por Renato Nogueira » 27 Out 2009 09:22
Voltimetro digital com componentes "discretos"
Pretendo construir um voltimetro pra minha fonte com um 89s52, operacionais, uln2003, resistores... para usar numa fonte regulável com o LM350. A principio a seleção seria feita digitalmente com duas chaves tact, indo de 2V a 30V. Quanto a leitura das chaves e tratamento via software para o display de leds ou LCD, não tenho dúvidas, minha dúvida está apenas quanto a seleção da tensão desejada via hardware.
Primeira idéia:
Eu estava pensando em variar a tensão a cada 0,5V. Tipo: 1,5, 2,0 , 2,5 ... 30V
Mas para facilitar o entendimento, vamos fazer de conta que a fonte irá somente de 1 a 5V, e a escala varie 1V por vez. Então ficaria 1V, 2V, 3V, 4V e 5V. Pronto, nesse caso o software ficaria lendo as chaves e quando por exemplo a chave que aumenta a tensão fosse pressionada para passar de 1V para 2V, primeiramente eu desligaria todos os 5 transistores e posteriormente ligaria o transistor com o zener de 2V.
A princípio não me importo muito quanto a custo X benefício, o importante é eu ver um hardware que funcione feito por mim. Para que sirva de aprendizado e empolgação. Tipo, se minha fonte variar de 2V a 30 V numa escala de 1V, nesse caso eu precisaria de 4 ULN2003 para chavear 28 zener. É meio sem lógica quanto ao custo, mas é muito compensador ver funcionando algo que você criou. Claro que é errado pensar sempre assim! Mas...
Segunda idéia:
Interpretar a saida de um ICL7106 com um 89S52 e jogar no LCD 16x2.
Terceira idéia:
Medir o tempo de carga de um capacitor num comparador de tensão e tratar o resultado via software e jogar num LCD. Tipo, se demorar 0,5 segundo, então a tensão é xV. Essa eu descobri ontem. Mas não entendi perfeitamente.