Caros
Mor_Al: Minha idéia inicial éra aproveitar algumas unidades de fonte PC que tenho encostadas aqui. Para melhor aproveitamento pretendia modificar seu circuito, minha intensão éra usar um simples potenciometro ou algo que o valha, para poder modular a PWM e variar a tensão, com o melhor aproveitamento da potencia fornecida pela fonte.
Mas ... suas explanações me fizeram pensar melhor sobre a fonte chaveada, fiz uma rapida pesquisa no "São Google", e vi que vocÊ tinha razão sobre a modulação da PWM logo pensei em uma alternativa. Em usar a fonte AT/ATX como se fosse o estagio inicial de uma fonte variavel (Trafo+Ponte+Filtro). e após este toda a circuitaiada de controle de corrente e tensão.
Que vantagem Maria leva com isso (visto que eu poderia montar com trafo mesmo).
Custo: Fonte linear
24VDC@10A cerca de R$85,00
Circuito de controle cerca de R$40,00 nas lojar locais (Campinas).
Total R$125,00
Custo: Fonte AT/ATX
Fonte - None
Circuito de controle cerca de R$40,00 nas lojar locais (Campinas).
Total R$40,00
Ou seja, se não for pela eficiencia, vale pelo custo, e eu ainda posso disponibilizar as saidas de tensão fixas para uso simultaneo com a fonte variavel.
Sobre minhas perguntas:
1- Quis dizer que, caso pretenda utilizar uma fonte linear (trafo+ponte+filtro), o circuito regulador teriam os mesmo incovenientes, que a fonte chaveada AT/ATX (Claro se usado dessa forma burra, apenas para fornecimento de DC), ou seja, teria transismtores parrudos, polarizados na região linear dissipando uma potencia do cão, ou seja, do estagio de regulagem para frente nada mudaria. Agora isso traz algum incoveniente para uma fonte chaveada? (Além do consumo de corrente desnecessaria).
2- Existe alguma outra forma de regular tensão que não seja colocando um transistor na região linear, ou seja, desperdiçando potencia no transistor?
Vou pesquisar sobre proteção "fold back". pareceu interessante.
Caro Rota:
Me interesso por estes circuitos sim, se não conseguir upar os arquivos poderia disponibilizar o link?
Att.
Ricardo Franco