Indutor CHOKE automotivo ( dimensionamento)

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Indutor CHOKE automotivo ( dimensionamento)

Mensagempor andre_luis » 09 Nov 2009 23:31

Pessoal,

Alguem poderia indicar por favor o caminho das pedras para calcular esse componente ? ( tabela, tutorial, etc... )

A propósito, o ambiente é bastante ruidoso.
É para caminhão, e até onde sei, utilizam solda em arco pendurado na bateria.

obrigado.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rona123 » 13 Nov 2009 05:41

Andre,

Voce está entrando em uma area bastante complicada. Analise bem o que voce precisa. O que voce descreveu não permite uma solução facil.

Estou pre-supondo que voce deseja limpar a linha de alimentação de algum circuito.

O mais razoavel é tomar como referencia apenas as situações tidas como usuais e definir filtros passa-baixas com frequencias de corte baixas e agregar tambem alguns supressores de sobretensão.

Encontrei uma apostila do professor Ivo Barbi que descreve o projeto de indutores na NET. Se voce quizer lhe passo por PM.

Pesquise tambem EMI e se o layout da PCB for de sua resposnabilidade aplique planos de terra caso seja possivel.

[]'s rona123
rona123
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 13 Nov 2009 06:49

As vezes nem choke resolve, ja tive casos em que tive que colocar uma bateria interna e isolar atraves de um conversor dc-dc a alimentação, colocando fotoacopladores nas entradas e saidas.

Se quiser tentar por choke o primeiro passo é conhecer o seu ruido, para isso é preciso saber a fundamental e os harmonicos e ver qual deles afeta seu circuito.

Infelizmente filtros no mundo real tem comportamento meio estranho conforme a frequencia e a intensidade do sinal. Tive uma vez um que foi projetado de 3Khz a 1Mhz, que por problema de enrolamento, era simetrico, criou uma crista em 800Kz, saindo de -45db ate -3db e voltando a -45db.

Eu projeto filtros em ponte para analisar a transferencia de potencia, não projete em tensão somente, a fase pode lhe causar algumas surpresas, para piorar seu projeto sua carga é complexa e dinamica.

Não esqueça um detalhe o ferrite em DC muda as caractesticas com o tempo e vc esta aplicando um forte componente DC.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Nov 2009 12:30

Esse Indutor é para manter o Arco da Solda Elétrica certamente.

Logo, há que partir da bitola do fio adequada

A Indutância em principio deverá ser grande.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Nov 2009 15:04

Srs,

A versão anterior da fonte funcionava bem, mesmo quando submetida à fontes de ruídos intensas, provenientes da ignição do motor. O problema é quando a fonte de ruído é mais violenta.

A proteção que eu implementei, consiste de :
--- Supressor de voltagem.
--- Varistor
--- Indutor
--- Fusistor ( opcional )
--- Diodo série / Capacitor

O problema está sendo em dimensionar o Choke.

Encontrei um modelo para o ruído em questão, mas não sei como converter isso em cálculo :

Código: Selecionar todos
E = 10 J
T = 0,2 s
V = 125 v

Como o projeto será feito em montagem automática ( cerca de 15K unidades ), não tenho chance para cometer erro. Gostaria de confirmar se estou usando o procedimento correto para calcular, que é baseado apenas numa tabela que encontrei na cópia de num livro.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Nov 2009 15:57

André.
A energia E vai dimensionar o tamanho do núcleo.
O T, que não estou certo se compõe a constate de tempo da indutância e o resistor do indutor, ou a resistência de carga, vai determinar o valor do indutor L.
A tensão V vai determinar o número de espiras do indutor, juntamente com o valor de L e o tamanho do GAP.
O material do núcleo vai depender da faixa de frequências que você deseja que a bobina opere como bobina.
Tem alguma (pouca) coisa no livro do Alfonso Martignoni ( 3 exemplos de como calcular) "Transformadores". Está entre as páginas 93 e 99.
O detalhe é que são para frequências da rede e que os parâmetros de entrada são L, F, I, W, V.
Acho que o seu E = P*t = P * 1seg, então E tem o valor numérico da potência P = 10W.
T deve ser a constante de tempo T = L/R, onde R pode ser o valor da carga que o indutor "vê". Aí pode estar incluída a resistência em série dos enrolamentos, mas esta deve ser feita "pequena" em relação à resistência de carga.
Como você precisa de muitos indutores, e não pode errar, precisa procurar mais.
Finalmente.
Tem um excelente livro que ensina a calcular indutores que carregam valores contínuos de corrente e que são feitos para funcionar com frequências mais altas também. Mas este livro não é imediato de se calcular, porque tem muitos parâmetros que se encontram espalhados pelo livro. Tem exemplos para muitas aplicações. Por exemplo. Tem um com os seguintes dados de entrada: L = 15mH, Icc = 2A, Ica = 0,1A, Elevação da temperatura = 25ºC e frequência de utilização = 20kHz,
"Transformer and Inductor Design Handbook" do Colonel Wm. T. McLyman. É um clássico e vale a pena ter em mãos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Nov 2009 16:13

andre_teprom escreveu: provenientes da ignição do motor.....

Esta confuso

Você falou em Solda Elétrica no Caminhão,

agora "Ruido de Ignição" ? Motor Diesel não possui Ignição
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Nov 2009 21:25

Djalma,

Engano meu.
Me referi ao ruido na partida do motor d arranque.

Obrigado pela observação.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos