Acionamento de rele via uln via mcu

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Acionamento de rele via uln via mcu

Mensagempor Doth » 18 Dez 2006 20:30

Ola

Estou utilizando um at89s8252 com um uln2003a para acionar algums reles e estou com um problema, toda vez que ligo a placa, os reles batem, alguem teria alguma soluçao?

Desde ja obrigado.

//Ricardo Doth
Doth
Byte

Mensagempor Maurício » 19 Dez 2006 03:08

Olá, Doth !

a única solução aí, seria inverter as saídas do 51 antes do ULN, e trabalhar com lógica negativa, uma vez que ao ser ligado, todos os pinos do MCU estão em nível alto e a configuração dos pinos não pode ser alterada nessa máquina.

existem alguns modelos de MCU da Philips que podem configurar os pinos no reset.

eu nunca ví !! mas que existem, existem, ehehehehehe

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Emerson » 19 Dez 2006 13:15

Caro Doth,

Isso é uma característica da familia 8051. Ao ligar os portais vão para nível lógico alto. Uma outra solução possível seria o uso no pino em questão, de um circuito que compensasse esse tempo que o portal fica em 'alto', de modo que a carga não percebesse isso.

Até mais,

Emerson
Emerson
Nibble

Mensagempor fabim » 19 Dez 2006 14:12

Concordo com o Emerson.

VC poderia fazer o seguinte..

Suponha que o tempo que o UC leva para configurar a porta em questão, e mandar a menina pra zero seja de 100uS.

Faça uma rede RC com tempo de 500uS por exemplo.

Abraços.
Fabim
fabim
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Dez 2006 14:54

Eu tenho uma placa onde no protótipo paguei esse mico, resolvi ele adicionando entre as o ULN e port do 8051 um 74hc245( na verdade poderia ser qq buffer com OE). Daí o sinal de OE deixo para cima via um resistor de pull-up e ligo esse mesmo pino em um outro pino do mcs-51. Assim, depois que inicializo o sistema eu baixo o OE e tudo funciona.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Maurício » 19 Dez 2006 15:06

acho que essa idéia de usar rede RC na saída dos pinos não vai dar muito certo não.
toda a vez que vc alterar o estado da saída, a rede vai entrar em ação.
uma outra solução que eu pensei aqui, talvez fosse a de chavear o terra do ULN através de um transistor PNP. talvez funcione.
no reset, corta. depois, vc chaveia e coloca o integrado pra funcionar!! talvez...

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor andre_luis » 19 Dez 2006 16:28

Já fiz o seguinte :

Diminui o tempo RC do RESET para o minimo possível, e a PRIMEIRA instrucao/comando do uC é zerar as saidas.

Só que para isso voce deve usar um diodo anti-paralelo na rede RC do reset, para garantir sua descarga durante o desligamento do 5v, caso contrário, o 5v vai cair, mas nao acionará o RESET quando o 5v retornar.

Essa ideia se vale do fato que o RELE é um dispositivo lento, devido à sua inercia mecanica.

funcionou bem....

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Doth » 19 Dez 2006 17:46

Bah pessoal agradeço as ideias, vou fazer como o Aquino falou.

Eu ja tava viajando tendo ligar o vcc no terra do uln. ate que funcionou, mas sei lah melhor colocar esse buffer.

Obrigado a todos.

//Ricardo Doth
Doth
Byte

Voltar para Circuitos Diversos