Amplificador Operacional - função dos capacitores

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Amplificador Operacional - função dos capacitores

Mensagempor geraldomelo » 10 Out 2009 08:01

.. Queria saber qual a função dos capacitores C1 e C2 . Pergunto isso , pois estou fazendo uns testes ai com DC . Nos testes aqui , se eu colocar somente o capacitor C2 , formando um passa baixa com R1 , o circuito perde toda a sua característica , o ganho fica totalmente (muito) fora do calculado ( no caso ai eh 10 ) e então ele volta a funcionar normal , quando coloco o C1 . Eh isso que não estou entendendo , pois estou mexendo ai somente com DC . após esse estágio vem outro estágio passa baixa de 2ª ordem . Engraçado eh que simulando no proteus esse esquema abaixo sem os dois capacitores funciona normal , ai coloco somente o capacitor C2 e tudo fica normal , mas no protoboard , se eu colocar somente C2 , ele fica louco , e ai adicionando o C1 , volta a funcionar certo . não estou entendendo , pois como disse antes , estou trabalhando em DC .

Imagem

abs

Geraldo
Editado pela última vez por geraldomelo em 13 Out 2009 01:32, em um total de 1 vez.
geraldomelo
Byte

Mensagempor Abuda » 10 Out 2009 08:14

Geraldo você está certo em DC os dois capacitores não tem efeito.

C1 realimenta frequências mais altas, configurando um passa baixa.

C2 atenua frequências mais altas na entrada positiva porém altera tambem a impedância de entrada já que vai ligado ao terra.

Tem "gato" no protoboard.
Abuda
Byte

Mensagempor MOR_AL » 10 Out 2009 09:38

Olá Geraldo.
Vamos analisar o seu circuito.
1 - Na verdade, ele possui duas fontes de sinal na entrada. Uma tensão comum, aplicada entre o terra e a entrada (+), que vou chamar de Vc. E outra tensão diferencial aplicada entre o (+) e o (-), que vou chamar de Vd. Esta última está somada com a tensão comum.
A tensão comum Vc é a tensão que aparece, quando tentamos trabalhar com a tensão diferencial Vd. Logo, a tensão comum Vc é indesejável (pelo menos neste seu circuito). Ela tem que sumir na saída do operacional. A tensão de saída do operacional, eu vou chamar de Vo e ela tem que ser apenas função da tensão diferencial Vd. Ok?!
2 - Para tornar a análise geral, vou substituir as resistências e capacitores por impedâncias Z. Fica mais fácil de calcular tudo. Depois a gente atribui os valores de Z, em relação aos componentes que os compõem.
3 - O seu circuito pode ser analizado conforme a figura a seguir:
Imagem

Note que se Z1, Z2, Z3 e Z4 forem diferentes, de acordo com a segunda expressão, então a tensão de saída será função da tensão indesejável Vc, pois ela não se anula.
Para cancelar a influência da tensão indesejável Vc na saída, TEM QUE SE FAZER Z1 = Z3 e Z2 = Z4. É o que mostra as três últimas equações.
Na última, Vo = - Vd * Z2 / Z1. Independente de Vc.

Note que estas equações são válidas para TODAS AS FREQUÊNCIAS EXISTENTES EM Vd E Vc.
Como você está usando apenas sinal com corrente contínua, então os capacitores possuem impedância infinita, literalmente SUMINDO DO SEU CIRCUITO. Então tanto faz acrescentar ou retirar capacitor neste circuito. Vo valerá sempre Vo = - Vd * Z2 / Z1 ... (Z2 = R3 = 100k e Z1 = R2 = 10k) Então Vo = -10. O sinal indica que Vo está invertido em relação a Vd.
Bom. Infelizmente não termina aqui. Normalmente você conhece Vd e sabe que possui apenas componente contínua (cc), mas não conhece totalmente Vc. Vc pode possuir ruído e aí é que você tem que incluir o capacitor C2 e fazê-lo igual ao capacitor C1. Com isso, você garante que qualquer componente (cc ou ca) da tensão Vc será cancelado na saída Vo.
Finalmente.
Parte editada
Se Z1 for 10k e Z2 for 100k em paralelo com o capacitor, então Vo, além do ganho 10, possuirá o filtro passa-baixas de primeira ordem (-6dB/oitava) a partir de 15,9Hz.

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 10 Out 2009 11:17, em um total de 4 vezes.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 10 Out 2009 09:40

a impedancia esta alta, para este ganho.
Até mesmo os 60hz que estão em qualquer lugar esta vindo pelos fios da fonte e etc.
Faça com 1K e 10K, coloque ou tire os capacitores, e teste novamente..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 10 Out 2009 13:32

Esse circuito é um Subtrator.

Subtrator Algébrico

Para Sinais iguais (Modo Comum) a Saída tende a Zero
(Na Prática se consegue -30 a -40 dB para a faixa de Áudio e sem os Capacitores)
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor geraldomelo » 13 Out 2009 02:09

Ok Pessoal , muito obrigado ... Moral, ok ,ajudou bastante , obrigado

abs
Geraldo
geraldomelo
Byte

Voltar para Circuitos Diversos