Circuito Impresso.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito Impresso.

Mensagempor Pask » 23 Dez 2006 20:26

Olá. Alguém saberia me dizer uma forma prática de fazer uma placa de circuito impresso com bom aspecto profissional (sem uso de caneta manual). Qual software seria indicado para gerar o fotolito?
Pask
Word

Mensagempor ernande_filho » 23 Dez 2006 22:15

uso o P-cad e silk screen, mas tem gente que usa um processo fotográfico.
Dependendo da quantidade, SilkScreen vale mais a pena, porém, é um processo mais chato e demorado no começo.
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Silk-Screen

Mensagempor Pask » 24 Dez 2006 09:58

Caro amigo, vc poderia me dar mais detalhes sobre o funcionamento do processo em silk para placas? Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor ernande_filho » 24 Dez 2006 14:32

quais informações vc quer??
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor phophollety » 24 Dez 2006 19:57

Processos:

Silk Screen (Usa-se uma tela de tecido para cada desenho (trilhas lado de soldar, trilhas lado dos componentes, máscara de solda do lado dos componentes, máscara de solda do lado dos componentes e mascara de componentes do lado dos componentes, pode-se, ainda, fazer máscara de componentes no lado de sodar) se fizer todas essas telas vai sair tão caro que não vai valer a pena, mas a quesito de conhecimento é isso, basicamente faz-se se só as trilhas de um lado e pronto. No tecido aplica-se uma emulsão fotoativa, coloca-se o fotolito (desenho) e queima-se com luz, revela-se com solvente, a partir dai, coloca-se a placa sob a tela e aplica-se tinta base solvente na tela, a tinta passa pelo desenho da placa e gruda no pcb, oxida-se a placa em alguma solução (percloreto geralmente, mas pode ainda ser HCL + H2O2)

Fotográfico

Aplica-se a emulsão na placa diretamente com aerógrafo ou pincel, seca-se, coloca-se o fotolito sobre a emulsão, expoem-se em luz, revela-se em solvente próprio.

Transfer

Imprime-se com alta carga de tonner em papel glossy, aplica-se no pcb com prensa térmica/ferro de passar roupas. O tonner gruda na pcb fazendo o desenho, corroe-se.

Eu sei que ficou confuso, pergunte o que você quiser e diga-nos qual a sua nescessidade.. protótipos de cara recomendaria tranfer pelo baixo custo e facilidade, fotográfico é melhor que transfer mas não se acha materiais adequados no Br (procure no Google POSITIV 20) para produção silk e fotográfico.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 24 Dez 2006 19:58

da uma busca no forum antigo:

www.asm51.eng.br/forum

isso ja ta muiiitttooo discutido la....

abracos.
MTC
Byte

circuito impresso

Mensagempor Visitante » 03 Jan 2007 19:13

Eu utilizo o proteus para desenhar o lay-out, depois imprimo em transparencia e uso o método fotográfico. nesse link vc encontra um tutorial para o processo fotográfico. Quanto ao proteus, se vc não conhece, dê retorno que envio o link para baixa-lo.
http://rapidshare.com/files/10095590/ci ... o.zip.html
Visitante

Voltar para Circuitos Diversos