensão superior, e a dissipação nele será maior.
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Mensagempor AlexsanderM » 07 Fev 2009 10:19

Obrigado a todos pelas respostas.
Esqueci de mencionar que a carga L1 é uma lâmpada LED portanto é resistiva e não indutiva. Esqueci também de dizar que existem outras 7 lampadas iguais à essa com outros 7 TIP122 ligados da mesma forma, cada um com seu resistor de 5k1 (não de 10k como eu havia dito) em suas bases limitando a corrente que vem do PIC. O objetivo desse circuito é fazer com que as L1..L8 pisquem numa frequencia dada pelo PIC. Segue o circuito completo (desculpem a confusão):

http://www.4shared.com/file/84894313/9a25143a/circuito_completo.html


ffcprog: Estou usando uma fonte ATX como como alimentação e mesmo com meu circuito desligado (estando somente essa fonte ligada) as lampadas dão uma piscadinha fraca...

renatokodaira: Desculpa mas n entendi.. somados com o quê resultam em 800mA? Dá pra explicar de um jeito mais simples?

MOR_AL: 1: Também ouvi dizer isso.. mas quando eu liguei os terminais de uma das lampadas num osciloscópio descubri que tinha um ruído danado quando não havia sinal no circuito e as lampadas davam umas piscadinhas quando o circuito estava desligado. Com aquele resistor pull-down de 10K esse sintoma desapareceu com até 7 lampadas.. mas quando ligo a oitava.. (e somente ela) dá umas piscadinhas quando desligo o circuito... Dá pra me ajudar?

2: Ehm.. vc quis dizer que eu sempre vou ter uma queda de tensão entre C e E ?

3 e 4: Sim!! O ganho deve tá pertinho do 1000 pq a corrente em cada L é 250mA resultando em 2A no canal 12V da minha fonte de alimentação.

5: Eu me expliquei lá em cima.

Me dêm uma força com esse circuito pessoal!
Brigadão, abraços.
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Mensagempor ffcprog » 07 Fev 2009 16:25

titia.
Simples teste,
Solte um capacitor de uns 330...470uF entre o VDD e VSS, o mais próximo possivel do circuito.

Do pino de saida do pic, em paralelo com o resistor, solte um cap elec, com valor entre 220pF e 1nF.

E faz favor, pode tirar esse fusivel de 0.2A "essa corrente não está protegendo nadegas"...

ffcprog

"post the reply"
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Mensagempor MOR_AL » 07 Fev 2009 17:06

Olá AlexsanderM.
1 - O que é uma Lâmpada LED? É um LED com um resistor em série?
2 - O que significa o 3W próximo a L1?
3 - Fiz confusão porque pensei que L1 fosse indutor. Há um padrão para identificar os componentes, além do símbolo gráfico.
R - Resistor
C - Capacitor
L - Indutor
T - Transformador
Q - Transistor
... e por aí vai...
4 - Qual corrente você deseja que passe por cada L1? Acho que dá para simplificar o seu circuito.
5 - Qual corrente você quer que o PIC forneça quando sua saída for "1"?
6 - Você realmente quer que TODOS os leds acendam ao mesmo tempo?
Responda a estas perguntas para que eu possa ajudá-lo.
[]'s
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Mensagempor renatokodaira » 07 Fev 2009 17:12

renatokodaira: Desculpa mas n entendi.. somados com o quê resultam em 800mA? Dá pra explicar de um jeito mais simples?


Nao sao 800 mA mas 0,8 mA ou 800 uA. Eh a soma da corrente que flui pelo resistor de pulldown (0,47mA) com a corrente que flui para a base do transistor (0,33mA). Isso eh basico em eletronica ...

Se voce nao conhece eletronica basica, cuidado com o seu circuito. Esses leds de potencia aceitam quase 1A de corrente mas voce precisa calcular direito o resistor de base do transistor, senao voce pode queimar o led (que sao caros). Precisa saber qual o ganho do darlington, o Vce dele, etc e calcular qual a corrente de base adequada. Talvez seja bom colocar uma resistencia em serie com o led para limitar a corrente.
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Mensagempor AlexsanderM » 07 Fev 2009 22:01

Pessoal acho que entendi o sentido da black magic... Não sei oq dizer mas meu circuito simplesmente está funcionando perfeitamente..
Mas estou interessado em suas experiencias :P

renatokodaira: Agora sim eu te entendi! Eu sei eletrônica básica mas tenho zero de experiencia.. simplesmente ainda me complico com o "por onde começar" e tropeço nesses conceitos básicos.. E sim, eu tive o cuidado com os valores máximos está td dentro dos padrões. Obrigado!

ffcprog: Hehehe pods crer akilo não serve pra nada msm.. Agora q vc falou que eu vi que mesmo que um led queime e fexe um curto, quem pode queimar é o transistor e não o pic! Vlw! Outra coisa: eu estava lendo umas coisas sobre EMI e já tava pensando em socar capacitor na entrada disso aí... O meu circuito completo completo mesmo tem um capacitor pol. de 100nF em paralelo com o pic.. eu não me lembro onde ouvi que isso era bom kkk Mas diz aí, por que entre 330 e 470uF ???!?! E quanto ao de 220pf-1nF tu quis dizer cerêmico né? Isso é algum tipo de filtro RC ? Brigadão!

MOR_AL:
1,2 e 3: A lampada led que eu me refiro é feita com um led de 3W, mas não sei dizer precisamente oq tem dentro dela pois ela é feita selada em plástico e só dá pra abrir quebrando.. Segue o link para a imagem de uma semelhante:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=83503853_2115.jpg&v=P

4: Oq eu quero de corrente nela é precisamente oq eu estou tendo.. Td oq ela precisa! 250mA os quais são fornecidos tranquilamente pelo canal de 12V da fonte de PC que eu arrumei (Itotal=2A sendo que ela fornece axo que 20A em 12V).

5:A corrente que eu quero que o PIC forneça sinceramente eu não sei.. mas percebi que qualquer coisa que eu jogue na base desse TIP já é suficiente para ele chavear as lampadas com quase os 250mA (ganho ~=1000).

6:Sim quero que todos acendam ao mesmo tempo pois cada um tem um filtro de acrílico que muda a cor original da lampada oq dá um efeito particularmente legal =)

{abraçadeira}'s


Obrigado a todos!
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Mensagempor MOR_AL » 07 Fev 2009 22:58

Olá AlexsanderM
Ví no Mercado livre o anúncio dos LEDs
1 - Tensão de trabalho: 2,5V, para LEDs Laranja e Vermelho.
2 - Tensão de trabalho: 3,5V, para LEDs Branco, Verde, Azul, UltraVioleta. Estes últimos com corrente de 0,7A.
3 - Os leds precisam de dissipador.
4 - Pode-se colocar alguns em série e acho que tem que haver algum tipo de limitação de corrente nos LEDs. Um resistor ou uma fonte de corrente.
5 - Parece que eles vendem o dissipador e a fonte de corrente. Precisa perguntar ao vendedor. Um comprador perguntou algo a respeito. Veja as respostas.
6 - Não acredite fielmente no papo de vendedor. Tente obter o datasheet do led.
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Mensagempor ffcprog » 07 Fev 2009 22:59

poisé velho "cer mesmo e não elec..rsrs

Intão carinha, experimenta pegar a fonte do pc, e fazer uma visualização do ruido.. Da até nojo iéca...

O cap elec, em paralelo com VDD e VSS o mais próximo do circuito, é para eliminar os sparks gerados pela fonte, e o cap CER em paralelo com o ponto comun, é para o mesmo caso, ele elimina totalmente os aparks de tempo curto..

EMI/RFI "tratando-se de darli.... estes transistores são bem malas...


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Mensagempor AlexsanderM » 08 Fev 2009 18:30

MOR_AL: Hum.. desculpe se eu não deixei claro, mas quando me refiro à Lâmpada (que é de 3W), estou falando de tudo não só do led. Aquele link é uma ilustração pra vc ter uma idéia de como é a lâmpada por completo.. não é minha lâmpada pq na verdade eu nem axei ela na net eu comprei numa loja... As especificações da minha lâmpada são outras: 12V, 250mA, 3W, 48Ohms(medição pratica), 6400Kelvin... A lampada é um negócio pronto pra usar, é dicróica então eu encaixei nos 12V (da fonte de PC) funciona, akela parte cinza da lâmpada é metálica, é o dissipador.

Eu segui seu conselho, pelo canto do vidro dela dá pra ver direitinho o led, procurei na net um igual e axei o datasheet. Parece estar td de acordo :)


ffcprog:

ffcprog escreveu:experimenta pegar a fonte do pc, e fazer uma visualização do ruido.. Da até nojo iéca...


Huhauhauah!! Intão.. eu tinha feito algo parecido, visualizei o ruido que havia pondo a ponteira do osciloscópio numa das lampadas... Sempre que não havia sinal (ou seja, as lampadas estavam apagadas) tinha uma quantidade enorme de ruído quase da mesma amplitude dos pulsos do meu sinal (5V). Quando eu coloquei aquele resistor essa coisa "nojenta" sumiu! e as lampadas pararam de acender "sozinhas" quando não havia sinal nas mesmas.

Minha pergunta é a seguinte: Se eu colocar um "cap-cer" de 220pF-1nF não vai criar um filtro RC tipo passa-baixa?? Dá pra me "exxppllicar" melhor essa manha :P ?
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