Como gerar IR sem calor??

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor brasilma » 21 Ago 2009 18:26

O nome do medidor para IRmetro é "Radiômetro"!!!

Ai vc escolhe o probe para a faixa desejada.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Ago 2009 02:06

bom, as cameras baseadas em semicondutores enchergam um pouco alem do espectro visivel, entrando na area de infra-vermelho proximo (NIR, near IR). isso permite que estas cameras filmem tanto com luz visivel quanto com luz NIR, de modo que vc consegue filmar no escuro utilizando holofotes ou flashes com luz NIR.

porem, para filmar uma area grande vc precisa iluminar ela e daih surge o primeiro problema: vc precisa de muita potencia e parte dessa potencia vira calor. entao, basicamente, o seu iluminador com luz NIR comeca a emitir tambem FIR (far IR). realmente nao imagino que exista uma forma de iluminar uma grande area sem gerar calor.

edison escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:os potentes leds IR que eu uso nas camera IR geram bastante calor!

Poderia passar alguns dados a respeito??

Grato.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor edison » 22 Ago 2009 19:15

Marcelo Samsoniuk escreveu:realmente nao imagino que exista uma forma de iluminar uma grande area sem gerar calor.

A temperatura ficando na faixa aceitavel de 30 a 35°C não tem problema. A implantação de um cooler na luminária resolveria e dependendo do caso um anteparo em vidro temperado bloquearia o calor mas creio poderia alterar a faixa de ondas. O que vc acha?

Outra dúvida,qual é o modelo e/ou ref. do Led que vc usa?

Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Ago 2009 20:10

nas cameras q eu tenho aqui para testes eu uso leds pequenos, nao sei o modelo, compro no comercio local mesmo. meia duzia de leds sao eficientes ateh meio metro, um metro no maximo. os objetos em NIR aparecem com tons diferentes, tem objeto que eh preto no espectro visivel e fica branco com luz NIR! o vidro na frente nao sei se funciona, tem que testar. agora, tem uns maiores que tem estrategias diferentes de encapsulamento, para fazer o calor fluir para o lado da PCB. nao sei dizer o modelo tambem, mas sao quadrados, planos, relativamente grandes e bem potentes, eu vi um projeto com um que permitia fazer um link de dados para 1.4km usando lentes (e ele nao era diodo laser!).

edison escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:realmente nao imagino que exista uma forma de iluminar uma grande area sem gerar calor.

A temperatura ficando na faixa aceitavel de 30 a 35°C não tem problema. A implantação de um cooler na luminária resolveria e dependendo do caso um anteparo em vidro temperado bloquearia o calor mas creio poderia alterar a faixa de ondas. O que vc acha?

Outra dúvida,qual é o modelo e/ou ref. do Led que vc usa?

Grato.
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos