por rocknroll » 20 Out 2006 12:15
Claudio, na verdade não deixa de ser praticamente o mesmo sistema, como eu disse algumas coisas são diferentes, mas no geral são praticamente a mesma coisa.
Com relação a parte de funcionamento do cartão mifare, o próprio datasheet irá esclarecer suas duvidas (mesmo que a Philips seja horrivel no tema informação).
Com relação a chips que fazem a leitura, bem isso infelizmente é dificil de achar informações, pois a Philips só permite atráves de arquivos protegidos como citou o Wagner. Tive que mandar um FAX (isso mesmo, um FAX) para Austria para enviassem uma senha de acesso. Claro que tive que assinar um termo de não divulgar informações dos documentos.
A norma que os cartões Mifare seguem é a ISO14443A. São considerado Smart Card sem contato. Trabalham a uma frequencia de 13.56Mhz. A operação de escrita e leitura nos cartões é normalmente realizada por chips dedicados, como a linha MFC da Philips. A norma especifica varios paramentros de funcionamento dos cartões e dos leitores. Um das normas mais importas, ao contrario do que muitos pensam, é que a distancia máxima de leitura de cartão deve ser de 10cm. Isso se dá a necessidade de intensionalidade, ou seja, a pessoa tem que efetivamente querer aproximar o cartão do leitor. No mercado existem varios leitores que vão desde 3cm a 15cm, sendo que estes ultimos normalmente são usados em locais com grande interferencia e perde de campo magnético. Hoje existem as normas ISO14443B E ISO14443C. A norma final B trata de novos modelos de cartões que já são produzidos por diversos fabricantes como a ST Microelectronis e a norma final C é um padrão adotado pela Sony em cartões e leitores que até hoje só vi no Japão.
Existem basicamente dois modelos de cartão, os de 1K e os de 4K. Existema modelos ainda com criptografia, altas taxas de operação e outros fatores. Informações sobre os cartões realmente será facil de vc encontrar, agora dos chips eu tive que fazer um parto...rs Fora a quantidade de informações erradas na documentação da Philips que tive que descobrir sozinho.
Já faz um tempo que não mecho com Mifare, mas vou procurar algumas coisas que reuni com o passar do tempo, mas não te prometo nada, pois sumiram alguns dos meus cds e não duvido que as estas informações tenham ido junto.
Falou
Rock N Roll