Moderadores: 51, Renie, gpenga
Francesco escreveu:Pessoal,
Uma dúvida quanto a antenas desenhadas em placa... Sei que é esperado que o desempenho seja menor, mas quanto menor.
Se um equipamento a 2,4GHz comunica a cerca de 50 metros com antena real, quando colocar uma antena em trilha o que devo esperar? 50% dessa distância? 60%?
albertorcneto escreveu:Tem duas coisas que geralmente sao confundidas. Uma eh o ganho e outra a eficiencia da antena. O ganho so representa a diretividade da antena. A eficiencia representa quanto dessa potencia eh irradiada. Qualquer antena com impedancia casada acredito que tenha mais ou menos a mesma eficiencia, variando muito pouco.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Correto albertorcneto
Existe antena, geralmente as verticais, que possuem um Indutor a fim de diminuir o
comprimento, nesta situação ela pode estar com a Impedância casada mas, a eficiência
diminui por não ter o comprimento físico de 1/4 de onda.
-------------------------
Fabim.
Como a Antena é um componente passivo, o Ganho é obtido ao custo de um lóbulo de
irradiação mais estreito.
.
xultz escreveu:Eu acho que esse negócio de RF é coisa do tinhoso e ninguém no mundo consegue compreender de verdade, todo mundo só enrola. Eu particularmente desacredito disso tudo aí.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante