Antena em trilha

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Antena em trilha

Mensagempor Francesco » 10 Set 2009 14:05

Pessoal,

Uma dúvida quanto a antenas desenhadas em placa... Sei que é esperado que o desempenho seja menor, mas quanto menor.

Se um equipamento a 2,4GHz comunica a cerca de 50 metros com antena real, quando colocar uma antena em trilha o que devo esperar? 50% dessa distância? 60%?
Francesco
Word

Mensagempor EDSONCAN » 10 Set 2009 15:28

Pergunta dificil.
Tenho um proejto antena F invertida na pcb que uso em um rastreador de 850Mhz a 1900Mhz que na pratica tem respondido da mesma forma que uma antena linear.
Cabe alguns detalhes por exemplo antenas com plano terra virutal tem menor desempelho em ambientes abertos, mas melhor em ambientes com campos proximos, tipo corpo humano isso em relação as lineares.
Muitos equipamentos tem usados chips antenas que tem boa performance.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor xultz » 10 Set 2009 15:42

O problema é: você quer comparar a antena da placa com qual antena?
Uma antena omni direcional de 1/4 de onda plano-terra geralmente tem ganho de 1dB (ou seja, ela é a referência). Daí você coloca uma dipolo e teu um alcance diferente e lóbulo de transmissão diferente. Daí coloca uma iagi e tudo fica diferente.
Então, o problema é saber primeiro com qual antena você quer comparar, que tipo de lóbulo de irradiação precisa, para saber quão melhor ou pior a antena vai ser.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 10 Set 2009 16:49

Eu tenho tambem utilizado a antena INVERTED F em alguns modulos Bluetooth e 802.11b e tem respondido muito bem!
tcpipchip
Dword

Re: Antena em trilha

Mensagempor albertorcneto » 11 Set 2009 02:10

Tem duas coisas que geralmente sao confundidas. Uma eh o ganho e outra a eficiencia da antena. O ganho so representa a diretividade da antena. A eficiencia representa quanto dessa potencia eh irradiada. Qualquer antena com impedancia casada acredito que tenha mais ou menos a mesma eficiencia, variando muito pouco.

Francesco escreveu:Pessoal,

Uma dúvida quanto a antenas desenhadas em placa... Sei que é esperado que o desempenho seja menor, mas quanto menor.

Se um equipamento a 2,4GHz comunica a cerca de 50 metros com antena real, quando colocar uma antena em trilha o que devo esperar? 50% dessa distância? 60%?
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Re: Antena em trilha

Mensagempor fabim » 11 Set 2009 08:36

albertorcneto escreveu:Tem duas coisas que geralmente sao confundidas. Uma eh o ganho e outra a eficiencia da antena. O ganho so representa a diretividade da antena. A eficiencia representa quanto dessa potencia eh irradiada. Qualquer antena com impedancia casada acredito que tenha mais ou menos a mesma eficiencia, variando muito pouco.

Uhum, exato alberto.

Uma coisa muito util que eu sempre faço aqui para wireless.
PEgo um AP com antena de 1/4 de onda e 1DBI, a odriginal dele.
A uns 10 metros, o outro AP o qual vou testar a 2° antena equiparada anteriormente à mesma antena de 1/4 e 1DBI.
os radinhos principalmente 3COM e Edimax, tem no browser um mostrador de nivel de sinal recebido em -dbm, e nivel de sinal transmitido que é medido diretamente na trilha do transceptor interno À antena.
Tendo estes fatores, você facilmente consegue saber para 1DBI qual o ganho em DBI tambem desta antena em teste.

Eu bolei uma colinear de 26 centimetros agora no começo do ano, o ganho dela foi de 9.2DBI comparada a uma de 1DBI...

Andei vendendo varias para os meus amigos, tudo feito com PVC de 3/4, 2 niples, e conector Nfêmea com base redonda de 1² e 1/4² de polegada, e fio de 1.25mm de cobre rígido.

Ficou excepcional...

Bração
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 11 Set 2009 12:35

Correto albertorcneto

Existe antena, geralmente as verticais, que possuem um Indutor a fim de diminuir o
comprimento, nesta situação ela pode estar com a Impedância casada mas, a eficiência
diminui por não ter o comprimento físico de 1/4 de onda.

-------------------------

Fabim.
Como a Antena é um componente passivo, o Ganho é obtido ao custo de um lóbulo de
irradiação mais estreito.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 11 Set 2009 13:51

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Correto albertorcneto

Existe antena, geralmente as verticais, que possuem um Indutor a fim de diminuir o
comprimento, nesta situação ela pode estar com a Impedância casada mas, a eficiência
diminui por não ter o comprimento físico de 1/4 de onda.

-------------------------

Fabim.
Como a Antena é um componente passivo, o Ganho é obtido ao custo de um lóbulo de
irradiação mais estreito.
.

DJ, a uns 7 anos atras quando fui me meter mais a fundo em antenas, para o lado profissional da coisa, eu comprei um livro.
Antenas por KRAUS.
Cara,,,,, hehe....

Depois de memorizar o livro quase todo, ninguem jamais projeta uma antena ja para ganho X e etc.
Sempre foi e sempre vai ser por, projeto tentativa e melhorias.
para ter exemplo da antena que eu falei, o fio de 1mm fiou razoavel, de 1,5mm ficou digamos aceitavel, de 1,25 ficou simplesmente incrivel.

Ou seja, antena é uma conjunção de fatores, os quais tendem a oferecer diretividade casamento de impedancia etc, resumo"indutancia e capacitancia distribuida", você burla isto com bitola de fio, oferecendo uma indutancia etc etc etc.

Acho que ainda existe no mercado pra comprar este livro, para os afissionados e apaixonados por RF como eu, pode-se dizer que é uma biblia de antenas e sistemas de transmissão.

Bração DJ
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 11 Set 2009 15:50

Eu acho que esse negócio de RF é coisa do tinhoso e ninguém no mundo consegue compreender de verdade, todo mundo só enrola. Eu particularmente desacredito disso tudo aí.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 11 Set 2009 16:36

xultz escreveu:Eu acho que esse negócio de RF é coisa do tinhoso e ninguém no mundo consegue compreender de verdade, todo mundo só enrola. Eu particularmente desacredito disso tudo aí.

mesma coisa da eletronica, é coisa do tinhozo!!
Desacredito em tudo que vejo, mais funciona...
Concorda comigo ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 11 Set 2009 16:39

Funciona,mas só porque o cramulhão mandou funcionar.
xultz
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 11 Set 2009 16:55

A Antena básica é o Dipolo de Meia Onda e não é difícil entender.

Essa Antena é um Circuito CLC Série acoplado ao Éter, ao Espaço.

No Centro do Dipolo prevalece L - aqui há Corrente Máxima e a Tensão é Zero

Nas extremidades a Corrente é Zero e a Tensão Máxima, Prevalece o C

Normalmente se coloca um isolador no centro da Antena para ligar o cabo ao TX ou RX.

No Acoplamento Delta não se Interrompe o Fio da Antena , e a Impedância passa a ser proporcional a distância a que a Linha é ligada, em relação
ao centro da Antena .

A Antena Vertical com Plano de Terra é resumidamente apenas um Braço da Antena Dipolo.

Se colocada uma Bobina em sua base, reduz-se o comprimento físico da Antena,
é como se a parte inferior da Antena é que fosse cortada e substituida por um Indutor.

O Fio da Antena, para frequência única, deve ser o mais fino possível, isso diminui a
Capacitância e aumenta a relação L / C ou, o Q da Antena.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 19 Set 2009 16:09

antena impressas nao tenho opiniao, mas bobinas impressas funcionam melhores que enroladas. E sao mais estaveis.
jorgeluiz
Byte

Voltar para Circuitos Diversos